Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Formação stricto sensu de servidores técnico-administrativos em educação: percepção de gestores e servidores qualificados
    (UFVJM, 2019) Faria, Vinícius Ferreira; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Pinheiro, Daniel Calbino; Prates, Admilson Eustáquio
    O objetivo desta pesquisa foi analisar os desdobramentos para a vida profissional e pessoal dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), decorrentes de processos de qualificação em programas de pós-graduação stricto sensu. A análise se deu a partir das percepções de gestores e de servidores qualificados entre os anos 2013 e 2017. O aporte teórico se apoiou em conceitos de gestão por competências, baseados na teoria de Durand, motivação de pessoas, especialmente as teorias de Maslow e Herzberg, além dos conceitos de eficiência, eficácia e qualidade, por autores como Maximiano e Torres, Di Pietro e Meireles. Além disso, foi feita uma recapitulação história sobre a criação das primeiras instituições federais de ensino técnico e sua evolução até a criação dos Institutos Federais. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e descritiva e foi desenvolvida por meio do método de Estudo de Caso, tendo como local de estudo a Reitoria e o Campus Salinas do IFNMG. Para o seu desenvolvimento foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental além da aplicação de questionários aos participantes. Os questionários foram respondidos por 16 dos 23 TAE’s e 4 dos 6 gestores que se enquadraram nos critérios de inclusão da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio da metodologia de análise de conteúdo e possibilitou conhecer o perfil dos servidores qualificados além de identificar as principais dificuldades encontradas no processo de qualificação, que estão relacionadas à falta de tempo ou à dificuldade de conciliar trabalho com estudo. Como desdobramento para a vida dos servidores, foram apresentados diversos fatores, como desenvolvimento pessoal; melhoria nas relações pessoais, nas habilidades e nas atitudes; aumento da autoestima e da autorrealização; e, o fato de o título acadêmico trazer consigo uma importância, não apenas financeira, mas também de status e de realização pessoal e profissional. Por fim, na visão da maioria dos servidores, a formação apresenta-se com muita ou total influência em suas vidas. Esses resultados contribuem para o aprimoramento das políticas e ações de qualificação de servidores na instituição e demais órgãos públicos, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
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    Os programas de pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: uma análise a partir do perfil discente
    (UFVJM, 2016) Freitas, Daniela dos Reis Miranda; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Guimarães, Jussara Maria de Carvalho; Vieira, Flávio César Freitas
    A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM surge no cenário educacional brasileiro com a responsabilidade, dentre outras, de atendimento a um compromisso social com a região. Neste sentido, este estudo visa analisar o perfil dos ingressantes nos programas de pós-graduação da UFVJM, buscou ainda identificar se a oferta de vagas dos cursos contemplou o atendimento à demanda da população local e regional. Como eixos norteadores, a coleta dos dados, elencou informações quanto ao sexo, naturalidade, idade e local da residência atual dos participantes dos programas. É importante ressaltar que essa pesquisa compreende apenas os programas de doutorado, mestrado acadêmico e profissional que são ministrados no campus UFVJM na cidade de Diamantina. O recorte temporal da pesquisa compreende o período entre 2006 a 2015; pois o mesmo equivale aos anos de consolidação e expansão dos programas dessa universidade. A metodologia se apropriou do enfoque quantitativo, sem deixar de destacar a nuance qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, composta por informações de domínio público. Nesta perspectiva, os formulários de matrícula dos ingressantes discentes do referido período, solidificaram a pesquisa. Não diferentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da universidade foi um elemento propulsor e determinante para o entendimento e análise dos dados. O aporte teórico está composto por vários pesquisadores como SILVA (2009), NEVES (2012), GIL (2002), BOTOMÉ e KUBO (2002), SAVIANI (2010), SEVERINO (2009), COELHO e VASCONCELOS (2009), MAGALHÃES (2004) e BOUFLEUER (2009), visto que esses abordam temas relativos ao perfil discente, inserção social, bem como discussões sobre programas de pós-graduação no Brasil. Os resultados evidenciaram uma resposta significativa para a cidade, municípios circunvizinhos e região.