Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID: contribuições, desafios e possibilidades para o processo formativo da Pedagogia da UFVJM(UFVJM, 2016) Maia, Mânia Maristane Neves Silveira; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Machado, Liliane Campos; Ramalho, Maria Nailde MartinsTrata-se de uma investigação que tem como objeto de pesquisa o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID - enquanto processo formativo de incentivo à docência, desafios, possibilidades e contribuições desse para os bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, com sede na cidade de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Este trabalho vincula-se a linha de pesquisa "Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais" do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM e tem como questão norteadora, o questionamento acerca dos desafios, possibilidades e contribuições do PIBID em relação ao incentivo à docência para o processo formativo do acadêmico do curso de Pedagogia da UFVJM. O objetivo geral é analisar desafios, possibilidades e contribuições do PIBID em relação ao incentivo à docência para o processo formativo do acadêmico do curso de Pedagogia da UFVJM. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso que articula os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo de caráter qualitativo e quantitativo. Os sujeitos colaboradores foram vinte e dois acadêmicos e um professor coordenador do PIBID do curso de Pedagogia da UFVJM. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista. Para a análise dos dados criou-se as seguintes categorias de análise: políticas públicas; processo formativo; incentivo à docência e contribuições, possibilidade e desafios. A dissertação está organizada em seis capítulos. O primeiro apresenta a introdução, o segundo o percurso metodológico. O terceiro aborda as políticas públicas para as licenciaturas: contexto histórico e legal, discutindo as políticas públicas nos cursos de licenciatura e no contexto da formação de professores no Brasil, bem como a trajetória das licenciaturas em geral e do curso de Pedagogia da UFVJM trazendo também o perfil dos acadêmicos bolsistas do PIBID. No quarto, capítulo discute-se o PIBID no curso de Pedagogia da UFVJM enquanto processo formativo, focando a análise nas narrativas dos alunos e da coordenadora do subprojeto da Pedagogia. Finalmente, no quinto capítulo o PIBID como incentivo à docência desafios e possibilidades, concomitante as análises das narrativas dos sujeitos colaboradores. O estudo evidenciou o PIBID como um programa que, além de incentivar a docência, contribui para o processo formativo dos acadêmicos do curso de Pedagogia/UFVJM.