Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Territórios da docência universitária: desafios do trabalho docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2018) Magalhães, Ana Flávia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Bonadiman, Heron Laiber
    O intuito desta pesquisa é investigar a rotatividade docente na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), nesse contexto de expansão e interiorização das universidades federais. Por meio dos objetivos específicos buscamos compreender os desafios do trabalho docente na UFVJM; investigar os motivos individuais e/ou institucionais que acarretaram a saída (exonerações, demissões, remoções, redistribuições, aposentadorias e demais desligamentos) dos professores efetivos vinculados aos cursos da FIH/UFVJM criados pelo REUNI, campus Diamantina/MG, entre os anos de 2008 a 2017; investigar os fatores que tem contribuído para a permanência dos professores efetivos lotados nos respectivos cursos da FIH/UFVJM, entre o mesmo período. A política de expansão e democratização do ensino superior público implementada pelo REUNI configura um novo cenário, inclusive para o trabalho docente nas universidades federais. Neste estudo, o docente é analisado enquanto sujeito social, envolvido por um conjunto de relações territoriais, profissionais e familiares que se modificam e se reorganizam conforme o seu vínculo institucional. Para o desenvolvimento desta pesquisa adotamos uma abordagem qualitativa de coleta de dados. Trata-se de um estudo de caso, na qual utilizou-se a pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores que atuam na FIH nos cursos criados pelo REUNI e questionários online aplicados aos professores que não atuam mais na FIH/UFVJM. Os sujeitos colaboradores que participaram das entrevistas semiestruturadas ou que responderam os questionários foram quatro professores efetivos que atuam nos respectivos cursos e sete professores efetivos que se desligaram no período investigado. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas mediante a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Para análise dos dados criou-se as seguintes categorias: perfil dos sujeitos da pesquisa, construção da identidade docente, ingresso na UFVJM, trabalho docente e seus desafios, condições de trabalho, rotatividade e permanência docente. Utilizamos como aporte teórico os autores Filho (2007, 2011), Santos (2011), Chaui (2003), Pimenta e Anastasiou (2002), Masetto (1998, 2012), Paranaíba (2014), dentre outros. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que tanto a rotatividade quanto a permanência docente em uma universidade federal, afastada dos grandes centros urbanos, está ligada as motivações individuais e todas as subjetividades que permeiam a profissão. Entretanto, é importante a universidade criar ações no sentido de minimizar os efeitos da rotatividade e conhecer de fato o seu corpo docente para buscar fortalecer as atividades de acolhimento, adaptação e desenvolver o sentimento de pertencimento nos mesmos.