Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    Escola Normal Oficial de Diamantina - instalação e supressão: representação pela imprensa local - 1928 -1938
    (UFVJM, 2020) Nascimento, Mônica do Carmo; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Pinto, Helder de Moraes; Santos, Dayse Lucide Silva
    O presente trabalho integra o campo de pesquisa da História das Instituições Educacionais, com o tema Representação da Escola Normal Oficial de Diamantina pela Imprensa local, no período de 1928 a 1938. Essa delimitação temporal está vinculada a história da escola, sendo que 1928 foi o ano de sua oficialização, ou seja, sua estadualização. Antes, era particular e denominava-se Escola Normal Regional Américo Lopes, fundada em 1913 pelo Professor Leopoldo Miranda, sua esposa e professores abnegados. O ano de 1938 foi o fechamento da escola, suprimida pelo Governador Benedito Valadares que fechou também mais cinco escolas normais, em Minas Gerais. Em 1951, a escola voltou a funcionar, após ato de reinstalação do Governador e diamantinense Juscelino Kubitscheck, e atualmente continua funcionando com denominação de Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda. O objejtivo geral , portanto, foi investigar a representação da Escola Normal Oficial de Diamantina sob a ótica da imprensa local, sendo os objetivos específicos compreender o contexto político e social, a legislação vigente e as possíveis influências na instalação e funcionamento da escola; identificar a representação da Escola junto a comunidade diamantinense por meio da imprensa; e articular junto a atual Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda a conscientização da gestão do arquivo escolar pela escola, e para os estudos da História da Educação local e regional. Esta pesqusia foi fundamentada com a metodologia da pesquisa documental e revisão bibliográfica sobre as instituiçoes educacionais e escolas normais na Primeira República e Era Vargas, tendo como principais suportes SAVIANI (2004), ARAÚJO; FREITAS; LOPES (2007), VEIGA (2011), ROCHA (2004), FARIA FILHO (2000) e VIEIRA (2011). A pesquisa documental foi realizada com os jornais Estrella Polar, Pão de Santo Antônio e Vóz de Diamantina, bem como Atas da Câmara Municipal de Diamantina. Antemão a categoria de análise dessa investigação seria cultura escolar, mas após percurso metodológico por onze arquivos, e a ausência dos documentos oficiais da escola, houve alteração da rota e seguiu-se pelo trato do jornais Diamantinense. Pela ótica dos chamados “Homens da Imprensa”, foi possível visualizar a Escola Normal Oficial de Diamantina representada nas atividades realizadas, na participação aos eventos e festividades da cidade, pelos atos e decretos do Governo, notícias dos sujeitos que a compunham, do corpo docente e discente, desde sua instalação até a supressão.
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    Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha: o primeiro projeto de universidade na cidade educacional (Diamantina-MG, 1965-1974)
    (UFVJM, 2019) Havenith, Sashanicol Rocha; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide Silva
    A pesquisa teve como foco investigar o processo histórico de criação da Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha (FUVJ) sob o ponto de vista da sua relação com a comunidade local e com a legislação educacional para o ensino superior. A FUVJ foi entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina e representou o início do ensino superior direcionado à formação docente no Vale do Jequitinhonha. O recorte temporal inicia-se em dezembro de 1965, quando por intermédio da Lei Estadual nº. 4.059, a Fundação Universidade do Vale do Jequitinhonha foi autorizada a se instituir e finaliza-se em setembro de 1974, com o Decreto Federal nº. 74.573, que concedeu o reconhecimento à faculdade e seus cursos. Adotou-se o método dialético a fim de compreender a pluridimensionalidade do objeto de estudo. Sob o aspecto epistemológico, realizou-se uma abordagem qualitativa. Utilizou-se da revisão de literatura a fim de relacionar a instituição com a política educacional para o ensino superior, na busca do conhecimento da realidade e suas conexões com a conjuntura política, econômica, social e cultural. Para compreender a instituição e suas interfaces com o contexto estadual, regional e local, foram utilizadas análises documentais (documentos oficiais, legislações e periódicos locais) e, ainda, entrevistas semiestruturadas, a fim de se problematizar a instituição estudada na sua relação com a comunidade envolvente. Em relação às conclusões da pesquisa, observa-se que as motivações para a criação da FUVJ estiveram relacionadas tanto ao contexto de interiorização do ensino superior promovido pelo poder público estadual, quanto ao anseio social em transformar a cidade educacional, em cidade universitária. Esta pesquisa também contribuiu para revelar cientificamente a importância local e regional da instituição. Por fim, considerando a natureza profissional do Mestrado em Educação no qual esta pesquisa se insere, apresenta-se como proposta de produto final a reestruturação/reorganização do Memorial da FEVALE, a fim de que este possa ser além de um espaço de conservação da memória institucional, um ambiente que possibilite refletir sobre a instituição, que possa demonstrar a sua importância histórica e esteja disponível a visitações, estimulando e promovendo conhecimento e futuras investigações científicas.