Departamento de Engenharia Florestal

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/3a950269-2281-4d8a-8880-8dbc0ab3ffcb

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 34
  • Thumbnail Image
    Item
    Aspectos biológicos de Tetranychus ludeni Zacher, 1913 (Acari: Tetranychidae) alimentados com folhas de batata-doce pulverizadas com o 2,4-D
    (Instituto Biológico, 2017) Silva, Ludmila Aglai da; Soares, Marcus Alvarenga; Aguiar, Luciana Monteiro; Ferreira, Caroline Conrado; Vieira, Estela Rosana Durães; Santos, José Barbosa dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Batata-doce [Ipomoea batatas (L.) Lam.] apresenta grande versatilidade de usos no Brasil. Com a ampliação das áreas de cultivo, essa espécie estará sujeita à contaminação por herbicidas. Eventualmente, organismos não alvos podem ser expostos aos resíduos. O objetivo deste trabalho foi avaliar aspectos biológicos do ácaro Tetranychus ludeni alimentado com folhas de batata-doce pulverizadas com diferentes doses do herbicida 2,4-D. O experimento foi conduzido no Laboratório de Controle Biológico da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, Minas Gerais. Foram utilizadas 175 fêmeas de T. ludeni e 6 doses de 2,4-D, em g.ha-1 (8,06; 20,15; 40,30; 80,60; 201,50; e 806,00), mais o tratamento- -controle com água destilada. Adotou-se delineamento inteiramente casualizado, com sete tratamentos e cinco repetições, contendo cinco fêmeas de T. ludeni em cada repetição. Foram avaliados a mortalidade inicial do ácaro em 24 h, o número de ovos, as ninfas e a longevidade das fêmeas. Os dados foram submetidos à análise de variância, sendo as médias significativas analisadas pelo teste de Duncan. Observou-se que doses maiores desse herbicida podem aumentar a mortalidade e reduzir a longevidade das fêmeas de T. ludeni.
  • Thumbnail Image
    Item
    Teores de massa seca de lab-lab cultivada em solos tratados com herbicidas mimetizadores de auxinas
    (UFVJM, 2015) Figueiredo, Leandro Vítor de [UFVJM]; Anésio, Arnon Henrique Campos [UFVJM]; Santos, Márcia Vitória [UFVJM]; Martins, Cézar Augusto [UFVJM]; Andrade, José Charlis Alves [UFVJM]; Souza, Eliana Lino de [UFVJM]; Andrade, Gilmara Alberta Morais [UFVJM]; Ribeiro, Ana Paula Meira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Este trabalho foi proposto com o objetivo de avaliar o efeito residual dos herbicidas triclopyr, 2,4-D e a mistura 2,4-D + picloram no teor de massa seca de plantas de lab-lab. O experimento foi dividido em duas etapas. A primeira parte foi conduzida em uma área de pastagem infestada por plantas daninhas pertencente à UFVJM, em Couto de Magalhães de Minas – MG. A segunda etapa foi realizada em casa de vegetação no Campus JK da UFVJM, em Diamantina – MG. O delineamento experimental adotado foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram três herbicidas: triclopyr (960 g ha-1 do equivalente ácido triclopyr); 2,4-D (1340 g ha-1 do equivalente ácido 2,4-D) e a mistura 2,4-D + picloram (720 + 192 g ha-1 do equivalente ácido 2,4- D + picloram) aplicados na dose recomendada pelos fabricantes, mais testemunha sem aplicação. Foi utilizado o Dolichos lablab (lab-lab) como espécie indicadora. As aplicações dos herbicidas foram realizadas em condições ambientais adequadas, utilizando um pulverizador costal, com bico de jato plano (leque) TT 110 02 e pressão constante de 200 kPa. Aos 40 e 280 dias após a aplicação do herbicida (DAA) foram coletados aleatoriamente, em cada parcela, amostras de solo na profundidade de 0 a 20 cm. Aos 40 dias após a semeadura (DAS), as plantas indicadoras foram colhidas, visando a determinação da massa seca de folhas vivas, caules vivos e total. Não foi observado alteração na massa seca das plantas de lab-lab cultivadas nos solos tratados com os herbicidas 2,4-D e triclopyr. Aos 40 DAA houve a morte das plantas quando cultivadas em solos tratados com a mistura 2,4-D + picloram. As plantas de lab-lab se mantiveram vivas durante o cultivo com solo aos 280 DAA para o tratamento com aplicação da mistura 2,4-D + picloram, entretanto, houve redução dos teores de massa seca. Os herbicidas 2,4-D e triclopyr não influenciaram a massa seca das plantas de lab-lab. A mistura 2,4-D + picloram levou às plantas de lab-lab a morte aos 40 DAA, entretanto, foi observado redução do resíduo do herbicida aos 280 DAA.
  • Thumbnail Image
    Item
    Levantamento fitossociológico em pastagem nativa de Paspalum notatum
    (UFVJM, 2015) Andrade, Brenda Fernanda de Souza [UFVJM]; Anésio, Arnon Henrique Campos [UFVJM]; Santos, Márcia Vitória [UFVJM]; Ferreira, Evander Alves [UFVJM]; Cruz, Priscila Junia Rodrigues da [UFVJM]; Dias, Renan Coelho [UFVJM]; Figueiredo, Leandro Vitor de [UFVJM]; Silva, Cícero Teixeira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Zootecnia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Departamento de Agronomia
    Objetivou-se com esse trabalho, realizar o levantamento fitossociológico em pastagem nativa de Paspalum notatum no município de Couto de Magalhães de Minas-MG. O levantamento fitossociológico foi realizado em pastagem nativa de Paspalum notatum no município de Couto de Magalhães de Minas MG. Para a identificação das plantas daninhas foi utilizado o método do quadrado inventário, lançando ao acaso na área 40 vezes um quadro de um metro de lado, totalizando uma área amostral de 40m2. Avaliou-se a frequência (Fre), densidade (Den) e abundância (Abu) das espécies encontradas na pastagem. Foram identificadas espécies distribuídas em seis famílias, destacando-se a família das Poaceae com cinco espécies. As espécies que apresentaram maior frequência (Fre) foram Sidastrum micranthum (malva-preta), Rhynchelystrum repens (capim-favorito) e Crotalaria incana (xique-xique), respectivamente. As espécies Eupatorium maximilianii (mata-pasto), Paspalum notatum (grama batatais) e Brachiaria decumbens (braquiarinha), apresentaram os maiores valores de densidade (Den), respectivamente. Paspalum notatum (grama batatais), Eupatorium maximilianii (mata-pasto) e Brachiaria decumbens (braquiarinha) foram às espécies que apresentaram maior abundância (Abu). A pastagem de Paspalum notatum encontra-se infestada com espécies daninhas necessitando controle e correção do manejo do pasto para maior desempenho animal.
