Pós-Graduação em Educação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/6e04c5af-29a2-4305-bbeb-1cb7813f7adc
PPGED - Programa de Pós-Graduação em Educação
Disponíveis também trabalhos do antigo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Instituições Educacionais (PPGGIEd).
Browse
Search Results
Item A violência escolar e a gestão de escolas públicas: percepção de gestores escolares em Montes Claros - MG(UFVJM, 2021) Dias, Gercilene de Freitas; Tameirão, Cinthya Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Tameirão, Cinthya Rocha; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e; Oliveira, Altamir Fernandes de; Sant'Anna, Antônio GeniltonA violência é vivenciada em diversos espaços e realidades da sociedade atual. Trata-se de um fenômeno complexo que pode ser estudado a partir de diferentes enfoques teóricos. No contexto escolar, a violência traz consequências diretas e indiretas aos envolvidos, sejam alunos, professores demais funcionários das escolas e familiares. A violência tem efeito sobre a atividade pedagógica, especialmente nas escolas públicas e afeta não somente a vida pessoal, mas pode ter efeitos para a prática profissional. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo compreender como a violência escolar afeta a gestão das escolas. O método utilizado foi o estudo de caso interpretativo envolvendo quatro escolas públicas estaduais do Município de Montes Claros-MG. Foram realizadas entrevistas com os diretores sobre a violência intra e extramuros das escolas, bem como seus efeitos nas práticas de gestão e no alcance dos objetivos educacionais. Este estudo inclui a análise de base de dados da Segurança Pública do município, de 2014 a 2019, e documentos relacionados à Segurança e Educação no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de violência, sobretudo moral ou psíquica, permanece elevada nas escolas envolvidas neste estudo. Contudo, tais ocorrências, se não relacionadas a danos físicos, parecem ser tomadas como parte da realidade escolar. Os entrevistados apontam que na sua percepção a violência nas escolas seja menor atualmente; embora dados da segurança apontam um entorno violento, o que afeta a comunidade escolar. Considerando os dados levantados, sinaliza-se para a necessidade de registros mais acurados relacionados a situações de conflitos e de violência nas escolas tanto no âmbito da escola, onde eventuais registros são lançados em livros de ocorrência, quanto no âmbito da segurança pública. Os resultados demonstram a importância de aprofundar a discussão sobre o tema e refletir sobre medidas necessárias para apoiar a gestão de escolas públicas.