Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Thumbnail Image
    Item
    Políticas públicas educacionais para o território de atuação da UFVJM: o acesso ao Ensino Superior no Curso de Bacharelado em Humanidades – (2012 a 2016)
    (UFVJM, 2019) Almeida, Carolina Santos; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo dos Santos; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como objetivo relacionar o território de atuação da UFVJM, previsto no PDI 2012-2016, com as informações identificadas nas matrículas dos discentes do curso de Bacharelado em Humanidades - BHU nesta mesma época, tendo em vista a compreensão da política de acesso ao ensino superior adotada na instituição. A escolha do tema tornou-se pertinente dada à relevância acadêmica e social, pois tendeu a discutir a real democratização do acesso ao ensino superior na UFVJM. O arcabouço teórico amparou-se em pressupostos que fundamentaram a discussão sobre território e região, políticas públicas e acesso ao ensino superior. Também foram utilizadas as principais legislações que dispõe a educação enquanto direito fundamental, como exemplo, pode-se mencionar os marcos constitucionais e infraconstitucionais vigentes em território brasileiro. Desta forma, o presente estudo amparou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou-se da pesquisa documental; para garantir o rigor metodológico necessário ao seu desenvolvimento, foi utilizada a análise de conteúdos pautada em pressupostos de Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Sintetizando os resultados, a pesquisa oportunizou desvelar que muitos discentes do curso de BHU são oriundos de municípios que se localizam muito além do estado de Minas Gerais, e que não há menção sobre as atividades da UFVJM nos Planos Municipais de Educação dos municípios analisados, que a distância territorial mostra-se substancial entre os municípios e o campus que possui o curso de BHU e que o oferecimento de outras instituições educacionais nos próprios territórios ou territórios vizinhos puderam ser considerados importantes variáveis que influenciaram no número de matrículas no período de 2012 a 2016. Assim, entendeu-se que há a necessidade em se criar uma ferramenta de gestão que acompanhe a origem do público de cada curso, observando-se os territórios defasados e procurando dar mais visibilidade ao seu campo de atuação nos municípios que compõem o seu locus de atuação.
  • Thumbnail Image
    Item
    Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha: o primeiro projeto de universidade na cidade educacional (Diamantina-MG, 1965-1974)
    (UFVJM, 2019) Havenith, Sashanicol Rocha; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como foco investigar o processo histórico de criação da Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha (FUVJ) sob o ponto de vista da sua relação com a comunidade local e com a legislação educacional para o ensino superior. A FUVJ foi entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina e representou o início do ensino superior direcionado à formação docente no Vale do Jequitinhonha. O recorte temporal inicia-se em dezembro de 1965, quando por intermédio da Lei Estadual nº. 4.059, a Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha foi autorizada a se instituir e finaliza-se em setembro de 1974, com o Decreto Federal nº. 74.573, que concedeu o reconhecimento à faculdade e seus cursos. Adotou-se o método dialético a fim de compreender a pluridimensionalidade do objeto de estudo. Sob o aspecto epistemológico, realizou-se uma abordagem qualitativa. Utilizou-se da revisão de literatura a fim de relacionar a instituição com a política educacional para o ensino superior, na busca do conhecimento da realidade e suas conexões com a conjuntura política, econômica, social e cultural. Para compreender a instituição e suas interfaces com o contexto estadual, regional e local, foram utilizadas análises documentais (documentos oficiais, legislações e periódicos locais) e, ainda, entrevistas semiestruturadas, a fim de se problematizar a instituição estudada na sua relação com a comunidade envolvente. Em relação às conclusões da pesquisa, observa-se que as motivações para a criação da FUVJ estiveram relacionadas tanto ao contexto de interiorização do ensino superior promovido pelo poder público estadual, quanto ao anseio social em transformar a cidade educacional, em cidade universitária. Esta pesquisa também contribuiu para revelar cientificamente a importância local e regional da instituição. Por fim, considerando a natureza profissional do Mestrado em Educação no qual esta pesquisa se insere, apresenta-se como proposta de produto final a reestruturação/reorganização do Memorial da FEVALE, a fim de que este possa ser além de um espaço de conservação da memória institucional, um ambiente que possibilite refletir sobre a instituição, que possa demonstrar a sua importância histórica e esteja disponível a visitações, estimulando e promovendo conhecimento e futuras investigações científicas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Diálogos e discursos sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no período de 2008 a 2012
    (UFVJM, 2018) Silva, Wadingthon Veloso; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Santos, Amédis Germano dos; Ferreira Júnior, Lucelindo Dias
    O fenômeno universitário sua discussão política e a reforma universitária contribuíram para a expansão do ensino superior no Brasil . Posterior a esse cenário surgiu o Programa de Expansão da Educação Superior Pública - Expandir que foi uma das políticas públicas implantadas pelo Governo Federal para atender à demanda de ingresso à educação superior e com isso tentar diminuir o déficit existente. Além desse programa em 2007 foi instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que também teve o propósito de aumentar a oferta de vagas na rede federal de ensino. Portanto, esse estudo objetiva analisar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais na Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de natureza documental, descritiva e exploratória, com a finalidade de descrever a relação de um órgão público e suas características. A busca foi realizada, em site, documentos oficiais, atas e resoluções da Universidade Federal de Minas Gerais. No dia 25 de outubro de 2007, houve a realização da Reunião Extraordinária do Conselho Universitário, na reitoria da UFMG presidida pelo Reitor desta universidade, que pela ordem do dia tratou da adesão ao programa. A versão do Projeto para votação Conselho Universitário foi concluída em 18 de outubro de 2007. Em 2007, a universidade ofertou, em seu vestibular 4.674 vagas nos cursos presenciais. Com a adesão ao programa a universidade pretendeu alcançar no período de 2008-2012 um total de 6.509. Esta pesquisa nos permitiu aproximar de algumas respostas sobre o programa na universidade estudada. Percebe-se que houve discussões isoladas em departamentos, congregações, mas não foram realizados debates de forma mais ampla com toda a comunidade acadêmica. Com o programa houve a interiorização da oferta de educação superior pública pelo país, especialmente em regiões menos desenvolvidas. Através do programa foi disponibilizado um aporte financeiro considerável para as universidades que haviam manifestado interesse na adesão. No entanto, a solução não está em apenas aumentar os orçamentos dessas instituições, mas fazer com que esses recursos sejam aplicados de forma eficiente e com isso atingir seu objetivo primordial que consiste a formação de profissionais capacitados e cidadãos críticos.