Pós-Graduação em Educação

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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

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    A docência da Matemática no ensino médio: adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas estaduais de Diamantina-MG no período do Ensino Remoto Emergencial
    (UFVJM, 2023) Monteiro, Fausto de Oliveira; Braga, Denise da Silva; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A necessidade constante de adaptação demanda dos profissionais da educação reflexão sobre suas práticas e sobre os sujeitos nelas envolvidos. Um dos desafios postos à educação escolar na atualidade foi a pandemia da COVID-19, a qual tornou necessária a transposição emergencial do ensino presencial para o ensino remoto, dada a necessidade de isolamento social. Diante das reestruturações emergentes nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto, mediante a demanda da continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, na ótica dos professores do ensino médio da rede pública estadual de Diamantina-MG. Buscou responder à seguinte problemática: como foi a adequação dos docentes para o uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação no ensino remoto em substituição ao ensino presencial? Como ocorreu o atendimento às demandas dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas da rede pública estadual de educação básica da cidade de Diamantina, durante a pandemia da COVID-19? Quanto à metodologia, este estudo se classifica como descritivo, de abordagem qualitativa e, além de uma rigorosa pesquisa bibliográfica que constou de legislação e de produções da área da educação, tendo como base a teoria sociointeracionista e o conceito de mediação de Vygotsky. Este estudo utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Para tal, foram entrevistados professores do Ensino Médio da área de Matemática e suas Tecnologias que ministraram aulas durante o Ensino Remoto Emergencial. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que os docentes enfrentaram dificuldades em diversos aspectos, sendo os principais referentes ao uso da tecnologia, pois muitos não possuíam habilidades suficientes para manusear as ferramentas digitais e/ou não dispunham de dispositivos, ou mesmo acesso à Internet, assim como os discentes, que não conseguiram manter a rotina de estudos devido às questões socioeconômicas e à familiaridade com a tecnologia como ferramenta de estudo. Com a redução das restrições de isolamento social e o retorno das aulas presenciais, esses docentes enfrentam o desafio relacionado às dificuldades de aprendizagem dos discentes, em virtude das perdas e das desvantagens relacionadas às dificuldades de acesso no período do ensino remoto. Entretanto, os professores afirmaram que conseguiram desenvolver mais habilidades em relação à tecnologia e tentam empregá-la com mais frequência no ensino presencial por meio do uso do laboratório de informática e aplicativos voltados para o ensino da matemática. Observa-se também, nesse contexto, a necessidade de reflexão contínua sobre os impactos do ensino remoto na educação e sobre as adequações e mudanças da escola pós-pandemia.
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    Contribuições do PIBID: um olhar dos licenciandos dos cursos de Matemática e Química na modalidade a distância da UFVJM
    (UFVJM, 2022) Santos, Tayane Gomes Pereira; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Niquini, Cláudia Mara; de Paula, Everton Luiz; Lannes, Wagner; Cabral, Wallace Alves
    A questão da formação de professores esteve presente, de diversas formas, ao longo do percurso pedagógico do Brasil. Ao longo da história, foram lançados desafios para a formação docente, e críticas à política educacional são levantadas, destacando-se as questões da desprofissionalização e da precarização da formação. Apesar de esta ser uma etapa essencial para a melhoria do processo de ensino, são muitos os obstáculos para a formação de professores, principalmente na modalidade EaD, em que o aluno necessita de maior disciplina/organização para planejar os estudos. Pesquisas têm mostrado que grande parte dos acadêmicos das licenciaturas abandona o curso, e muitos que o concluem optam por não atuar na área de formação. Na tentativa de fomentar a iniciação à docência nas instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura de graduação plena, para atuar na Educação Básica pública, foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esse programa consiste em uma proposta de incentivo e valorização da docência, promovendo a inserção do licenciando no âmbito das escolas públicas para desenvolver atividades didático-pedagógicas, orientadas por um professor-supervisor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar as contribuições do PIBID para a formação dos licenciados dos Cursos de Matemática e Química, modalidade a distância, da DEAD/UFVJM, uma vez que lhes é oferecida uma formação fundamentada na reflexão e problematização de situações reais relacionadas à atividade docente. Para tanto, a metodologia que se utilizou é do tipo exploratória, devido ao fato de esse tipo de metodologia apresentar características condizentes com o problema de pesquisa e com a natureza dos objetivos deste estudo. Sendo assim, a pesquisa utilizou como instrumentos de produção de dados a entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os pibidianos, sujeitos desta investigação, buscando identificar as contribuições do PIBID na visão deles. As análises desenvolvidas neste estudo apontaram que as atividades realizadas pelos bolsistas lhes permitiram experienciar a docência nos espaços reais da profissão, mostrando que a convivência no ambiente escolar público trouxe momentos estimulantes, criativos e diversificados, proporcionando contribuições à formação inicial dos licenciandos, tais como construção da identidade docente, melhor articulação entre teoria e prática, prática pedagógica no contexto real profissional e permanência no curso EaD. Por fim, o estudo fortaleceu a ideia de que o PIBID produz impactos positivos à formação inicial dos alunos-bolsistas, especialmente estudantes da modalidade EaD, contribuindo para a construção da identidade docente.
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    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica: compreensão dos programas a partir de licenciados em Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    (UFVJM, 2021) Oliveira, Tiago Henrique de; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Oliveira, Leida Calegário de; Cordeiro, Leandro Batista; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima
    A presente dissertação teve por objetivo compreender o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedágogica (RP) na formação inicial de professores, sob a ótica dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física (EFI) da UFVJM que participaram de ambos os programas, verificando suas aproximações com os estágios, o uso da carga horária na integralização do curso, a presença de documentos norteadores, além do desenvolvimento dos programas no ambiente escolar e no espaço da universidade. A partir de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas para a construção das informações, a amostragem foi composta por 06 (seis) egressos do curso de EFI da UFVJM que participaram por 6 (seis) meses do Pibid e 6 (seis) meses da RP durante trajetória acadêmica. Por envolver seres humanos a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da UFVJM, recebendo parecer favorável através do nº 4.122.356 de 29/06/2020. Os entrevistados relataram vários pontos importantes sobre ambos os programas, dando destaque às experiências que favoreceram o contato com estudantes da escola básica e suas realidades; além de participação em eventos e projetos adjacentes aos programas. A baixa utilização dos documentos norteadores foi algo realçado e o aproveitamento das horas da RP no estágio obrigatório do curso foi algo sinalizado como confuso. Entre distintas falas e experiências, torna-se possível afirmar que, os dois programas qualificaram a formação dos licenciados e contribuíram para o desejo de seguir uma possível carreira docente, realçando, contudo, as mazelas da educação pública e a necessidade de maiores investimentos na educação básica de brasileiros e brasileiras.
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    Magistério do nível médio do Campo e a formação continuada aos educadores dos assentamentos no Norte de Minas Gerais: o episódio da parceria UNIMONTES/PRONERA
    (UFVJM, 2021) Silva, Naura Sthocco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Neves, Leonardo dos Santos; Macêdo, Maria Ângela Lopes Dumont; Castro, Vanessa Gomes de
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a formação de professores para Educação do Campo no Curso de Magistério Nível Médio do Campo – Magicampo, ofertado pela parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, em convênio com o Incra, com fins de formar Educadores nos Assentamentos Rurais do Norte de Minas Gerais. Dessa forma, como problema de pesquisa, lançou-se o seguinte questionamento: como a proposta de formação de professores no Magicampo Unimontes/Pronera, desenvolvida entre 2006 e 2011, contribuiu para a formação continuada dos educadores do assentamento do Norte de Minas? Nesse sentido, busca-se analisar a proposta de formação de professores do Magicampo à luz do contexto das políticas públicas para a educação do campo. Para alcance desse objetivo, busca-se examinar a proposta curricular de formação do curso; analisar os apontamentos do programa e, por fim, identificar se os objetivos do programa foram atingidos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, que se desenvolve por meio da análise documental tomando como provas materiais de pesquisa o Projeto Pedagógico do Magicampo/ Unimontes, seu relatório final e as legislações pertinentes ao objeto investigado. Como resultados, entendeu-se que o curso Magicampo contribuiu com a formação de 19 professores nos assentamentos. Sob o ponto de vista qualitativo, foi responsável por propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas não vinculadas aos urbanos adaptados, o que causou a valorização do pensar e fazer educação aos moldes das realidades dos alunos formados.
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    A formação de professores da educação básica: a realidade do povo Pataxó da Aldeia Guarani
    (UFVJM, 2020) Figueiredo, Josinei Vilarino; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge de Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    A Educação Básica Indígena, direito elementar da etnia indígena, preconizado na Constituição Federal de 1988 e na LDBEN nº 9394/96, apesar dos diversos avanços, ainda esbarra em dificuldades, sobretudo no processo de formação dos professores. Nesse contexto, o trabalho em questão tem o objetivo de analisar o processo de formação dos professores da Educação Básica, da Escola Indígena Pataxó Bacumuxá, em Carmésia/MG.Para analisar essas questões se fez necessário realizar pesquisa de campo descritiva, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa 66 professores da referida escola, além dos caciques (lideranças) das três aldeias do município: Guarani, Imbiruçu e Kãmã Mirã, enfatizando então as questões de relações de poder na comunidade e o reflexo no contexto escolar. O instrumento utilizado para a produção do material empírico foi um questionário estruturado, além de observação do cotidiano dessa escola e registro de inspiração etnográfica, posto que o foco era elucidar a própria interpretação que o indígena faz de sua formação profissional. As anotações foram feitas em um diário de campo e serviram, também como fonte de análise. O aporte teórico e documental que subsidiou nosso estudo foram: as legislações educacionais que amparam a Educação Escolar Indígena e as obras de Santos (2009), Grupione (2006), Luciano (2006), Pereira (2009), Gerken et al (2004), dentre outras. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a importância da Universidade Federal de Minas Gerais na formação acadêmica do professor indígena. Foram constatados os avanços que essa modalidade de educação já alcançou, como o direito a uma escola diferenciada, com professores índios. Identificamos também os desafios persistentes, como a ausência de material didático específico à educação escolar indígena e outras oportunidades de formação superior para os professores. Destarte, com esse estudo esperamos contribuir para a consolidação da modalidade Educação Indígena no município de Carmésia/MG, bem como para a ampliação da formação docente superior e continuada dessa etnia e a discussão de toda a complexidade que envolve a temática. Concluímos, portanto, que no município em que o estudo se efetivou, essa formação vem acontecendo gradativamente, mas ainda esbarra em percalços consideráveis.
