Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/45cf571d-bf6d-42be-abd3-552d790ec7a4
PPGREAB - Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional
Browse
Item Validação de conteúdo da Caderneta de Orientação e Acompanhamento Pós Acidente Vascular Cerebral (COAP-AVC)(UFVJM, 2022) Vasconcelos, Bruna Fonseca; Machado, Thaís Peixoto Gaiad; Santos, Juliana Nunes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Machado, Thaís Peixoto Gaiad; Santos, Ana Paula; Schetino, Luana Pereira LeiteIntrodução: A validação de conteúdo verifica se a extensão de cada item de um material educativo atinge o interesse que ele se propõe e analisa a adequação do seu conteúdo, sendo realizada pelo julgamento de profissionais experientes na área. Objetivo: Realizar a validação do conteúdo da Caderneta de Orientação e Acompanhamento Pós-Acidente Vascular Cerebral. Metodologia: Desenvolvimento metodológico com abordagem quanti-qualitativa utilizando o Método Delphi e Análise de Conteúdo. A seleção e o contato com os juízes foram realizados por meio da Plataforma Lattes, com o envio do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo para atestar a concordância das respostas, com valor esperado acima de 0,90. Resultados: Foram realizadas duas rodadas do método Delphi, com participação de 14 enfermeiros, dos quais 64,3% tem experiência com AVC, 35,7% na atenção primária e 64,3% em produção de material educativo. O índice de concordância acima foi atingido na segunda rodada com média de 0,97. A análise de conteúdo identificou 5 categorias finais em que foram estratificadas as sugestões dos juízes: conformação, objetividade, precisão e percepção do material. Conclusão: A caderneta teve seu conteúdo validado por juízes especialistas quanto ao objetivo, estrutura/apresentação e relevância. A validação levantou aspectos importantes quanto à conformação, objetividade, precisão e percepção do material, que foram considerados para a produção da versão final do material educativo.