Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/45cf571d-bf6d-42be-abd3-552d790ec7a4
PPGREAB - Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional
Browse
Item A influência do ambiente familiar, percepção parental e condições socioeconômicas no vocabulário receptivo de crianças do ensino fundamental(UFVJM, 2021) Souza, Débora Ocarlina de; Santos, Juliana Nunes; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Juliana Nunes; Alves, Luciana Mendonça; Santos, Ana PaulaO vocabulário receptivo é um elemento de grande relevância no processo da comunicação, pois, através dele a criança desenvolve competências no que tange o desempenho de conversação e outras condutas que evoluem para uma melhor compreensão das palavras, bem como no desempenho acadêmico. O desenvolvimento do vocabulário receptivo depende não somente das condições biológicas dos indivíduos, como também dos fatores socioambientais presentes nos meios em que as crianças estão inclusas. Para tanto, o objetivo foi verificar a influência do ambiente familiar, da percepção parental e nível socioeconômico no desenvolvimento do vocabulário receptivo de escolares selecionados de escolas públicas de Ribeirão das Neves. Tratou-se portanto de um estudo observacional transversal analítico que previu a seleção de escolares do ensino fundamental, por meio de amostragem proporcional estratificada segundo a instituição de ensino, idade e sexo. Foi utilizado teste para avaliar o vocabulário receptivo, um inventário para qualificar o ambiente familiar, bem como um questionário para classificar o nível socioeconômico. Para o tratamento dos dados realizou-se análise bivariada e multivariada de regressão logística binária. Dos 263 escolares participantes da pesquisa, 131 são (49,8%) do sexo masculino, 142 são (54,0%) do terceiro ano do Ensino Fundamental, e possuem idade média 7,6 anos (±0,57). Em relação ao nível econômico, a maioria foi classificada na classe C (61%). Em relação ao teste de vocabulário receptivo, identificou-se 111 escolares com o vocabulário receptivo rebaixado (42,2%). Na análise bivariada observou-se relação entre a percepção parental acerca dos aprendizados da leitura, da escrita, repetência escolar e o vocabulário receptivo (p<0,05). Também foram para análise multivariada as variáveis recursos do ambiente e estabilidade da vida familiar (p<0,20). No modelo final de regressão logística binária permaneceram as variáveis percepção parental de dificuldade de leitura e escrita, estabilidade familiar. Para tanto, a percepção parental de dificuldade de leitura e de escrita e a falta de estabilidade familiar foram fatores associados ao pior vocabulário receptivo de escolares avaliados e, o nível socioeconômico não foi preditor significativo para o desempenho superior em vocabulário receptivo.