Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
5 results
Search Results
Item Regras de associação aplicadas ao problema de evasão de alunos de cursos de pós-graduação (Lato Sensu) na modalidade EaD de uma instituição de ensino privada(UFVJM, 2021) Souza, Dayane Priscila Bicalho de; Pitangui, Cristiano Grijó; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pitangui, Cristiano Grijó; Silva, Cristiano Maciel da; Assis, Luciana Pereira deUm dos grandes desafios enfrentados pelo Ensino a Distância (EaD) é a desistência do aluno antes da conclusão do curso. Neste sentido, este problema tem sido abordado sobre os mais variados aspectos. Contudo, estudos sobre a evasão de cursos de pós-graduação EaD ainda são mais restritos quando comparados a cursos de graduação nesta mesma modalidade, notadamente devido a menor disponibilidade de dados. Este trabalho realiza a análise dos fatores que levaram à evasão de cursos de pós-graduação EaD de uma Instituição de Ensino privada, a qual detém mais de 300 mil alunos. Para tanto, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva como também de Mineração de Dados, mais especificamente de Regras de Associação. Os resultados apontam que fatores institucionais relacionados ao material didático e dificuldades com recursos tecnológicos foram alguns dos principais agentes causadores de evasão nos cursos.Item A retenção escolar no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM Campus Janaúba/MG(UFVJM, 2021) Silva, Magno Vilácio Pereira da; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Oliveira, Altamir Fernandes de; Souza, Andrey Lopes deDesde sua implantação, no ano 2014, o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Janaúba/MG enfrenta o problema da retenção de seus alunos. Por não haver um estudo científico sobre a retenção no BC&T, esta pesquisa procurou investigar as suas causas. O período de tempo escolhido foi entre o primeiro período de 2016 e o segundo período de 2017. A partir dos trabalhos de Pierre Bourdieu, Maria Helena Sousa Patto, François Dubet e Marilena de Souza Chauí, a pesquisa abordou o tema da retenção escolar à luz das teorias/discursos que historicamente a discutiram, identificando as interpretações das causas e consequências que essas leituras tiveram para a educação e, em especial, para universidades públicas na contemporaneidade. Para isso, enveredou-se pela discussão da implantação das políticas neoliberais na educação, pós década de 1990, e expansão das vagas no ensino superior brasileiro. Nesta pesquisa, procurou-se dar ouvidos aos principais sujeitos (discentes, docentes e membros do Núcleo Docente Estruturante) envolvidos no processo de retenção no BC&T, com o objetivo de identificar as suas causas e traçar o perfil dos discentes retidos nesse curso. Os resultados da pesquisa apontaram que a infraestrutura do prédio em que estava instalado o Campus, apesar de ter contribuído para os altos índices de retenção dos discentes que responderam ao questionário, não foi o único fator. Também foram apontados, pelos sujeitos pesquisados, outros fatores relacionados à instituição que contribuíram para a potencialização dos índices de retenção como: excesso de discentes por disciplina; forma inadequada de distribuição das notas; a didática de alguns professores e níveis de dificuldades das disciplinas. Constatou-se que, em geral, o primeiro e o segundo período do curso apresentam os maiores percentuais de retenção e que essa atinge com maior intensidade as mulheres e os egressos de escolas públicas. Os dados apontam que as situações de desigualdade e as relações de poder existentes na sociedade, acabam sendo reproduzidas no interior do ambiente educacional. Esses dados revelam que, embora todos tenham a mesma oportunidade de estudarem em um curso como o BC&T, nem todos possuem as mesmas condições, devido aos entraves socioeconômicos, de se desenvolverem. Por fim, trata da necessidade de implantação de políticas públicas de ações afirmativas, que proporcionem as condições para o desenvolvimento dos discentes pertencentes às classes sociais mais baixas.Item Caracterização da evasão escolar nos cursos de Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, entre os anos de 2014 e 2018(UFVJM, 2019) Leonarde, Geovana Silveira Soares; Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silvestre, Luiz Henrique Aparecido; Pacheco, Isabel Corrêa; Costa, Valéria Cristina daNo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através do Decreto Nº 6.096 de abril de 2007, foi criado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a redução da evasão era um dos principais objetivos programa. Como consequência do programa houve uma expansão da Rede Federal de Educação Superior, momento em que foram criados novos campi e novos cursos de graduação foram oferecidos. Em dezembro de 2007 a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) aderiu ao programa e a partir de então foi criado o campus do Mucuri na cidade de Teófilo Otoni. Com a adesão ao Reuni a UFVJM também colocou como meta em seu cronograma de execução a redução da taxa de evasão e assim o presente trabalho em concordância com as diretrizes da instituição caracterizou a evasão dos cursos de Ciências Contábeis, Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e Medicina do campus do Mucuri. Este estudo é descritivo, pois caracteriza o fenômeno da evasão na UFVJM – campus do Mucuri e para obtenção dos dados foram realizadas a análise quantitativa dos relatórios do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e a análise qualitativa de dados coletados em entrevista semiestruturada sobre as principais características dos discentes evadidos, bem como os motivos de desligamento do curso. Observou-se que os evadidos são majoritariamente do sexo masculino, provenientes de escola pública e com renda per capita inferior a um salário mínimo. Tem-se ainda que os fatores mais determinantes para a evasão não tinham relação com uma falha da instituição ou com a conduta dos professores, mas sim com a necessidade dos discentes de trabalhar e com as dificuldades que eles encontravam em assimilar o conteúdo da graduação dada a sua formação no ensino médio. Observou-se também que em todos os cursos pesquisados há discentes evadidos que reingressaram na própria