Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    PragmaSUM: novos métodos na utilização de palavras-chave na sumarização automática
    (UFVJM, 2017) Rocha, Valdir Júnior Cordeiro; Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Berti, Cláudia Beatriz; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos
    Com a ampliação do acesso à internet e a criação de ferramentas que possibilitam pessoas a criarem conteúdo, a informação disponível cresce de forma acelerada. Textos sobre os mais diversos assuntos e autores são criados todos os dias. É impossível absorver a quantidade de informação disponível, o que dificulta a escolha da mais adequada para determinado interesse ou público. A sumarização automática de textos, além de apresentar um texto de forma condensada, pode simplifica-lo, gerando uma alternativa para ganho de tempo e ampliação do acesso a informação contida aos mais diferentes tipos de leitores. Os sumarizadores automáticos existentes atualmente na literatura não apresentam métodos de personificação dos sumários para cada tipo de leitor, e consequentemente geram resultados pouco precisos. Este trabalho tem como objetivo utilizar o sumarizador automático de textos PragmaSUM em textos educacionais com novas técnicas de sumarização utilizando palavras-chave. A utilização de métodos de personificação do sumário com palavras-chave visa aumentar a precisão e melhorar o desempenho do PragmaSUM e seus sumários. Para isto, um corpus formado apenas por artigos científicos da área educacional foi criado para realização de testes e comparações entre diferentes sumarizadores e métodos de sumarização. O desempenho dos sumarizadores foi medido pelas métricas Recall, Precision e F-Measure presentes na ferramenta ROUGE e validados com os testes estatísticos ANOVA de Friedman e Coeficiente de Concordância de Kendall. Os resultados obtidos apontam uma melhora no desempenho com a utilização de palavras-chave na sumarização com o PragmaSUM, indicando a importância na escolha adequada destas palavras-chave para classificação do conteúdo do texto fonte.
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos: aplicação em um corpus educacional
    (UFVJM, 2017) Aguiar, Luís Henrique Gonçalves de; Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guelpeli, Marcus Vinícius Carvalho; Horta, Euler Guimarães; Berti, Cláudia Beatriz; Fonseca, Alexandre Ramos
    Considerando a grande quantidade de informações textuais disponíveis atualmente, principalmente na web, está se tronando cada vez mais difícil o acesso e a assimilação desse conteúdo para o usuário. Nesse contexto, torna-se necessário buscar tarefas capazes de transformar essa grande quantidade de dados em conhecimento útil e organizado. Uma alternativa para amenizar esse problema, é reduzir o volume de informações disponíveis a partir da produção de resumos dos textos originais, por meio da sumarização automática (SA) de textos. A sumarização automática de textos consiste na produção automática de resumos a partir de um ou mais textos-fonte, de modo que o sumário contenha as informações mais relevantes deste. A avaliação de resumos é uma tarefa importante no campo da sumarização automática de texto, a abordagem mais intuitiva é a avaliação humana, porém é onerosa e improdutiva. Outra alternativa é a avaliação automática, alguns avaliadores foram propostos, sendo a mais conhecida e amplamente usada é a medida ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). Um fator limitante na avaliação da ROUGE é a utilização do sumário humano de referência, o que implica em uma restrição do idioma e domínio, além de requerer um trabalho humano demorado e oneroso. Diante das dificuldades encontradas na avaliação de sumários automáticos, o presente trabalho apresenta o modelo Cassiopeia como um novo método de avaliação. O modelo é um agrupador de textos hierárquico, o qual consiste no uso da sumarização na etapa do pré-processamento, onde a qualidade do agrupamento é influenciada positivamente conforme a qualidade da sumarização. As simulações realizadas neste trabalho mostraram que a avaliação realizada pelo modelo Cassiopeia é semelhante a avaliação realizada pela ferramenta ROUGE. Por outro lado, a utilização do modelo Cassiopeia como avaliador de sumários automáticos evidenciou algumas vantagens, sendo as principais; a não utilização do sumário humano no processo de avaliação, e a independência do domínio e do idioma.