Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Demonstrações Formais em Matemática e Representações Visuais (Prova sem Palavras): uma proposta de correlação e complementariedade
    (UFVJM, 2021) Almeida, Luiz Otávio Abi-acl; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Informatica, no Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista, que objetivou discutir similaridades e contrapontos entre Demonstração em Matemática (prova formal) e a Representação Visual (prova heterogênea), aqui tratada como Prova sem Palavras (Proof Without Words). A pesquisa desenvolveu-se com um grupo de doze participantes por meio de uma Oficina Pedagógica on-line com aplicação de dez questões que permitem sua abordagem por demonstrações pelo Princípio de Indução Finita, por formulas da soma de elementos de uma sequencia em Progressão Aritmética ou Geométrica e pela metodologia Prova sem Palavras. Ao final da oficina, foi aplicado um questionário eletrônico, afim de coletar dados e informações que tangem as percepções e concepções dos participantes sobre a metodologia adotada, as provas e demonstrações tradicionais e as abordagens visuais para os somatórios presentes nas questões e trabalhados no conjunto dos números naturais e racionais. Finalmente, são apresentados e discutidos os dados coletados e as representações figurativas construídas pelos participantes a luz da literatura adotada.A partir do debate com as ideias dos autores e com a experiencia oportunizada pela Oficina, frente a atuação do grupo, a Prova sem Palavras e identificada como uma metodologia contributiva ao processo de formulação de ideias, de desenvolvimento do raciocínio, de identificação de padrões e de abstração para a generalização de formulas na Matemática.
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    Geometria esférica na formação de professores: a resolução de problemas como perspectiva metodológica
    (UFVJM, 2021) Camelo, Franksilane Gonçalves; Sellin, Weversson Dalmaso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Considerando o fato de que a Geometria Euclidiana por si só é insuficiente para a explicação de todos os fenômenos que nos rodeiam, a presente pesquisa aborda o ensino de Geometria Esférica na formação de professores, um tema raramente estudado nos cursos de Licenciatura em Matemática e com menor frequência ainda no ensino básico. Com o intuito de tornar este assunto mais acessível e contribuir para sua disseminação, foi elaborada uma Sequencia Didática, que foi aplicada em forma de minicurso, para alunos da Licenciatura em Matemática do IFMG - campus São João Evangelista sobre a introdução de conceitos iniciais de Geometria Esférica. De maneira a oportunizar os estudantes a agirem de forma ativa, com o intuito de torna-los protagonistas no próprio processo de aprendizagem, o recurso metodológico adotado foi a Resolução de Problemas no sentido de encarar os problemas como ponto de partida para introduzir um novo conhecimento. E para favorecer o processo investigativo que a Resolução de Problemas requer, a ferramenta de auxílio na resolução dos problemas apresentados foi o software de geometria dinâmica GeoGebra, que contribuiu na formação dos conceitos pretendidos. Como parte do referencial teórico, foi exposto o processo histórico que culminou com o surgimento da Geometria não Euclidiana, no qual o tema central foi a tentativa de demonstrar o Postulado das paralelas, um mistério que perdurou por cerca de dois mil anos e que teve resultados surpreendentes. Alem disso, foram apresentados autores que abordam o uso da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática, bem como suas diferentes concepções. Ao refletir sobre as discussões dos resultados da aplicação da sequência didática associados aos relatos dos alunos apos a realização do minicurso, podemos verificar que a sequencia didática elaborada e aplicada, levando-se em conta a metodologia e as ferramentas adotadas, contribuiu de forma positiva e eficaz na apropriação dos conceitos pretendidos.
