Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia
    (UFVJM, 2017) Rodrigues, Walice Soares; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Prata, Emille Rocha Bernardino de Almeida; Santos, Amédis Germano dos
    O processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado deficiências. As exigências de aprendizagem significativa para a sua concretização são impostas pela sociedade da informação, que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que caracterizam o momento atual, têm transformado a sociedade e o mundo, contribuindo para as discussões sobre a inserção de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com as Engenharias, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, o estudo em questão adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados e discussões apresentam as conclusões desta investigação quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula.