Pós-Graduação em Educação
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PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
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Item Assistência estudantil: um estudo do perfil socioeconômico dos seus assistidos no IFNMG Campus Januária(UFVJM, 2020) Silva, Wilton Rodrigues da; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Ramalho, Mara Lúcia; Fróes, Marli SilvaO Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária é uma instituição que alcança no ano de 2020 os seus 60 anos de existência. “Oferta educação gratuita e de qualidade e, nessa trajetória, tem-se valido de várias políticas públicas. A política pública em foco neste trabalho é o PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil que tem sido aplicada no IFNMG - Campus Januária desde 2011. Vale salientar que a escolha do tema traz consigo uma estreita relação do pesquisador com os processos relativos à Política de Assistência Estudantil realizados na instituição, onde atua como Técnico Administrativo em Educação desde 2010. Os alunos que recebem auxílios financiados pelo PNAES são escolhidos mediante análise socioeconômica, priorizando os que estão em situação de maior vulnerabilidade social. As políticas públicas são criadas e planejadas com o intuito de minimizar os relevantes problemas de uma sociedade. Ademais entendemos que é principalmente por meio delas que a sociedade pode ver algum tipo de avanço, seja em qual área for. Elencamos alguns teóricos que fundamentaram nossa pesquisa, como: Amabile (2012), Capella (2007), Dias (2012), Di Giovanni (2008), Easton (1965), Finatti et al (2007), Frey (2000), Gomes (2003), Mainardes (2007), Raeder (2014), Silva et al (2017), Souza (2006, 2007), além de alguns dispositivos legais que ancoram este trabalho. Pretendeu-se, ao fim desta pesquisa, fazer um mapeamento da oferta da Assistência Estudantil no Campus Januária, a fim de conhecer o perfil de seus beneficiários entre os anos de 2013 e 2017. Para conduzir a discussão e obter os dados necessários, foi escolhida a pesquisa na perspectiva exploratória com enfoque na abordagem quanti-qualitativa, sendo utilizada como método de coleta a pesquisa documental. Os resultados foram apresentados por meio de quadros socioeconômicos e gráficos, comentados individualmente, realizando-se uma análise qualitativa na busca da compreensão de elementos que ultrapassam as informações dos documentos. Pode-se, ao fim deste trabalho, concluir que a Política de Assistência Estudantil foi e é de extrema relevância para a permanência e êxito do aluno, e que o campus lida com um perfil de alunos, em sua grande maioria, de alta vulnerabilidade socioeconômica, com diversos desafios a serem enfrentados que vão além do financeiro.