Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
2 results
Search Results
Item Educação do campo na perspectiva das representações sociais de egressos e familiares sobre a Escola Família Agrícola de Tabocal(UFVJM, 2021) Rodrigues, Eurivaldo Nunes; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant'Anna, Paulo Afrânio; Andrade, Daniela Barros Silva Freire; Lima, Josélia Barroso QueirozAo campo brasileiro, lugar onde reside uma considerável parcela da população, tem sido atribuído, historicamente, um status de inferioridade em relação à cidade, o que, muitas vezes, tem ocasionado o não acesso a direitos essenciais, entre eles o direito a uma educação adequada a sua realidade. Essa situação desencadeou tensionamentos que promoveram a ressignificação do campo enquanto território de vida e espaço de cidadania, por meio da luta das comunidades rurais. O Movimento da Educação do Campo surge no final da década de 90, protagonizado pelos movimentos sociais e instituições ligadas ao acesso à terra e pela reforma agrária. A Educação do Campo se articulou primeiro nos assentamentos do programa da reforma agrária e, em um segundo momento, se expandiu para outras comunidades rurais. Dentre as várias iniciativas que contribuíram para a consolidação do Movimento da Educação do Campo, destacam-se as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). As EFAs tiveram sua origem na França, no ano de 1934, e chegaram ao Brasil em 1969. Seu modelo educativo consiste na interação entre “Tempo Escola e Tempo Comunidade”, conhecida como “alternância”, com o objetivo de produzir conhecimento de forma articulada com a vivência familiar e com a valorização da cultura e dos costumes dos povos do campo. Visando aprofundar o conhecimento sobre a proposta da Educação do Campo, mais especificamente, sobre seu impacto no enfrentamento dos desafios do campo e no vínculo identitário dos estudantes com o território, este trabalho foi realizado com a colaboração de egressos e pais de egressos da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFAT), localizada no município de São Francisco, norte de Minas Gerais, com o objetivo de identificar as Representações Sociais de egressos e familiares sobre a escola. Para isso, adotou-se o desenho de estudo de caso, de natureza qualitativa-exploratória, fundamentado na Teoria das Representações Sociais (TRS). Os dados foram produzidos por meio de “entrevistas narrativas”, que após transcritas e codificadas foram processadas pelo software Iramuteq, para análise lexical. O software apresentou como resultado cinco classes de palavras, delineando os campos semânticos que possibilitaram identificar as classes temáticas utilizadas para a discussão dos dados. Os indicadores obtidos revelam impactos positivos no vínculo identitário com o campo a partir da vivência dos estudantes no curso realizado na EFAT. Evidenciam que o diálogo entre escola–família–comunidade é imprescindível para a construção do conhecimento nas escolas do campo, bem como para o processo de ensino-aprendizagem. Destacam também aspectos relevantes que possibilitam a opção de escolarização e emprego no campo.Item Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha: um olhar sobre o PROCAMPO(UFVJM, 2016) Ansani, Carolina Vanetti; Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Lovo, Ivana Cristina; Ramos, Davidson AfonsoO presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise exploratória a respeito do processo de construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, o PROCAMPO/LEC, relacionado ao contexto de construção das lutas e políticas públicas em torno da Educação do Campo no Brasil, em Minas Gerais e mais especificamente no Vale do Jequitinhonha. Para tanto foi utilizado o estudo de caso, com pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, centrada nas mobilizações sociais em torno de uma perspectiva de educação camponesa e a resposta do Estado a essas demandas, bem como análise documental dos registros do PROCAMPO, e ainda em entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos em diferentes etapas de construção do PROCAMPO na UFVJM, a saber: representantes da administração da UFVJM e do curso, professor voluntário, egressos do curso, e representante da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. O que se observou neste estudo foi a desconexão entre as propostas elaboradas pelos movimentos sociais em relação à educação do campo quando estas se tornam políticas públicas. A rigidez das normas estatais, o pouco entendimento dos gestores sobre as demandas e propostas dos movimentos, além de divergências políticas provocaram descontinuidades entre as experiências educacionais construídas pelos movimentos e as políticas públicas implementadas a partir de uma orientação pela Educação do Campo. Tais descontinuidades foram observadas não só no âmbito geral, mas também no PROCAMPO da UFVJM e indicam pontos nodais que demandam maior abertura para o diálogo entre estado e sociedade. Também ficou explícita a fragilidade das políticas públicas de educação do campo, muitas vezes secundarizadas até mesmo pelas instituições que as acolhem. E por consequência, trouxe à tona a grande energia dispendida pelas organizações camponesas na manutenção dessas políticas, mesmo com críticas a seu formato e forma de implantação.