Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/38f28c1c-e71e-4d36-a321-8fe8a3e09e1d
PPGSSA - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Ambiente
Browse
Item Análise de propagandas de medicamentos em jornais do município de Diamantina-MG, no período de 1903 a 1950(UFVJM, 2014) Pereira Júnior, Assis do Carmo; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Amaral, Leila Dias Pereira doNo início do século XX, tornou-se comum a necessidade de informação a respeito dos medicamentos e também a publicação de propagandas, a eles relacionadas, em jornais. O presente estudo objetivou identificar e quantificar os jornais do município de Diamantina-MG, no período de 1903 a 1950, bem como as propagandas de medicamentos neles contidas, analisando-as. Trata-se de estudo realizado nos jornais A Estrella Polar e Pão de Santo Antônio/Voz de Diamantina, os quais foram pesquisados no período de fevereiro a dezembro de 2013. Após a identificação e quantificação dos mesmos, foi realizada a análise das propagandas de medicamentos quanto à indicação, princípio ativo, efeitos colaterais, contraindicação, posologia, público-alvo, aspectos gerais e medicamentos utilizados atualmente. Após a autorização da Direção da Mitra Arquidiocesana de Diamantina, Museu do Pão de Santo Antônio e Biblioteca Antônio Tôrres, procedeu-se à visita aos arquivos. O estudo não foi enviado ao Comitê de Ética devido ao fato de tratar-se de pesquisa documental em arquivos abertos ao público. Como principais resultados destaca-se que, em relação à quantificação, foram encontrados 3.784 jornais, sendo 2.137 referentes ao Jornal A Estrella Polar e 1.647 ao Pão de Santo Antônio/Voz de Diamantina. Foram encontradas 826 propagandas de medicamentos no Jornal A Estrella Polar e 642 no Jornal Pão de Santo Antônio/Voz de Diamantina. Dessas verificou-se que 91 são inéditas e que houve destaque para as informações sobre a indicação dos medicamentos, registradas em 85 (93,4%) das propagandas, seguidas de 43 (47,3%) referentes à indicação do princípio ativo, 1 (1,1%) referente à informação sobre posologia, 19 (20,9%) referentes à informação relacionada ao público-alvo e 11 (12,0%) referentes aos medicamentos utilizados na atualidade. Não houve registro de efeitos colaterais e contraindicação. É oportuno ressaltar a riqueza de textos que objetivavam persuadir o consumidor quanto à qualidade, segurança e eficácia do produto, trazendo situações inusitadas e relações pouco convencionais, tais como associar o medicamento a um estabelecimento de renome no município, bem como propagar depoimentos de profissionais e/ou consumidores, atestando a qualidade e eficiência do medicamento.