Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Os programas de pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: uma análise a partir do perfil discente
    (UFVJM, 2016) Freitas, Daniela dos Reis Miranda; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Guimarães, Jussara Maria de Carvalho; Vieira, Flávio César Freitas
    A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM surge no cenário educacional brasileiro com a responsabilidade, dentre outras, de atendimento a um compromisso social com a região. Neste sentido, este estudo visa analisar o perfil dos ingressantes nos programas de pós-graduação da UFVJM, buscou ainda identificar se a oferta de vagas dos cursos contemplou o atendimento à demanda da população local e regional. Como eixos norteadores, a coleta dos dados, elencou informações quanto ao sexo, naturalidade, idade e local da residência atual dos participantes dos programas. É importante ressaltar que essa pesquisa compreende apenas os programas de doutorado, mestrado acadêmico e profissional que são ministrados no campus UFVJM na cidade de Diamantina. O recorte temporal da pesquisa compreende o período entre 2006 a 2015; pois o mesmo equivale aos anos de consolidação e expansão dos programas dessa universidade. A metodologia se apropriou do enfoque quantitativo, sem deixar de destacar a nuance qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de análise documental, composta por informações de domínio público. Nesta perspectiva, os formulários de matrícula dos ingressantes discentes do referido período, solidificaram a pesquisa. Não diferentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da universidade foi um elemento propulsor e determinante para o entendimento e análise dos dados. O aporte teórico está composto por vários pesquisadores como SILVA (2009), NEVES (2012), GIL (2002), BOTOMÉ e KUBO (2002), SAVIANI (2010), SEVERINO (2009), COELHO e VASCONCELOS (2009), MAGALHÃES (2004) e BOUFLEUER (2009), visto que esses abordam temas relativos ao perfil discente, inserção social, bem como discussões sobre programas de pós-graduação no Brasil. Os resultados evidenciaram uma resposta significativa para a cidade, municípios circunvizinhos e região.