Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Profissão docente: uma análise do processo de formação dos professores dos anos iniciais da rede municipal de educação de Diamantina – MG(UFVJM, 2017) Pires, Graciana Santos Leal; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Soares, Leonardo Aparecida; Neves, Leonardo Santos; Moraes, Emília Murta; Couto, Regina Célia doA presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores da rede municipal de educação de Diamantina aprenderam a ensinar. O questionamento surgiu a partir do acompanhamento da prática pedagógica de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, no período de 2011 a 2012, através de um Programa de Intervenção Pedagógica desenvolvido na referida rede de educação. Considerando o objetivo fez-se a opção por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com quatro professores que atuam em escolas urbanas e rurais da Secretaria Municipal de Educação de Diamantina – MG. As fontes utilizadas para coleta de dados foram a revisão bibliográfica, a entrevista e a observação da prática pedagógica dos professores. Os dados foram analisados à luz das contribuições teóricas de Nóvoa (1992), Pimenta (1996), Tardif (2010), dentre outros que discutem formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica. Na perspectiva de compreender o problema proposto, organizamos assim o trabalho: realização de um breve diálogo com a literatura, situando o tema em questão; apresentação do caminho percorrido com base nas opções metodológicas; caracterização dos sujeitos e espaços pesquisados; apresentação e análise dos dados da investigação e, por fim, exposição de uma síntese do resultado das entrevistas e uma tradução das observações. Os resultados apontam que o processo de formação dos professores pesquisados é permeado por diversos elementos constitutivos, como os cursos de formação inicial e continuada, de especialização e aperfeiçoamento, mas sobretudo pela singularidade das práticas desenvolvidas em diferentes contextos e pelos saberes experienciais construídos nesse percurso.Item As representações sociais sobre a profissão de terapia ocupacional dos acadêmicos e egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais(UFVJM, 2015) Dutra, Letícia Rocha; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maxta, Bruno Souza Bechara; Gomes, Wellington Fabiano; Sant’Anna, Paulo AfrânioA terapia ocupacional (T.O.) é uma profissão da área da saúde que existe hámais de um século. Entretanto, seja por leigos ou profissionais da saúde, a T.O. ainda é representada como mera ocupação ou como uma profissão que necessita de outro profissional para prescrever suas condutas, em que é possível destacar a falta de visibilidade da atuação do terapeuta ocupacional e o não aprofundamento nos conteúdos voltados às especificidades da profissão. O curso de T.O. alcançou o nível universitário em 1961; no entanto, ao final da década de 60, a formação do terapeuta ocupacional ainda estava ligada à ideia de um trabalho voltado para a reabilitação física. Apesar do amplo e crescente movimento sanitário brasileiro ocorrido na década de 70, das mudanças curriculares, da redemocratização e das mobilizações sociais e políticas ocorridas na década de 80, que tiveram forte impacto sobre os modelos de comunicação e serviços em saúde, a T.O. permaneceu limitada a um campo de objetivações que, ainda hoje, estigmatizam a profissão em sua área de atuação.Diante desse contexto, torna-se relevante compreender como os graduandosdeT.O., e seus egressos, constituem subjetividades que são emblemáticas para a compreensão do campo formativo, uma vez que refletem a conformação do corpo discente ao saber reificado, próprio do domínio acadêmico, que amolda para além dos espaços do saber- conhecer a própria estrutura representacional do saber-fazer, aquilo que constituirá a base identitária vinculada às práticas desse profissional. Esse estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos e egressos do curso de T.O. acerca da sua profissão.Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa com delineamento de estudo de caso com recorte transversal e amostragem não aleatória, com dados coletados no mês de novembro e dezembro de 2014. Participaram do estudo, acadêmicos e egressos do curso de T.O. da UFMG (n=100). Para a coleta de dados foi aplicada a técnica de evocação livre de palavras, frente ao termo indutor ‘pensar na profissão de T.O.’ Os dados foram processados pelo software EVOC2005. As evocações presentes no quadro de quatro casas de Vergès foram processadas pelo programa EVOC-Complex para a identificação e comparação das evocações dos subgrupos presentes – acadêmicos dos períodos iniciais, finais e egressos. Foi possível encontrar duas evocações,independência e autonomia, com alta frequência nos três subgrupos analisados. Ainda, como possível presença no núcleo central, foram encontradas as evocações reabilitação, ocupação, funcionalidade e cuidado. Averificação das palavras presentes na zona de contraste possibilitou identificar a evocação inclusão presente no subgrupo dos acadêmicos dos períodos iniciais, como uma importante representação emergente para eles, referida como a mais importante palavra evocada, no total das vezes em que foi citada.Para ampliação e mapeamento das evocações do quadro de quatro casas de Vergés, utilizou-se a análise hierárquica por similaridade e a análise de implicação (0.50 ≤ 1) processadas pelo software CHIC®. O cluster gerado pela análise de similaridade apresenta associações da atividade profissional de T.O. com a promoção da maior autonomia e independência dopaciente (0,98), bem como a adaptação nas suas atividades diárias (0,56). O grafo apresentou uma associação entre os termos saúde e reabilitação (0,71) e, a associação dos termos ‘qualidade de vida’ (0,61), ‘funcionalidade’ (0,61) e ‘atividades de vida diária’ (0,71), aos termos que estão mais fortemente implicados, autonomia e independência (0,98). Conclui-se, que tanto discentes como egressos, seja pelos elementos funcionais ou normativos encontrados na centralidade e nas periferias das representações, caracterizam o profissional de T.O como aquele que tem por atribuição promover maior adaptação, autonomia e independência aos pacientes atendidos. Este posicionamento emblemático salienta como os grupos estudados ancoram um caráter bastante ideológico voltado para as práticas do cuidado ao paciente, mas pouco crítico para a desconstrução de estigmas sociais (objetivações) que dificultam a transformação da própria realidade profissional em que a T.O. vê-se identificada. Seja pela estruturação curricular das disciplinas ofertadas, seja pela maior aproximação de discentes e egressos, faz-se de suma importância que os cursos incentivem debates entre serviços, demais profissionais de saúde e atores diretamente envolvidos no processo formativo, de maneira a refletir os vários aspectos que orientam e/ou desafiam a inovar à profissão de T.O.