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    Percepções dos professores de matemática sobre a educação de tempo integral na Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto - Minas Gerais
    (UFVJM, 2020) Lima, Iracema Neves; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    O Tempo Integral apresenta-se como espaço de desafio e ao mesmo tempo como possibilidade na formação dos professores de Matemática. Para tanto, analisa-se a percepção desses professores quanto a sua formação para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática, na Educação integral/integrada da Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos, no município de São Gonçalo do Rio Preto, no Estado de Minas Gerais. Para isso, utilizou-se como aporte teórico: Justino (2016), Figueiredo (2017), Fiorentini e Lorenzato (2006) e Arroyo (2014), entre outros. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa documental e de campo por meio de entrevista semiestruturadas e observação das conversas entre professores em período de recreio, na sala dos professores, ou corredores da escola. Os dados foram categorizados, conforme a análise de conteúdo, de acordo com a forma de tratamento em pesquisa qualitativa. Como registro fez-se anotações no caderno de campo, gravações em áudio e/ou vídeo durante a entrevista semiestruturada, o que nos possibilitou reunir elementos para responder aos questionamentos. As contribuições teóricas utilizadas neste trabalho reforçam a importância, a centralidade e a complexidade da formação de professores que atuavam na Educação de Tempo Integral. Os resultados indicam uma distância entre a formação inicial e a prática docente no eixo integrador denominado: Acompanhamento Pedagógico na disciplina de Matemática frente ao propósito da educação integral/integrada. Dessa forma, conclui-se que ainda há necessidade de debater as políticas de formação, a qualidade dos processos formativos, as políticas públicas e os programas educacionais, bem como os currículos que asseguram a condição de assumirmos um profissional da educação capaz de se posicionar de forma crítica, reflexivo.
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    Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo e o projeto político pedagógico do curso de licenciatura na Educação do Campo – Unimontes: articulações possíveis?
    (UFVJM, 2020) França, Maria Nunes de; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo– Educampo, ofertado no período de 2007 a 2012, na Universidade Estadual de Montes Claros, possui consonância com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Para isso, tem-se como objetivos específicos compreender o contexto social e político brasileiro relacionado à Educação do Campo, entre o ano de 1998 e 2012, e a relação sócio-histórica educacional estabelecida entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, nesse período, bem como identificar o perfil dos alunos ingressos no curso superior em Licenciatura em Pedagogia do Campo. E, por fim, apontar os principais fundamentos propostos pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, relacionando com as propostas registradas no PPP do Educampo. A metodologia utilizada partiu de uma análise documental, que tomou de apoio o Projeto Político Pedagógico do Educampo articulado com as Diretrizes da Educação do Campo e as legislações que versam sobre o tema. Foram utilizados como aportes teóricos e metodológicos autores como Arroyo (2007), Molina e Jesus (2009), Caldart (2010), Fernandes (2004), Santos (2013), Machado (2009), Cury (2005) Gonh (2011), Moura (2011), Vendramini (2015), Vasconcelos (2011) e Freire (1993) entre outros. Como resultados, observou-se que os objetivos do Educampo atentam para formação continuada, bem como assegura a perspectiva de desenvolvimento autogestionário, conforme a Resolução nº 03/97 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os objetivos do PPP consideram as ações produtoras culturais como lastro da formação docente e propõem a realização de pesquisas para obtenção de conhecimentos diversos, articulando teoria e a capacidade criativa por meio de atividades no estágio curricular supervisionado atrelado à prática pedagógica. Por fim, apregoam a ideia de Desenvolvimento Sustentável como ação das atividades pedagógicas no processo de formação dos professores do campo ao definir nas ações curriculares a ação-reflexão-ação e a perspectiva de transformação da realidade do campo conforme determinado pelas Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002). Com resultados foram também encontradas divergências entre os objetivos do PPP e as Diretrizes da Educação do Campo. Não foi encontrado no PPP, de forma explicita, a questão da autonomia como critério da formação docente como requisito para atuar no espaço escolar sob a perspectiva de uma gestão escolar democrática. Não vislumbra também, de forma clara e objetiva, a atenção à preparação do docente para atender as demandas dos movimentos sociais relacionados à comunidade. Concluiu-se, portanto, que os objetivos postos pelo Projeto Político Pedagógico do Educampo atenderam parcialmente os princípios que lastreiam as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.