Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Análise da efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil: o caso da UFVJM(UFVJM, 2021) Brito, Eugênio Nunes Silva; Pinheiro, Daniel Calbino; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinheiro, Daniel Calbino; Tameirão, Cinthya Rocha; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pereira, Rafael DiogoO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi criado de acordo com o Decreto nº 7.234, tendo como prerrogativa o direcionamento das ações de assistência estudantil nas Instituições Federais de Ensino. Seus objetivos principais são a minimização dos efeitos das desigualdades sociais e promoção da inclusão social, mediante a contribuição para a educação de jovens socioeconomicamente vulneráveis. Na UFVJM, o Programa de Assistência Estudantil (PAE) segue as diretrizes do PNAES no intento de ofertar o serviço de assistência estudantil. Sua finalidade é contribuir para a permanência e êxito acadêmico dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da universidade, por meio de uma política voltada para o atendimento de suas necessidades básicas. Por conseguinte, este trabalho pretendeu avaliar a efetividade dos objetivos do PAE e sua consonância com as orientações do PNAES, especificamente no campus Janaúba. O problema do projeto de pesquisa visou compreender “Qual a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM – campus Janaúba?”. Enquanto objetivos delimitou-se: o perfil dos beneficiários; os impactos do PAE no desempenho acadêmico; na permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e nas taxas de conclusão dos estudos dos discentes beneficiados. Os resultados mostraram que a maioria dos beneficiários do PAE eram do sexo feminino, negros e com origem no estado de Minas Gerais. Quanto ao desempenho acadêmico, os beneficiários obtiveram melhor rendimento acadêmico do que os não beneficiários. Mesmo com um elevado índice de evasão no BC&T, os beneficiários do PAE evadiram em menor número do que os demais estudantes, ao mesmo tempo em que apresentaram maiores taxas de diplomação. Percebeu-se que a política de assistência estudantil na UFVJM, campus Janaúba foi efetivada, com contribuições para a permanência, melhora no desempenho e conclusão dos estudos por parte dos estudantes beneficiados. Porém, não podem ser descartados os novos desafios que a assistência estudantil está enfrentando e enfrentará nos próximos anos enquanto política pública educacional.Item A retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MG(UFVJM, 2021) Silva, Magno Vilácio Pereira da; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Oliveira, Altamir Fernandes de; Souza, Andrey Lopes deDesde sua implantação, no ano 2014, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Janaúba/MG enfrenta o problema da retenção de seus alunos. Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.Item Políticas públicas educacionais para o território de atuação da UFVJM: o acesso ao Ensino Superior no Curso de Bacharelado em Humanidades – (2012 a 2016)(UFVJM, 2019) Almeida, Carolina Santos; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo dos Santos; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Santos, Dayse Lúcide SilvaA pesquisa teve como objetivo relacionar o território de atuação da UFVJM, previsto no PDI 2012-2016, com as informações identificadas nas matrículas dos discentes do curso de Bacharelado em Humanidades - BHU nesta mesma época, tendo em vista a compreensão da política de acesso ao ensino superior adotada na instituição. A escolha do tema tornou-se pertinente dada à relevância acadêmica e social, pois tendeu a discutir a real democratização do acesso ao ensino superior na UFVJM. O arcabouço teórico amparou-se em pressupostos que fundamentaram a discussão sobre território e região, políticas públicas e acesso ao ensino superior. Também foram utilizadas as principais legislações que dispõe a educação enquanto direito fundamental, como exemplo, pode-se mencionar os marcos constitucionais e infraconstitucionais vigentes em território brasileiro. Desta forma, o presente estudo amparou-se em uma abordagem qualitativa e utilizou-se da pesquisa documental; para garantir o rigor metodológico necessário ao seu desenvolvimento, foi utilizada a análise de conteúdos pautada em pressupostos de Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. Sintetizando os resultados, a pesquisa oportunizou desvelar que muitos discentes do curso de BHU são oriundos de municípios que se localizam muito além do estado de Minas Gerais, e que não há menção sobre as atividades da UFVJM nos Planos Municipais de Educação dos municípios analisados, que a distância territorial mostra-se substancial entre os municípios e o campus que possui o curso de BHU e que o oferecimento de outras instituições educacionais nos próprios territórios ou territórios vizinhos puderam ser considerados importantes variáveis que influenciaram no número de matrículas no período de 2012 a 2016. Assim, entendeu-se que há a necessidade em se criar uma ferramenta de gestão que acompanhe a origem do público de cada curso, observando-se os territórios defasados e procurando dar mais visibilidade ao seu campo de atuação nos municípios que compõem o seu locus de atuação.Item Expansão universitária da UFVJM para a cidade de Unaí/MG e seus desdobramentos na evasão escolar superior do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias(UFVJM, 2019) Santana, Denice Pereira; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Souto, Keli Cristiane EugênioO objeto de estudo desta pesquisa é a evasão superior escolar. Estudar este tema é assunto de relevância para as instituições de educação públicas e privadas, visto que este é um problema que não acontece somente no ensino brasileiro, mas nas instituições educacionais ao redor do mundo. Encontrar as variáveis que motivam os discentes a evadirem, não é uma situação fácil de ser diagnosticada, pois, de acordo com a literatura analisada, ela pode ocorrer a qualquer tempo e por razões variadas, o que dificulta a gestão de ações de combate a este fenômeno. