Pós-Graduação em Zootecnia

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/5e1f8768-138b-4cc0-adac-4a90b886b20a

PPGZOO - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Cultivo de pós-larvas de tilápia do Nilo utilizando diferentes proporções de substrato concha/brita no biofiltro
    (UFVJM, 2011) Duarte, Eglerson; Pedreira, Marcelo Mattos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a proporção ideal de concha calcária/brita em biofiltro, no cultivo de pós-larvas de tilápia do Nilo. O experimento foi realizado no Laboratório de Aquicultura da UFVJM, entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2011. Pós-larvas de tilápia do Nilo na densidade de 13,3 pós-larvas/L foram cultivadas em aquários contendo biofiltros com 100% concha calcárias; 70% concha calcária/30% brita; 50% concha calcária/50% brita; 30% concha calcária/70% brita; 10% concha calcária/90% brita; 100% brita e como controle, aquário sem biofiltro, em DIC, totalizando sete tratamentos com três repetições. Os dados limnológicos e biométricos foram submetidos à ANOVA e as médias foram comparadas pelo teste de Duncan com p≤0,05. Para comparar os tratamentos que evolveram uma proporção concha calcária/brita, foi feita uma análise de regressão considerando nível de significância de 5%. Todas as concentrações de concha calcária/brita apesar de não influenciarem nos parâmetros morfológicos, mantiveram as condições da água adequadas para o cultivo de tilápia do Nilo, com exceção dos níveis de amônia, que em sua grande maioria, apresentaram-se acima da concentração recomendada para tilápias. Entretanto a não toxicidade aparente da amônia, no presente trabalho, pode estar relacionada aos valores de pH, que se mantiveram próximos do neutro possibilitando uma menor toxicidade do íon amônio. A proporção 30% de concha calcária e 70% de brita é recomendada como substrato de biofiltro, por apresentar a melhor taxa de nitrificação ao longo do experimento.
  • Thumbnail Image
    Item
    Larvicultura de Piabanha-do-Pardo (Brycon sp.) sob distintas concentrações de substratos de biofiltros e densidades de estocagem.
    (UFVJM, 2011) Dupim, Anselmo Eduardo; Pedreira, Marcelo Mattos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pedreira, Marcelo Mattos; Pereira, Idalmo Garcia; Silva, Robson Campos
    Objetivou-se com este trabalho comparar o desenvolvimento e sobrevivência de pós-larva de piabanha-do-pardo em diferentes densidades de peixes e diferentes concentrações de substratos de biofiltros internos de concha/brita/cascalho. Além disso, avaliar a qualidade da água das culturas submetidas aos tratamentos (temperatura, condutividade, pH, amônia, nitrito, nitrato e ortofosfato). As larvas de Brycon sp., piabanha do Pardo, peixe ameaçado de extinção na bacia do rio Pardo, foram de uma mesma desova, com um dia após a eclosão. As concentrações de substratos de concha/brita/cascalho e diferentes densidades de estocagem de larvas (0g/15 larvas/L, 0g/60 larvas/L, 40g/15 larvas/L, 40g/60 larvas/L, 80g/ 15 larvas/L e 80g/60 larvas/L). Os resultados do mostraram que concentrações maiores de biofiltros de concha/brita/cascalho tendem a limpar mais o meio de cultura, diminuindo os compostos nitrogenados, resíduos do metabolismo animal e permitindo um aumento da sobrevivência, mas nem sempre aumentar implica em melhoria dos parâmetros da água. Culturas com substratos com diferentes concentrações de concha/brita/cascalho dão uma melhor resposta a diminuição de compostos nitrogenados, propriedades da água e conseguintemente melhora ao meio de cultura.