  • Thumbnail Image
    Item
    Efeito residual de herbicidas mimetizadores de auxinas no teor de clorofila da lab-lab
    (UFVJM, 2015) Figueiredo, Leandro Vítor de [UFVJM]; Anésio, Arnon Henrique Campos [UFVJM]; Santos, Márcia Vitória [UFVJM]; Santos, Camila da Cruz Pimentel Moreira [UFVJM]; Vieira, Matheus Dias [UFVJM]; Jardim, Samanta Fróis [UFVJM]; Fonseca, Mariana Borba [UFVJM]; Silva, Márcio Cordeiro [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Departamento de Zootecnia
    Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito residual dos herbicidas triclopyr, 2,4-D e a mistura 2,4-D + picloram no teor de clorofila total de plantas de lab-lab. O experimento foi dividido em duas etapas. A primeira parte foi conduzida em uma área de pastagem infestada por plantas daninhas pertencente à UFVJM, em Couto de Magalhães de Minas – MG. A segunda etapa foi realizada em casa de vegetação no Campus JK da UFVJM, em Diamantina – MG. O delineamento experimental adotado foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram três herbicidas: triclopyr (960 g ha-1 do equivalente ácido triclopyr); 2,4-D (1340 g ha-1 do equivalente ácido 2,4-D) e a mistura 2,4-D + picloram (720 + 192 g ha-1 do equivalente ácido 2,4-D + picloram) aplicados na dose recomendada pelos fabricantes, mais testemunha sem aplicação. Foi utilizado o Dolichos lablab (lab-lab) como espécie indicadora. As aplicações dos herbicidas foram realizadas em condições ambientais adequadas, utilizando um pulverizador costal, com bico de jato plano (leque) TT 110 02 e pressão constante de 200 kPa. Aos 40 e 280 dias após a aplicação do herbicida (DAA) foram coletados aleatoriamente, em cada parcela, amostras de solo na profundidade de 0 a 20 cm. Aos 20, 27, 34 e 40 dias após a semeadura (DAS), foram determinados os teores de clorofila total. Aos 40 DAA, foi observada redução nos teores de clorofila total aos 20 DAS nas plantas de lab-lab cultivadas em solos tratados com os herbicidas estudados. O tratamento com aplicação da mistura 2,4-D + picloram aos 40 DAA resultou na morte das plantas de lab-lab a partir dos 20 DAS. Entretanto, os solos coletados aos 280 DAA indicam uma redução do resíduo da mistura 2,4- D + picloram, pois, foram observados menores teores de clorofila na lab-lab. Os herbicidas 2,4-D e triclopyr apresentaram baixo efeito residual nas plantas de lab-lab, entretanto, foi observado longo efeito residual no solo para a mistura 2,4-D + picloram.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação da degradação de pastagem pela infestação por plantas daninhas
    (UFVJM, 2015) Andrade, Brenda Fernanda de Souza [UFVJM]; Anésio, Arnon Henrique Campos [UFVJM]; Santos, Márcia Vitória [UFVJM]; Ferreira, Evander Alves [UFVJM]; Cruz, Priscila Junia Rodrigues da [UFVJM]; Dias, Renan Coelho [UFVJM]; Figueiredo, Leandro Vitor de [UFVJM]; Silva, Cícero Teixeira [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Objetivou-se a partir desse trabalho avaliar a degradação de uma pastagem nativa de Paspalum notatum a partir da ocorrência de plantas daninhas. O levantamento fitossociológico foi realizado em pastagem nativa de Paspalum notatum no município de Couto de Magalhães de Minas - MG. Para a identificação das plantas daninhas foi utilizado o método do quadrado inventário, lançando ao acaso na área 40 vezes um quadro de um metro de lado, totalizando uma área amostral de 40m2. Avaliou-se a frequência relativa (Frr), densidade relativa (Der), abundância relativa (Abr) e o índice de valor de importância (IVI) das espécies encontradas na área. Os maiores valores de frequência relativa (Frr) foram das espécies Sidastrum micrathum (malva-preta), Imperata brasiliensis (Sapé), Crotalaria incana (xique-xique) e Mimosa pudica (dormideira), respectivamente. As espécies Eupatorium maximilianii (mata-pasto), Paspalum notatum (grama batatais), Brachiaria decumbens (braquiarinha) e Cynodon dactylon (estrela roxa) apresentaram os maiores valores de densidade relativa, abundância relativa e índice de valor de importância. A presença de Brachiaria decumbens, Cynodon dactylon, Eupatorium maximilianii e a baixa frequência relativa da espécie nativa são indicativos que a pastagem encontrase em estádio de degradação avançado.
  • Thumbnail Image
    Item
    A dieta alimentar da presa Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae) pode afetar o desenvolvimento do predador Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae)?
