Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Thumbnail Image
    Item
    O gerenciamento do Projeto “Cursos FIC no Centro de Línguas do IFNMG” à luz das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK
    (UFVJM, 2023) Silva, Katiúscia de Sousa Pereira; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Segundo o Guia de referência de boas práticas de Gerenciamento de Projetos, PMBOK, a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades para cumprir seus requisitos possibilita que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente. Este trabalho teve como objetivo geral interpretar o Gerenciamento do Projeto “Cursos FIC nos centros de línguas do IFNMG: inclusão linguística por meio da formação continuada” à luz das Ferramentas e Técnicas do grupo de processos de Monitoramento & Controle do PMBOK, especificamente nas Áreas de Conhecimento Comunicação, Qualidade e Partes Interessadas. Para atingir esse objetivo, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza aplicada, com caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos, esta pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, tendo sido desenvolvido um levantamento de dados por meio de uma pesquisa documental. A pesquisa também envolveu uma análise bibliográfica centrada na teoria internacional de Gerenciamento de Projetos. Além disso, foi feita uma análise de dados e informações ex-post facto para compreender como ocorreu a gestão interna do Projeto. Foram sugeridas recomendações práticas que levassem em consideração a própria teoria e o tema pesquisado. Entre tais possibilidades, destacam-se a avaliação dos professores formadores pelos cursistas, a avaliação dos cursos pelos professores formadores e a aplicação de um teste de nível para os alunos ingressantes. Os resultados desta investigação indicaram que o tema Gerenciamento de Projetos Escolares ainda é pouco discutido na literatura nacional e no meio acadêmico. Esta constatação reforça a relevância deste estudo em contribuir com fundamentação teórica ou referencial para novas pesquisas. Em acréscimo, os resultados apontaram que os saberes em Gerenciamento de Projetos, pela aplicabilidade das Ferramentas e Técnicas de Monitoramento & Controle do PMBOK em projetos institucionais educacionais, em especial do IFNMG, podem colaborar significativamente para a melhoria dos serviços prestados, garantindo maior profissionalização administrativa e engajamento das equipes.
  • Thumbnail Image
    Item
    Inclusão Social: um estudo sobre a acessibilidade arquitetônica das escolas municipais de Diamantina/MG
    (UFVJM, 2023) Paranhos, João Paulo Batista; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Glasenapp, Sirlei; Silva, Merli Leal
    Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma investigação acerca da acessibilidade arquitetônica com perspectiva da Educação Inclusiva para o atendimento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas escolas municipais de Diamantina - Minas Gerais. E como objetivos específicos, o estudo possibilitou a identificação dos principais problemas que contribuíram ou que contribuem para a falta de acessibilidade em detrimento do cumprimento da legislação que garante a inclusão social dos alunos com deficiência. O estudo possibilitou ainda, uma análise acerca dos recursos financeiros para a adequação dos espaços físicos, extinção de barreiras, novas construções e ações que contribuem para a garantia da acessibilidade nas escolas municipais. Como referencial teórico, o trabalho fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e legislação que regulamenta o assunto. A Constituição Federal de 1988, a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que dispõe sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecida como Estatuto do Deficiente e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a Organização da Educação Brasileira, também conhecida como Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), são exemplos de diplomas normativos que balizou a questão central desse estudo. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, qualitativa. Num primeiro momento, utilizou-se de ligações telefônicas, visitas, reuniões e entrevistas com aplicação de um questionário presencial ao gestor municipal e técnicos da Gerência em Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação bem como visitas nas instituições educacionais com entrevistas e aplicação de questionários presencial aos diretores. Num segundo momento, foi realizada a aplicação de um questionário semiestruturado online dirigido aos professores da rede municipal de ensino. A pesquisa evidenciou que as instituições educacionais estudadas não dispõem de acessibilidade para atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e que, apesar de serem prédios relativamente novos, não contemplam a legislação que versa sobre a acessibilidade universal. A pesquisa mostrou-se relevante, uma vez que, pôde contribuir com sugestões e recomendações de utilização das Ferramentas e Técnicas de Projetos e Processos contidas no Guia PMBOK (PMI, 2017), quais sejam: a) Criação de um projeto de adequação dos espaços físicos, a começar de pelos de menos uma das escolas; b) Utilização de um dos cinco grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos, notadamente, o Processo de Iniciação do Projeto com suas Entradas e Saídas; c) Aplicação de planilhas de aferição da acessibilidade escolar nas aludidas instituições de ensino conforme modelo constante do apêndice N do presente estudo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Liderança e Gestão de Projetos nas ações de desenvolvimento: diagnóstico situacional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará entre 2020 e 2021