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo sobre a evasão escolar superior das turmas do curso presencial de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Unaí/MG, no período compreendido entre o primeiro semestre do ano de 2014 e o segundo semestre do ano de 2015, visando a identificação das taxas de evasão média bem como as variáveis motivadoras da evasão neste período. A metodologia utilizada neste estudo é de abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentada pelo tipo bibliográfico/documental. O levantamento dos dados foi realizado em dezembro de 2018 a partir das fichas dos discentes evadidos, bem como em relatórios emitidos em janeiro/2019, pelo Sistema de Gestão Acadêmica. Na primeira turma analisada (2014/1) identificou-se um percentual de 69,5% de evasão média; seguido de 52,3% para a turma ingressante em 2014/2; 57,7% em 2015/1 e 63,5% em 2015/2. Dentre as principais variáveis motivadoras da evasão escolar do curso de BCA em Unaí, identificamos: 1) Não Renovação de Matrícula; 2) Reprovação por Aproveitamento e ou Faltas em todas as Disciplinas e 3) Desistência à Pedido (Reopção de Curso). Como resultado, entende-se que os altos índices de evasão média encontrados nesta pesquisa, combinado aos vários fatores que motivaram os discentes a evadirem do BCA apontam para uma evasão motivada por múltiplos fatores e necessitam ser observados em conjunto para uma melhor gestão institucional de combate à evasão escolar superior.Item A comunicação como condição capacitadora da gestão do conhecimento científico: um estudo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2017) Monteiro, Amanda Thomaz; Covre, André Luiz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Covre, André Luiz; Roa, Juan Pedro Bretas; Neves, Leonardo SantosEm todo o mundo, de maneira geral, as funções das universidades estão diretamente ligadas à produção de conhecimento científico. Essas instituições são responsáveis por grande parte da geração desse conhecimento e sua comunicação torna-se um processo fundamental para o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares que devem atuar de forma articulada e indissociável. O ambiente acadêmico constitui-se, assim, num campo fértil para o estudo da Gestão do Conhecimento Científico e da Comunicação Científica, uma vez que a produção do conhecimento científico aponta para a necessidade de disseminação, compartilhamento e uso do conhecimento gerado. Esta pesquisa tem como objetivo descrever os processos de gestão interna do conhecimento científico existentes na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir da concepção de um modelo integrativo de Gestão do Conhecimento. O modelo, que alicerça o desenvolvimento deste trabalho, é proposto por Alvarenga Neto, Barbosa e Pereira (2007) e considera três concepções básicas: 1) uma concepção estratégica da informação e do conhecimento; 2) a introdução de tal estratégia nos níveis tácito e operacional através das várias ferramentas e abordagens gerenciais; 3) a criação de um espaço organizacional para o conhecimento, que constitui o conjunto de condições favoráveis para o uso das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis. Para a consecução dos objetivos específicos, descreveu-se e analisou-se o objeto de pesquisa, composto por documentação, sistemas, ferramenta, sites e outras formas de registro, além de dois órgãos institucionais. O foco, os objetivos e o referencial teórico deste estudo apontam para uma pesquisa de natureza teórica, com abordagem metodológica essencialmente qualitativa, explicativa do ponto de vista dos objetivos e que se propõe a realizar análises bibliográfica e documental como procedimentos técnicos. Os resultados assinalam que nenhuma das três concepções básicas do modelo integrativo de Gestão do Conhecimento foi constatada na pesquisa. Com isso, pode-se considerar que a UFVJM não possui processos de gestão interna do conhecimento científico propriamente ditos. As conclusões desta pesquisa levam a convir que o que existe na instituição atualmente não são processos, mas ações relacionadas a alguma parte deles e não aos processos como um todo. Portanto, no contexto da UFVJM, a comunicação poderia ser empregada como uma condição capacitadora da Gestão do Conhecimento Científico, criando um significado e garantindo a efetividade desse processo. Com isso, a universidade estaria, inclusive, mais próxima de realizar sua missão institucional, que é impulsionar o desenvolvimento regional e nacional, por meio da produção e disseminação do conhecimento e da inovação, a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão.Item Evasão escolar no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina/MG(UFVJM, 2016) Amorim, Evandro das Mercês; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Jáber, Júnio; Vieira, Flavio Cesar Freitas; Fonseca, Lilian Simone GodoyCom a finalidade de contribuir com a gestão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na implementação de ações voltadas para assegurar a permanência do estudante até a conclusão do curso de graduação de origem, esta pesquisa apresenta uma investigação relacionada à evasão discente nos cursos de graduação presencial dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG e seus desdobramentos em relação à diplomação. A partir desse estudo, buscou-se identificar as turmas dos cursos de graduação presencial em cada Unidade Acadêmica dos campi da UFVJM em Diamantina/MG que possuíam maior índice de evasão no período de 2010 a 2014. Após a identificação do curso com maior percentual de evasão discente em cada Unidade Acadêmica, pretendeu-se assinalar as principais variáveis que a influenciaram. Embora seja um tema pouco explorado e, consequentemente, pouco discutido na literatura educacional brasileira, principalmente quando situado no campo da educação superior, a evasão escolar se revela como um tema complexo, compreendida, neste estudo, como a saída definitiva do aluno de seu curso de origem sem concluí-lo. Em relação aos objetivos, consiste em um estudo exploratório que apresenta abordagens quantitativa e qualitativa como procedimentos principais para a investigação. Além da revisão da literatura, a coleta de dados foi realizada por meio da análise documental, onde foram examinados os dados derivados dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM e do Siga-ensino, um módulo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, através dos quais se averiguou os cursos com os mais elevados percentuais de evasão no período. Para a identificação da variável preponderante para a evasão escolar nos cursos de graduação presencial examinados na etapa anterior, foi considerado, para análise, o alunado ingressante no ano de 2010. Como método de apreciação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como referência o modelo apresentado por Laurence Bardin.