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    Ensino e aprendizagem de função: desafios e perspectivas
    (UFVJM, 2017) Menezes, Silvia Teixeira Coelho; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Silva, Jose Fernandes; Canôas, Silvia Swain
    O presente trabalho compreendeu o contexto de estudantes do primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG, e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem do conceito de função. Mais especificamente, trabalhou-se com o conceito de função, para que o estudante fosse capaz de reconhecer quando uma relação entre grandezas se torna uma função; explorou o conceito de função nas suas ideias fundamentais em uma perspectiva diversificada; e, por fim, discutiu as principais representações que estão relacionadas ao conceito função. O conceito de função tem sua importância no campo da Matemática e de outras ciências que dele se utilizam.O caminho percorrido apresenta o desenvolvimento do conceito de função ao longo da história, a abordagem que os Parâmetros Curriculares Nacional sugerem para o ensino deste conceito, o uso da metodologia de resolução de problemas para ensino de matemática, uma breve análise das disciplinas de Fundamentos da Matemática Elementar I e I do curso de Licenciatura em Matemática e um levantamento sobre as atuais pesquisas sobre o conceito de função. Foi aplicada uma sequência de atividades para o estudante do Ensino Superior na expectativa de auxiliá-lo na compreensão do conceito de função. Os resultados obtidos com a pesquisa trouxeram aos discentes: a) Reflexão sobre o conceito de função ao propor atividades em duplas e a discussão dos resultados pelos estudantes. b) A percepção de que um gráfico ou uma tabela podem representar uma função, mesmo que não seja possível perceber sua representação algébrica. c) Um trabalho com a mudança de representação de uma função. d) A identificação das grandezas que compõe a função para, a partir delas determinarem o domínio e o contradomínio de uma função. e) Construção de gráficos de funções a partir da análise das expressões algébricas. f) Elaboração do conceito de função. Ressalta-se que a grande parte dos estudantes que participaram da pesquisa considerou que a mesma contribuiu para o avanço da percepção que tinham do conceito de função, além disso, consideraram que a metodologia adotada pode ser reproduzida por eles quando forem professores. Esse fato nos leva a considerar que a participação dos estudantes na pesquisa teve relevância na sua formação de futuro professor.
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    Geometria nas questões do Enem sob a ótica a resolução de problemas: um auxílio ao trabalho docente
    (UFVJM, 2017) Gomes, Mario Guimarães; Franco, Mauro Lucio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Wederson Marcos; Canôas, Silvia Swain; Franco, Mauro Lucio
    Esta pesquisa objetivou subsidiar os docentes nas atividades de Matemática relacionadas ao conteúdo de geometria, tendo em vista a formação de alunos baseadas nas habilidades e competências estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), pelas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN + Ensino Médio) e pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise documental com o intuito de caracterizar o estudo de geometria no âmbito escolar considerando tais competências e habilidades. Foi feita uma análise da metodologia de Resolução de Problemas no contexto da disciplina de Matemática com base em estudos de alguns autores. Nesse contexto, foram apresentadas as suas principais formas de abordagem, discriminadas todas as fases que compõem a resolução de um problema matemático, bem como apresentadas as características e estratégias de planejamento, inserção e desenvolvimento dessa metodologia pelos docentes, considerando aspectos relacionados à seleção dos problemas, à maneira de apresentação dos mesmos, à forma de organização das atividades e ao papel do aluno no processo. Além disso, foram selecionadas, apresentadas e resolvidas questões que compuseram o ENEM no período de 2009 a 2016 que abrangem a Competência de área 2 da Matriz de Referência do ENEM, 'Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela'. As questões foram resolvidas utilizando a metodologia de Resolução de Problemas, com a apresentação discriminada das fases da resolução. Em cada uma das questões são apresentadas as competências e habilidades a que está relacionada, com o intuito de contextualizá-la em relação às capacidades esperadas dos alunos para sua resolução. Com as análises e procedimentos realizados, é possível afirmar que a metodologia de Resolução de Problemas pode representar uma estratégia eficaz no processo ensino-aprendizagem de geometria, e pode servir de auxílio ao trabalho do docente, de modo a proporcionar aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades deles esperadas, bem como garantir que esse processo ocorra de modo significativo e contextualizado