Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item As contribuições da gestão escolar na superação da retenção discente: um estudo de caso no IFNMG/Campus Almenara no período letivo 2013/2014(UFVJM, 2016) Oliveira, Adalvan Soares de; Rodrigues, Cláudio Eduardo; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Rodrigues, Cláudio Eduardo; Ferreira, Mário Gomes; Ignacio, CarlosEsta pesquisa teve como objetivo compreender os fatores determinantes da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014, relacionados com os procedimentos adotados pela gestão escolar da instituição. Para alcance do objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os elementos que contribuem para a existência da retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara no período de 2013 a 2014; compreender as ações adotadas pela equipe de gestão escolar do IFNMG/Campus Almenara frente à retenção escolar e, consequentemente, melhorar a qualidade de ensino; e, por fim, verificar as ações possíveis à gestão escolar para superar a retenção escolar. Para o desenvolvimento do estudo, valeu-se de uma postura metodológica de natureza qualitativa, porém partilhada a dados quantitativos, constituída por uma parte documental e de campo com aplicação de questionário a 52 respondentes, sendo o público alvo composto por alunos e gestores. Os procedimentos metodológicos a caracterizam como um estudo de caso, uma vez que a investigação teve como propósito gerar conhecimentos aprofundados sobre uma realidade específica do IFNMG/Campus Almenara, caracterizando-se de natureza explicativa e exploratória. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores que impulsionam a retenção escolar no IFNMG/Campus Almenara são multifatoriais por estarem relacionados tanto no que se refere às questões individuais dos próprios alunos quanto às ações (ou ausência destas) de cunho institucional, bem como a aspectos familiares, sociais e culturais em geral. Todavia, mesmo que a retenção escolar não tenha determinantes específicos, é possível que a gestão escolar contribua tanto para sua superação quanto para estagnação ou retrocesso, dependendo da forma utilizada para gerir a unidade escolar da qual faz parte.