UFVJM – campus do Mucuri que não aparecem nos relatórios oficiais de evasão. É necessário portanto que a UFVJM crie meios formais para investigar, de maneira contínua, os motivos da evasão para que possa ser realizado um aperfeiçoamento na forma com que os professores lidam com os discentes em sala, auxiliando-os nas dificuldades que possuem de acompanhamento de conteúdo. É necessário ainda que seja realizada uma melhor divulgação da grade curricular do curso e do conteúdo que será estudado durante a graduação para que o discente possa realizar sua escolha com mais confiança.Item Uso da consciência situacional em ambientes virtuais de aprendizagem(UFVJM, 2019) Silva, Dirlene Aparecida Almeida e; Assis, Luciana Pereira de; Berti, Claudia Beatriz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Berti, Claudia Beatriz; Pitangui, Cristiano Grijó; Silva, Cristiano Maciel daA Educação à Distância surgiu com o objetivo de alcançar diversas pessoas, inclusive as residentes em áreas isoladas ou que não tenham condições de cursar o ensino regular no período apropriado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), no Brasil o número de estudantes nesta modalidade vem crescendo a cada ano e, na mesma proporção, cresce a evasão. Por ser um fator preocupante para professores, tutores e gestores, instituições de ensino tentam descobrir os motivos da evasão, visto que afeta tanto os estudantes, que não conseguem alcançar o fim dos estudos, como a instituição cujo objetivo é prover formação a estes estudantes. Análise de Sentimento é uma área de pesquisa que vem se destacando no ambiente educacional. Objetiva estudar e analisar os sentimentos dos estudantes com objetivo de interpretá-los, podendo ser utilizada para mensurar a motivação destes, a partir de interações, como por exemplo, em fóruns educacionais. A criação de ambientes que envolvam, além da automação do processo de aprendizagem, a interpretação e compreensão do sentimento do estudante, pode auxiliar professores, tutores e gestores no processo de tomada de decisão para ações efetivas na prevenção da evasão. A compreensão da situação como precursora do processo de tomada de decisão é o conceito denominado Consciência Situacional. Este conceito refere-se à habilidade da pessoa que está envolvida obter percepção, compreensão e antecipação de um estado futuro da situação corrente. O conceito de Consciência Situacional possui potencial para ser aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A utilização de métodos e técnicas da Consciência Situacional aliada às técnicas computacionais da Análise de Sentimento em ambiente educacional são promitentes como caminhos para a solução da evasão observando o dinamismo de informações e situações geradas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe um Modelo de Apoio à Decisão fundamentado nos conceitos da Consciência Situacional e utilizando técnicas da Análise de Sentimento como auxílio na Tomada de Decisão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para a validação do modelo proposto foram utilizados algoritmos de Aprendizado de Máquina Supervisionado em uma base de dados sobre estudantes motivados ou não, a partir de postagens em fóruns educacionais. O Modelo de Apoio à Decisão é genérico e pode utilizar diferentes informações presentes no Ambiente de Ensino. Resultados dos experimentos indicam a viabilidade da utilização de tais técnicas como forma de suporte ao entendimento da situação em curso nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e apoio às decisões dos tutores e gestores.Item Evasão nos bacharelados interdisciplinares da UFVJM: Campus Diamantina(UFVJM, 2017) Campos, Cácia Aparecida; Andrade, Paulo César de Resende; Ignácio, Carlos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Ignácio, Carlos; Teixeira, Flaviana Tavares VieiraEm 2007, foi criado pelo governo Lula, através do Decreto Nº 6.096, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Entre os objetivos do REUNI estão a melhoria da qualidade de ensino interligando diferentes níveis, diminuindo a evasão e ampliando o acesso e a permanência do aluno na educação superior. Em 2009 a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) adere ao REUNI e são criados três institutos adotando o modelo interdisciplinar de ensino composto por três ciclos, sendo o primeiro chamado de Bacharelados Interdisciplinares (BIs), o segundo composto por cursos profissionais em áreas específicas e o terceiro correspondendo a pós-graduação. Após concluir o primeiro ciclo, o estudante pode seguir para o segundo ciclo, prosseguir para o terceiro ciclo ou ir direto para o mercado de trabalho. Este novo modelo de ensino busca amenizar problemas como a evasão, precocidade na escolha da carreira, e proporcionar ao aluno uma formação com uma visão mais ampla do mundo. O propósito da pesquisa foi analisar a evasão nos BIs, Campus Diamantina, na formação do primeiro ciclo deste novo modelo de ensino, compreender os motivos que contribuíram para a evasão e apontar qual a percepção discente sobre o funcionamento desta modalidade de ensino. Para a realização do estudo foi aplicado um questionário com cinquenta questões estruturadas e semiestruturadas com o objetivo de conhecer o perfil do aluno evadido e os motivos que o levaram a evadir. Outro questionário com quinze questões foi aplicado aos docentes com o mesmo objetivo. Constatou-se diferenças entre o perfil do aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) que estuda período integral e do Bacharelado em Humanidades (BHu) aluno do período noturno. Durante a pesquisa observou-se que razões internas e externas podem estar relacionadas com os motivos que levaram os alunos a evadirem como a falta de infraestrutura, de assistência estudantil da Universidade, falta de afinidade com o curso, dificuldades financeiras, incompatibilidade de horário de trabalho com o estudo, entre outras questões. Observou-se também que ainda não houve uma variação nos índices de evasão esperado com esta nova modalidade de ensino, sendo as mesmas similares aos dos cursos tradicionais. Apesar da ampliação das Universidades e da democratização do ensino, a permanência do aluno ainda não é garantida. Há necessidade de implementação de políticas públicas para diminuir o problema.