Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Mãos e pés na terra: análise dos silenciamentos nos diagnósticos sobre o Jequitinhonha(UFVJM, 2022) Souza, Lauanda Lopes de; Sulzbacher, Aline Weber; Stocco, Aline Faé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sulzbacher, Aline Weber; Stocco, Aline Faé; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Leite, Ana Carolina Gonçalves; Mattos, André Luis Lopes Borges deA presente dissertação trata do discurso hegemônico construído sobre o Vale do Jequitinhonha no interior do processo de criação e consolidação dessa região de planejamento e intervenção estatal. Foram analisados os planos de desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha, escritos entre as décadas de 1950 e 1980, período histórico em que se criou e difundiu uma visão estigmatizada sobre essa localidade e de suas comunidades. A pesquisa assumiu a interseccionalidade como perspectiva de análise, considerando a articulação das opressões de gênero, raça e classe como elemento central para a compreensão da realidade. Buscou-se identificar como o silenciamento e a negação de uma diversidade étnica dos sujeitos e comunidades, em nome da construção da identidade regional/nacional revelam também o ocultamento da exploração histórica a que esses sujeitos foram submetidos. Realizou-se um levantamento histórico sobre a região, desde a sua formação até o processo de regionalização, buscando identificar os interesses ocultos em determinados discursos e estigmas e o papel do Estado nesse processo. Posteriormente, foram identificados os elementos da dinâmica social dos territórios da bacia do rio Jequitinhonha que foram negados e/ou silenciados no interior dos planos desenvolvimentistas que criaram a região “Vale do Jequitinhonha”. Como resultado, foi possível identificar que, desde o período colonial até o processo de regionalização, a invisibilidade e silenciamento em torno da realidade social e étnica da localidade funcionaram enquanto estratégia para uma contínua exploração e mutilamentos de sujeitos e comunidades do rio Jequitinhonha. Observa-se que algumas categorias como “pobreza” e “Homem do Jequitinhonha” se produzem diretamente da dimensão racial, ocultando um processo de domesticação dos corpos dos sujeitos em prol dos interesses do sistema capitalista. Dessa forma, além da expropriação do território, essa localidade tem se tornado um polo exportador de força de trabalho negra e barata para outras regiões, bem como de seus recursos naturais como a mineração.Item A integração e regionalização das políticas públicas para a educação básica no Alto Jequitinhonha(UFVJM, 2018) Silveira, Adeizete Gomes; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Vieira, Flávio César Freitas; Santos, Dayse Lúcide Silva; Neves, Leonardo SantosEste estudo pretende desvelar a integração e regionalização entre as políticas públicas educacionais contidas no Plano de Ações Articuladas (PAR), no Plano Municipal de Educação (PME) e nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de duas escolas municipais, situadas nos municípios de Couto de Magalhães de Minas e Datas, localizados no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais, no período de 2011 a 2018. Nessa pesquisa, propôs-se ainda: identificar as dimensões prioritárias estabelecidas no PAR pelos municípios da microrregião de Diamantina; desvelar no PAR e no PME destes municípios os pontos de integração e regionalização entre as demandas e verificar nos PPP das escolas municipais selecionadas pontos que indicam a materialização da integração e regionalização destas políticas. Para tanto, a proposta metodológica fundamenta-se na pesquisa documental de abordagem qualitativa que tem como recorte as demandas prioritárias para a elevação da qualidade da educação ofertada nesta região e os pontos de integração e regionalização com ênfase no diagnóstico da educação municipal. Tendo em mãos estes pontos procedeu-se a analise e discussão dos PPP das escolas municipais e a partir deles tem-se um panorama dos pontos que mostram coerência e alinhamento entre estas políticas públicas educacionais. Para chegar à resposta, a indagação que ampara este estudo recorre-se à conceituação das palavras chave que contou com o arcabouço teórico de alguns autores. Nos conceitos de território tem-se: Santos, Haesbaert, Saquet; e na significação de região e regionalização tem-se: Haesbaert, Lacoste, La Blache, Gomes, Albuquerque Júnior e Borges. Já na definição de integração tem-se: Bohlke, Eduardo Schaposnik, Herz e Ribeiro Hoffmann. Voltando à nossa indagação: existe integração e regionalização entre as políticas públicas educacionais contidas no PAR e no PME e estas se concretizam nos PPP das escolas municipais do Alto Jequitinhonha? Como o universo de pesquisa foram os municípios de Couto de Magalhães de Minas e Datas, podemos afirmar que existe integração e regionalização nos três documentos analisados. No PPP, verificam-se metas e ações que contribuem para a concretização das políticas públicas analisadas neste estudo. Desvelar tais pontos pode possibilitar a ampliação do olhar de pesquisadores e principalmente dos gestores acerca de reflexões necessárias ao sucesso no alcance das metas traçadas nos documentos com finalidade nacional - Plano Nacional de Educação – PNE, que orientam a organização dos documentos analisados nesta pesquisa em questão e culminam na construção de diretrizes norteadoras da organização do PPP das escolas municipais. As questões levantadas podem orientar novos estudos e os resultados alcançados podem ajudar os conselhos escolares no monitoramento e avaliação destas políticas públicas.