    (Instituto Biológico, 2014-09-01) Menezes, Claubert Wagner Guimarães de; Camilo, Silma da Silva [UFVJM]; Fonseca, Arley José [UFVJM]; Assis Júnior, Sebastião Lourenço de [UFVJM]; Bispo, Diego Faustolo [UFVJM]; Soares, Marcus Alvarenga [UFVJM]; Universidade Federal de Lavras (UFLA) Departamento de Fitotecnia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Inimigos naturais são importantes para o controle de pragas em culturas agrícolas e forestais. A criação de insetos predadores em biofábricas deve ser de baixo custo para serem utilizados em programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP). O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de Podisus nigrispinus Dallas, 1851 (Heteroptera: Pentatomidae), alimentado com larvas de Tenebrio molitor Linnaeus, 1758 (Coleoptera: Tenebrionidae), criadas com as seguintes dietas: farelo de trigo, ração triturada ou peletizada para aves poedeiras e fubá de milho. Foram obtidos os parâmetros de desenvolvimento e reprodução necessários para calcular a tabela de vida do predador. Os parâmetros da tabela de vida revelaram crescimento populacional em todos os tratamentos. No entanto, a taxa líquida de reprodução (Ro) de P. nigrispinus foi menor quando alimentados com larvas de T. molitor criadas com fubá de milho, mostrando ser a alimentação menos adequada para esse predador. Por proporcionar maior número total de ovos, o farelo de trigo constituiu a melhor dieta para P. nigrispinus. Estudos sobre dietas de presas alternativas são importantes, pois podem favorecer a nutrição de inimigos naturais e, consequentemente, melhorar o desempenho das criações massais em laboratório.
  • Thumbnail Image
    Item
    Volume de substrato e idade: influência no desempenho de mudas clonais de eucalipto após replantio
    (UFLA - Universidade Federal de Lavras, 2013-06-01) Correia, Anne Caroline Guieiro; Santana, Reynaldo Campos [UFVJM]; Oliveira, Márcio Leles Romarco de [UFVJM]; Titon, Miranda [UFVJM]; Ataíde, Glauciana da Mata; Leite, Fernando Palha; Universidade Federal de Viçosa (UFV) Departamento de Engenharia Florestal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Celulose Nipo Brasileira S.A.
    O rápido crescimento inicial das mudas é um ponto crítico para o sucesso da plantação florestal. Neste estudo, objetivou-se avaliar a influência da idade e do volume de substrato utilizado na produção de mudas clonais de Eucalyptus urograndis no desempenho após o replantio. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com dez repetições, no arranjo fatorial 2 x 4 (mudas clonais produzidas em tubetes de 53 e 180 cm³ e com quatro idades - 60, 75, 90, e 120 dias) no espaçamento 3 x 3,33 m. Como tratamento adicional, avaliaram-se plantas de um plantio comercial, plantadas 20 dias antes da instalação do experimento. A utilização de mudas para replantio produzidas com maior volume de substrato possibilitou melhor crescimento inicial em campo. Entretanto, aos 12 meses de idade, o crescimento das mudas de replantio não foi influenciado pela idade e nem pelo volume de substrato utilizado para a produção das mudas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Modelagem da distribuição diamétrica de povoamentos de eucalipto utilizando a função Gama
    (UFLA - Universidade Federal de Lavras, 2013-06-01) Araújo Júnior, Carlos Alberto; Leite, Helio Garcia; Castro, Renato Vinícius Oliveira; Binoti, Daniel Henrique Breda; Alcântara, Aline Edwiges Mazon de; Binoti, Mayra Luiza Marques da Silva [UFVJM]; Universidade Federal de Viçosa (UFV) Departamento de Engenharia Florestal; Universidade de Brasília (UnB) Departamento de Engenharia Florestal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Neste estudo, avaliou-se o comportamento da função densidade de probabilidade Gama com 2 parâmetros para a descrição da distribuição diamétrica de um povoamento de eucalipto em diferentes idades. Um modelo de projeção da distribuição de diâmetros foi construído e ajustado aos dados das parcelas permanentes. Os ajustes da função Gama foram avaliados pelo teste de Kolmogorov-Smirnov (KS) e o modelo de distribuição diamétrica foi avaliado por meio dos coeficientes de determinação e gráficos de resíduos das estimativas geradas pelas equações que compuseram o modelo. As distribuições diamétricas estimadas pelo sistema de equações foram comparadas com as distribuições observadas pelo teste KS. A maioria dos ajustes apresentou aderência pelo teste KS. O modelo foi capaz de projetar as distribuições diamétricas de maneira satisfatória, acompanhando a tendência de achatamento da curva da distribuição em uma sequência de idades. Conclui-se que a função Gama pode ser utilizada em um modelo de projeção da distribuição dos diâmetros de povoamentos de eucalipto