    (UFVJM, 2022) Farias, Alexandre Garcia de; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Gomes Pereira, João Antônio; Meireles, Eduardo; Glasenapp, Sirlei
    O objetivo central deste trabalho é verificar as ações de desenvolvimento sobre Liderança e Gestão de Projetos para o aprimoramento dos servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes: Identificar o perfil dos servidores efetivos da Unifesspa. Analisar o conteúdo abordado nas ementas dos cursos de liderança e gestão de projetos ofertados aos servidores da Unifesspa. Selecionar as necessidades de Desenvolvimento demandadas pelos servidores da Unifesspa entre 2020 e 2021. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a partir de referenciais teóricos encontrados nos meios impressos e eletrônicos nacionais e internacionais sobre o tema proposto. Somado a isso, realizou-se uma pesquisa documental no mês de dezembro de 2021 junto à Unifesspa, para constatar as ações de desenvolvimento através dos cursos de capacitação sobre liderança e gestão de projetos ofertados pela universidade entre 2020 e 2021. A partir da análise dos documentos, constatou-se demandas para os cursos de liderança e gestão de projetos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP. A Unifesspa em parceria com a Enap ofertou cursos dessas temáticas no ano de 2021. Constatou-se que no curso, a liderança foi ministrada com enfoque na gestão, já o curso de gestão de projetos além das técnicas e ferramentas, apresentou um enfoque na estratégia organizacional. Por fim, recomendou-se melhores práticas da temática abordada para a universidade supracitada.
  • Thumbnail Image
    Item
    Intervenção da Superintendência Regional de Ensino em uma escola do município de Diamantina: ações tomadas e possibilidades de aplicação de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos
    (UFVJM, 2019) Cruz, Círio Cézar da; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Ramalho, Mara Lúcia; Tameirão, Cinthya Rocha; Pereira, João Antônio Gomes; Meireles, Eduardo; Lima, Michele Bernardino de
    Diante de problemas nos âmbitos administrativo e financeiro das últimas duas gestões, assumidas por processo democrático, fez-se necessário no ano de 2016, que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino Diamantina procedessem à ruptura do uso da democracia, nomeando um servidor Analista Educacional/Inspetor Escolar como interventor, para assumir o papel de gestor escolar, na função de diretor. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar o processo que motivou a intervenção da SRE/Diamantina na gestão da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza do município de Diamantina-Minas Gerais, no período de 2015-2016, sob a ótica de Gerenciamento de Projetos. A pesquisa mostrou, quanto à classificação, uma abordagem qualitativa, exploratória, de fonte e análise documental e utilização de entrevistas semiestruturadas. O recorte temporal da pesquisa foi organizado entre os anos de 2015 e 2016, pelo fato, de nesse período, terem ocorrido duas exonerações de gestores da escola. Dessa forma, analisou-se a intervenção na escola pela SRE/Diamantina, visto que, nesse período, em um universo de 118 escolas, somente essa unidade necessitou de tal intervenção. A base teórica teve respaldo no Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK (2017), que consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, atitudes, Ferramentas e Técnicas de gestão para realizar o presente projeto de pesquisa. Entretanto, a pesquisa sugeriu sob a ótica do Guia PMBOK (2017), Ferramentas e Técnicas de gerenciamentos das práticas a serem seguidas para evitar que ocorram problemas nas áreas financeira e administrativa de escolas da SRE/Diamantina. O estudo possibilitou verificar elementos que justificassem para a área de gestão educacional, do processo de intervenção em instituição democrática de ação colegiada e sugeriu correção e redesenho nos demais procedimentos e ações a serem realizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino Diamantina - Minas Gerais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Gestão de projetos e coaching como metodologias para combate a evasão discente
    (UFVJM, 2019) Passos, Ricardo Fialho Silva; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Magalhães, Marcela Azevedo; Meireles, Eduardo; Pereira, João Antônio Gomes; Leonel, Marcelino Serretti
    O trabalho proposto visou analisar a evasão discente nos cursos de graduação pertencentes à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Utilizou como base teórica as técnicas de Gestão de Projetos (GP) do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), empregando a metodologia do Coaching pessoal e acadêmico com o intuito de buscar compreender se tais técnicas poderiam contribuir ou não para mitigar as taxas de evasão na UFVJM, mediante a perspectiva do discente. De acordo com as informações produzidas pelos questionários, verificamos que na perspectiva da maioria dos discentes que participaram do trabalho, a prática dos fundamentos da GP e Coaching pessoal e acadêmico são importantes e oportunas, contribuindo para a diminuição da evasão escolar nos cursos de graduação da UFVJM. Este estudo auxiliou os acadêmicos no sentido de avaliar as principais dificuldades enfrentadas em relação aos seus projetos pessoais e acadêmicos, podendo desenvolver estratégias que melhorem o seu rendimento em relação à capacidade de identificar suas necessidades prioritárias e aumentar a probabilidade de sucesso em alcançar seus objetivos. Esta experiência poderá auxiliá-los em futuras pesquisas e projetos pessoais, acadêmicos e profissionais.
