Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
2 results
Search Results
Item Modelos estruturais adotados pelas universidades públicas brasileiras e seus impactos para a gestão: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2015) Ávila, Alan Fernando Santos de; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O ensino superior no Brasil e no mundo está inserido em um contexto de constantes transformações. Os desafios que as universidades enfrentam tais como, ampliação do número de vagas, competitividade e inserções tecnológicas estão fortemente relacionados com o grau de relevância em seus países. As universidades públicas brasileiras são caracterizas por serem extremamente burocráticas e excessivamente lentas na execução de suas demandas, especialmente por serem consideras o lócus do conhecimento. A gestão do serviço público é um tema de grande interesse em todo o país, principalmente quando se trata do desempenho da gestão dos recursos materiais, tecnológicos, pessoais e financeiros, uma vez que afeta o bem-estar social de toda a sociedade e o desenvolvimento econômico do país. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica sobre as transformações que estão acontecendo dentro das Universidades Públicas Federais, utilizando como objeto de estudo as Unidades Acadêmicas Administrativas do Campus JK, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A metodologia adotada para realização deste estudo foi a pesquisa exploratória, através do método de análise documental, utilizou-se como referência os documentos normativos da UFVJM, Estatuto e Regimento Geral, além dos documentos normativos existentes nas Unidades Acadêmicas do campus. Os resultados apontam uma desorganização documental, com falta de normatizações nas unidades, além de incertezas nas atribuições de responsabilidades e ações a serem executadas. As Unidades Acadêmicas com estrutura departamental demostram estabilidade no quantitativo de projetos de pesquisa e extensão, elementos fundamentais para a constituição de uma universidade.Item Reestruturação e expansão do ensino superior: uma análise do PDI 2012-2016 no tocante ao planejamento e à implementação das obras públicas da UFVJM(UFVJM, 2018) Bruce, Emilene Mística Costa; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Silva, Vanessa Juliana daEsta pesquisa, realizada sob a forma de estudo de caso, tem por objetivo analisar o desempenho do planejamento e da implementação do PDI 2012-2016 da UFVJM no que concerne às obras públicas da instituição. Decorridos dez anos do lançamento do REUNI, é importante que se faça uma análise do andamento das obras públicas que foram oportunizadas por meio de recursos decorrentes de tal Programa. Além disso, considerando o recente término do prazo de vigência do PDI da UFVJM, qual seja 2012 a 2016, este momento é considerado como propício para realização de estudos que contemplem o desempenho de sua função de planejamento e implementação. Com relação aos aspectos metodológicos, este estudo teve caráter qualitativo e exploratório que, pela sua natureza, permitiu um maior aprofundamento do tema. Além da revisão da literatura, a pesquisa documental também foi utilizada para a coleta dos dados que, posteriormente, foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Dentre os achados do trabalho, verificou-se que, no decorrer de sua trajetória, a educação superior no Brasil passou por períodos caracterizados pelo elitismo; privatização; estagnação e sucateamento, contudo, também foi vivenciado um período de expansão de sua oferta pública, que exigiu uma ampliação da infraestrutura instalada nas universidades federais e, consequentemente, a contratação de várias obras públicas. Percebeu-se que o PDI 2012-2016 da UFVJM não foi plenamente observado pela instituição no que diz respeito ao planejamento de suas obras, uma vez que mais da metade das obras previstas no PDI sequer foram licitadas, no entanto, outras obras que não constavam no plano foram contratadas pela instituição, tal fato evidencia uma deficiência na efetivação do planejamento institucional. Com relação à implementação das obras públicas contratadas pela UFVJM, constatou-se que é extremamente elevada a diferença entre o período de execução planejado pela Administração e o prazo em que as obras são efetivamente concluídas, ou seja, existe uma lacuna entre o planejamento e a execução e que são diversos os motivos que ensejam o atraso na conclusão das obras contratadas. Por fim, não foi identificada a utilização de mecanismos que permitam o acompanhamento efetivo e em tempo real da implementação das obras públicas previstas no planejamento institucional da UFVJM.