Pós-Graduação em Educação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc

PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).

Browse

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Thumbnail Image
    Item
    Plataforma de suporte às ferramentas de aprendizagem para o ensino de lógica de programação na educação básica
    (UFVJM, 2017) Oliveira Júnior, Evandro José de; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo Cesar de Resende
    Alguns países são referência no ensino de computacão em escolas de ensino básico. Isso se deu pelo fato de não ensinarem somente ferramentas básicas contidas nos computadores, mas também os fundamentos da Ciência da Computacão e como eles podem ser aplicados no dia-a-dia. No Brasil praticamente não há ensino de computacão nas escolas. Com o objetivo de estimular a insercão da computacão na educacão básica do Brasil, este trabalho apresenta várias ferramentas de ensino e aprendizagem de programacão. Discute como essas ferramentas podem ajudar os alunos a desenvolverem características e conhecimentos desejáveis, tanto para a própria computacão quanto na sua interdisciplinaridade. É realizada uma análise sobre as características de duas dessas ferramentas: Blockly e App Inventor. Além disso, são apresentados exemplos de uso. Mostra também uma reflexão sobre a importância de trabalhar e desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico dos alunos através da lógica de programacão inserida nas escolas. Foi proposto nesta dissertacão o desenvolvimento de uma plataforma que reúna as principais ferramentas e oriente os alunos e professores sobre como usá-las. Este trabalho busca contribuir para escola, alunos e professores, apresentando ferramentas de ensino que interajam com crianças e adolescentes, de forma a proporcionar diversão e estimular a curiosidade.