Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    A formação de professores da educação básica: a realidade do povo Pataxó da Aldeia Guarani
    (UFVJM, 2020) Figueiredo, Josinei Vilarino; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge de Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    A Educação Básica Indígena, direito elementar da etnia indígena, preconizado na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN nº 9394/96, apesar dos diversos avanços, ainda esbarra em dificuldades, sobretudo no processo de formação dos professores. Nesse contexto, o trabalho em questão tem o objetivo de analisar o processo de formação dos professores da Educação Básica, da Escola Indígena Pataxó Bacumuxá, em Carmésia/MG.Para analisar essas questões se fez necessário realizar pesquisa de campo descritiva, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 66 professores da referida escola, além dos caciques (lideranças) das três aldeias do município: Guarani, Imbiruçu e Kãmã Mirã, enfatizando então as questões de relações de poder na comunidade e o reflexo no contexto escolar. O instrumento utilizado para a produção do material empírico foi um questionário estruturado, além de observação do cotidiano dessa escola e registro de inspiração etnográfica, posto que o foco era elucidar a própria interpretação que o indígena faz de sua formação profissional. As anotações foram feitas em um diário de campo e serviram, também como fonte de análise. O aporte teórico e documental que subsidiou nosso estudo foram: as legislações educacionais que amparam a Educação Escolar Indígena e as obras de Santos (2009), Grupione (2006), Luciano (2006), Pereira (2009), Gerken et al (2004), dentre outras. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a importância da Universidade Federal de Minas Gerais na formação acadêmica do professor indígena. Foram constatados os avanços que essa modalidade de educação já alcançou, como o direito a uma escola diferenciada, com professores índios. Identificamos também os desafios persistentes, como a ausência de material didático específico à educação escolar indígena e outras oportunidades de formação superior para os professores. Destarte, com esse estudo esperamos contribuir para a consolidação da modalidade Educação Indígena no município de Carmésia/MG, bem como para a ampliação da formação docente superior e continuada dessa etnia e a discussão de toda a complexidade que envolve a temática. Concluímos, portanto, que no município em que o estudo se efetivou, essa formação vem acontecendo gradativamente, mas ainda esbarra em percalços consideráveis.
  • Thumbnail Image
    Item
    Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha: o primeiro projeto de universidade na cidade educacional (Diamantina-MG, 1965-1974)
    (UFVJM, 2019) Havenith, Sashanicol Rocha; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como foco investigar o processo histórico de criação da Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha (FUVJ) sob o ponto de vista da sua relação com a comunidade local e com a legislação educacional para o ensino superior. A FUVJ foi entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina e representou o início do ensino superior direcionado à formação docente no Vale do Jequitinhonha. O recorte temporal inicia-se em dezembro de 1965, quando por intermédio da Lei Estadual nº. 4.059, a Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha foi autorizada a se instituir e finaliza-se em setembro de 1974, com o Decreto Federal nº. 74.573, que concedeu o reconhecimento à faculdade e seus cursos. Adotou-se o método dialético a fim de compreender a pluridimensionalidade do objeto de estudo. Sob o aspecto epistemológico, realizou-se uma abordagem qualitativa. Utilizou-se da revisão de literatura a fim de relacionar a instituição com a política educacional para o ensino superior, na busca do conhecimento da realidade e suas conexões com a conjuntura política, econômica, social e cultural. Para compreender a instituição e suas interfaces com o contexto estadual, regional e local, foram utilizadas análises documentais (documentos oficiais, legislações e periódicos locais) e, ainda, entrevistas semiestruturadas, a fim de se problematizar a instituição estudada na sua relação com a comunidade envolvente. Em relação às conclusões da pesquisa, observa-se que as motivações para a criação da FUVJ estiveram relacionadas tanto ao contexto de interiorização do ensino superior promovido pelo poder público estadual, quanto ao anseio social em transformar a cidade educacional, em cidade universitária. Esta pesquisa também contribuiu para revelar cientificamente a importância local e regional da instituição. Por fim, considerando a natureza profissional do Mestrado em Educação no qual esta pesquisa se insere, apresenta-se como proposta de produto final a reestruturação/reorganização do Memorial da FEVALE, a fim de que este possa ser além de um espaço de conservação da memória institucional, um ambiente que possibilite refletir sobre a instituição, que possa demonstrar a sua importância histórica e esteja disponível a visitações, estimulando e promovendo conhecimento e futuras investigações científicas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Competências para cargos de gestão em instituição pública de ensino superior na percepção dos docentes da FACSAE/UFVJM – campus de Teófilo Otoni-MG
    (UFVJM, 2016) Kumaira, Chams Maria; Almeida, Ivana Carneiro; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Almeida, Ivana Carneiro; Oliveira, Altamir Fernandes de; Vieira, Naldeir dos Santos
    Este estudo teve como objetivo analisar as competências necessárias para o desempenho das atividades dos cargos de gestão da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus de Teófilo Otoni-MG, na percepção dos seus docentes, o que se configura como um tema clássico da Administração e da Gestão de Pessoas aplicado na esfera privada ainda incipiente no contexto do setor público educacional. A metodologia qualitativa e quantitativa utilizada constou de um estudo de caso com coleta de dados realizada por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionário. Como resultados, delineou-se o perfil acadêmico profissional dos docentes da FACSAE e o levantamento das competências requeridas aos cargos de gestão; mesmo restritos a um conjunto de atributos percebido como ideal, é relevante para se conhecer as reais demandas para o desenvolvimento de pessoas e qualificação para a função gerencial, com destaque para os conhecimentos sobre a estrutura administrativa e legal da UFVJM e suas unidades, os processos e rotinas de trabalho; para as habilidades de estimular e promover o trabalho em equipe e manter boas relações interpessoais; para as atitudes como ética, relacionamento e cooperação. Tais resultados sinalizam para o planejamento de um programa de formação de gestores em instituições educacionais que contemplem temas como Gestão e Orçamento Público, Legislação, Ética e Relações Interpessoais. Espera-se que a presente discussão contribua para o desenvolvimento das competências gerenciais dentro das universidades, no intuito de tornar melhor a qualidade e eficiência dos serviços prestados.