Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Políticas públicas educacionais para o território de atuação da UFVJM: o acesso ao Ensino Superior no Curso de Bacharelado em Humanidades – (2012 a 2016)
    (UFVJM, 2019) Almeida, Carolina Santos; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo dos Santos; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como objetivo relacionar o território de atuação da UFVJM, previsto no PDI 2012-2016, com as informações identificadas nas matrículas dos discentes do curso de Bacharelado em Humanidades - BHU nesta mesma época, tendo em vista a compreensão da política de acesso ao ensino superior adotada na instituição. A escolha do tema tornou-se pertinente dada à relevância acadêmica e social, pois tendeu a discutir a real democratização do acesso ao ensino superior na UFVJM. O arcabouço teórico amparou-se em pressupostos que fundamentaram a discussão sobre território e região, políticas públicas e acesso ao ensino superior. Também foram utilizadas as principais legislações que dispõe a educação enquanto direito fundamental, como exemplo, pode-se mencionar os marcos constitucionais e infraconstitucionais vigentes em território brasileiro. Desta forma, o presente estudo amparou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou-se da pesquisa documental; para garantir o rigor metodológico necessário ao seu desenvolvimento, foi utilizada a análise de conteúdos pautada em pressupostos de Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Sintetizando os resultados, a pesquisa oportunizou desvelar que muitos discentes do curso de BHU são oriundos de municípios que se localizam muito além do estado de Minas Gerais, e que não há menção sobre as atividades da UFVJM nos Planos Municipais de Educação dos municípios analisados, que a distância territorial mostra-se substancial entre os municípios e o campus que possui o curso de BHU e que o oferecimento de outras instituições educacionais nos próprios territórios ou territórios vizinhos puderam ser considerados importantes variáveis que influenciaram no número de matrículas no período de 2012 a 2016. Assim, entendeu-se que há a necessidade em se criar uma ferramenta de gestão que acompanhe a origem do público de cada curso, observando-se os territórios defasados e procurando dar mais visibilidade ao seu campo de atuação nos municípios que compõem o seu locus de atuação.
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    A efetividade do programa de intervenção pedagógica: um estudo de caso na Escola Estadual professor Leopoldo Miranda em Diamantina - MG
    (UFVJM, 2015) Fernandes, Xymene Trindade; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Veloso, Geisa Magela
    O Programa de Intervenção Pedagógica II (PIP II) é temática dessa pesquisa que materializou-se na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda (EEPLM), em Diamantina – MG, vinculada à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educacionais, teve, como objetivo geral analisar a efetividade do Programa de Intervenção Pedagógica II na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, no período de 2011 a 2013. Os objetivos específicos oportunizaram: conhecer o Programa de Intervenção Pedagógica II na Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda no período de 2011 a 2013; analisar a efetividade do PIP II com base no Guia de Organização e Reorganização do PIP 2013; e analisar os elementos que dificultaram a efetividade do PIP II na EEPLM. Quanto à natureza e abordagem metodológica, essa pesquisa é qualitativa, possuindo características metodológicas descritivas e analíticas. Apresenta-se por um estudo de caso, tendo, como técnica, a pesquisa documental, utilizando a análise de conteúdo para interpretação dos dados. A delimitação da pesquisa deu-se no 9º ano do Ensino Fundamental por ser nessa fase de ensino a ocorrência de avaliação pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (PROEB) que subsidia a organização e reorganização do PIP II nas escolas. Os resultados obtidos mostram o desenvolvimento de ações pela escola, visando atender as necessidades para que o ensino-aprendizagem acontecesse com êxito, porém evidenciaram-se questões dificultadoras do processo de ensino-aprendizagem relacionadas à falta de comprometimento dos alunos com os estudos e a pouca participação da família, à indisciplina, à violência e ao comprometimento do professor, à orientações pedagógicas equivocadas por parte de inspetor escolar, à dificuldade na utilização do Currículo Básico Comum, ao fracasso na efetivação da interdisciplinaridade, ao privilégio no atendimento às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa em detrimento das demais, às dificuldades na participação dos alunos na avalição do PROEB, ao grande quantitativo de alunos em progressão parcial, às ações do PIP II voltadas para o treinamento de habilidades e competências, ao número reduzido de analistas para o atendimento às escolas, às dificuldade de acesso aos municípios pelos analistas, às características e dimensões territoriais, às condições socioeconômicas dos alunos, à falta de recursos para o desenvolvimento do trabalho, à ausência de diagnóstico da realidade para implementação de políticas públicas, a desvalorização dos profissionais da educação, às condições precárias de trabalho nas escolas, à violência dos alunos contra professores, diretores e colegas de classe, à valorização de avaliação quantitativa em detrimento da qualitativa, à ausência de formação interdisciplinar para os professores e equipe pedagógica, e, ainda, sobrecarga de trabalho, tanto para os professores, quanto para os analistas do PIP II. A hipótese levantada nessa pesquisa confirmou-se, ou seja, o Programa de Intervenção Pedagógica II não se mostrou efetivo, uma vez que não houve melhoria para os alunos do 9º ano em relação ao ensino de qualidade,