  • Thumbnail Image
    Item
    Parâmetros fisiológicos de mudas de copaíba sob diferentes substratos e condições de sombreamento
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2012-07-01) Dutra, Tiago Reis; Massad, Marilia Dutra; Santana, Reynaldo Campos [UFVJM]; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho teve como objetivo avaliar parâmetros fisiológicos de mudas de copaíba produzidas sob o efeito de diferentes níveis de sombreamento e tipos de substratos. O experimento teve a duração de 130 dias e foi conduzido em blocos casualizados no esquema fatorial 5x4, com cinco substratos: Bioplant®; 70% vermiculita + 30% casca de arroz carbonizada; 40% vermiculita + 30% casca de arroz carbonizada + 30% fibra de coco; 50% vermiculita + 30% casca de arroz carbonizada + 20% areia; 70% vermiculita + 15% casca de arroz carbonizada + 15% vermicomposto de resíduo de indústria têxtil; quatro níveis de sombreamento (100, 70, 50 e 30% do pleno sol) e três repetições. O nível de sombreamento de 50% em relação ao pleno sol possibilitou a produção de mudas de copaíba com maiores teores de clorofila b e clorofila total, além de proporcionar os menores valores de transpiração diária e ao longo do dia das plantas. A área foliar, os teores de clorofila e a transpiração das mudas de copaíba independem do tipo de substrato, podendo ser produzidas em qualquer um dos meios de crescimento avaliados.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tree species occurring on ariparian slope and correlations with soil variables in the upper Grande River, Minas Gerais, Brazil
    (Universidade Federal de Santa Maria, 2012-12-01) Pereira, Israel Marinho [UFVJM]; Botelho, Soraya Alvarenga; Machado, Evandro Luiz Mendonça [UFVJM]; Silveira, Carlos Jose Andrade [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Lavras (UFLA) Departamento de Engenharia Florestal
    Historicamente, as paisagens florestais têm sido modificadas pela ação do homem, causando sua destruição e fragmentação ao explorar seus recursos. No entanto, as florestas têm papel fundamental de proteção ao meio ambiente, principalmente em encostas, topos de morros, lagos, nascentes e às margens de rios. O presente trabalho teve como objetivo conhecer a diversidade e a estrutura da vegetação de uma mata ciliar de encosta em Bocaina de Minas (MG) e identificar as principais variáveis ambientais que influenciam na distribuição espacial das espécies. Realizou-se um inventário da comunidade arbórea no período de 5 a 20 de junho de 2004, onde foram alocadas dez parcelas de 10m×40m, distribuídas sistematicamente por todo o fragmento. Todos os indivíduos arbustivo-arbóreos existentes no interior das parcelas com diâmetro a 1,30m do solo ≥ 5,0cm foram amostrados. Variáveis relacionadas ao substrato (pH, teores de P, K, Ca, Mg e Al, V, MO, areia, silte e argila) foram obtidas para cada parcela a partir de análises laboratoriais de amostras do solo. Outras variáveis como distância do rio e estágio sucessional também foram avaliadas. Para correlacionar as variáveis ambientais com a distribuição da abundância das espécies, foram utilizadas técnicas de análise de correspondência canônica (CCA) e correlação de Spearman. Os valores para os índices de diversidade de Shannon (H') e equabilidade de Pielou (J') obtidos foram 3,53 e 0,76. Os padrões emergentes das variáveis ambientais e a abundância das espécies indicam que estas se distribuíram ao longo do fragmento, principalmente em função do teor de P no solo e do estágio sucessional das parcelas. Além disso, várias espécies produziram correlações significativas entre sua abundância nas parcelas e as variáveis referentes ao estágio sucessional, variações edáficas químicas, texturais e distância até as margens dos cursos d'água.