  • Thumbnail Image
    Item
    Tecnologias integradas aos planos de gestão em projetos na construção civil: um estudo de caso
    (UFVJM, 2016) Oliveira, Acly Ney Santiago de; Cabral, Stenio Cavalier; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cabral, Stenio Cavalier; Oliveira, Altamir Fernandes de; Rocha Filho, Geraldo Moreira da; Porto, Thiago Bomjardim
    A quebra de paradigmas na indústria da construção civil tem se tornada rotineira, o crescimento vigente da concorrência, o aumento das exigências tanto do consumidor quanto dos órgãos fiscalizadores, a preocupação com o bem-estar do homem e a busca pela obtenção de um ambiente socialmente inclusivo, tem alterado as metodologias dentro do setor. Dessa forma, buscando gerar um trabalho inovador e que represente um modelo prático aplicável de como lidar, não somente com os procedimentos gerais e necessidades de melhorias competitivas e inclusivas do setor supramencionadas, mas também com as variáveis únicas de cada novo projeto, de forma a capacitar as empresas e profissionais do ramo a geri-los com eficácia, fez-se o estudo de caso de uma obra próxima ao município de Teófilo Otoni. Partindo das informações contidas no Guia PMBOK®, (Project Management Body of Knowledge), e de conhecimentos técnicos adquiridos em 11 anos de atuação em projetos de construção civil pelo autor, desenvolveram-se os métodos e planos de gerenciamento abordados nesse estudo de caso. A manutenção do escopo inicial com todos os parâmetros de qualidade exigidos, atendendo aos anseios do cliente e comunidade envolvidos, bem como a redução em cerca de 20% do tempo e custo disponibilizados para a construção da obra, a formação e aprimoramento da equipe, o cumprimento de metas e outros grandes ganhos foram contabilizados, assegurando assim, a solidez da nova tecnologia elaborada, o que traz consigo novos horizontes em gerenciamento de projetos no domínio da construção civil.
  • Thumbnail Image
    Item
    A gestão ambiental nas áreas de conhecimento e ciclo de vida em projetos como proposta para o PMBOK: uma revisão
    (UFVJM, 2017) Freitas, Vitória Irma Gonçalves Lopes de Faria; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Souza, Marcio Coutinho de; Fidelis, Joubert Roberto Ferreira; Pompermayer, Raquel de Souza; Oliveira, Altamir Fernandes de
    Essa pesquisa tem como objetivo formular uma proposta de área de conhecimento norteadora de gerenciamento ambiental para projetos. Discute a Gestão Ambiental e o sistema de gestão e aborda sobre os aspectos legais na Gestão Ambiental, refletindo sobre a legislação brasileira que a norteia. É descrito a metodologia aplicada pelo Guia PMBOK, e as funcionalidades das dez áreas do conhecimento hoje explicitadas no Guia, a saber: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas. Utiliza a pesquisa exploratória e bibliográfica para dar suporte a proposta desenvolvida. Na expectativa de formular a área de conhecimento em Gestão Ambiental, opta-se por descrever essa área em forma de diagrama de fluxos de dados do processo em função do ciclo de vida do projeto. Conclui-se que: existe uma necessidade de identificação de ferramentas e técnicas específicas para a Gestão Ambiental em projeto; necessidade de opiniões especializadas e conhecimento dos órgãos reguladores, tais como: engenheiros ambientais e Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); necessidade do licenciamento ambiental e de suas modalidades, quando for o caso, bem como do acompanhamento da validade da mesma; é imprescindível a criação de um plano de gerenciamento ambiental do projeto, que esteja de acordo com os vários outros planos já existentes em projetos.