Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item O fenômeno migratório e as políticas públicas no município de Couto de Magalhães de Minas-MG(UFVJM, 2022) Cruz, Elias Moisés Barbosa; Salgado, Hebert Canela; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O Vale do Jequitinhonha é uma região que apresenta um número relevante de imigrantes e emigrantes, o município de Couto de Magalhães de Minas, localizado na região do Alto Jequitinhonha, também fez parte desse fenômeno social constante na nação brasileira, pois, o fenômeno migratório no Brasil foi um processo muito relevante na história dos brasileiros, em relação a este contexto, observa-se que o sistema migratório está muito presente na atualidade, onde os motivos dos fluxos migratórios são diversos, e as políticas públicas tem um papel fundamental em erradicar a migração, pois, uns dos motivos dos fluxos migratórios, é o fator econômico, assim, o objetivo geral da pesquisa é investigar de que forma o Programa Bolsa Familiar (PBF) e a Agricultura Familiar atuam na dinâmica migratória no município de Couto de Magalhães de Minas-MG. Os objetivos específicos são, identificar o contexto histórico do fenômeno migratório no município de Couto de Magalhães de Minas; investigar os dados sobre o aspecto migratório, o Programa Bolsa Família (PBF), o Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (PRONAF) no qual é vinculado a Agricultura Familiar no município de Couto de Magalhães de Minas. A urbanização e o êxodo rural foram peças-chave no contexto brasileiro, e as políticas públicas tiveram uma influência considerável nesse processo. O município de Couto de Magalhães de Minas está completando 58 anos de emancipação política, com isso, as políticas públicas tiveram um papel fundamental na dinâmica do município, programa como Bolsa Família (PBF) e a Agricultura Familiar (PRONAF), são respectivamente, essenciais para transferência de renda e geração de renda, sendo assim significativos para erradicação do fenômeno migratório.Item Por detrás da porta: um estudo de caso sobre a violência doméstica em Turmalina a partir da escuta das mulheres agredidas(UFVJM, 2023) Ribeiro, Viviane da Silva; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O presente trabalho tem como foco o estudo de caso de mulheres que enfrentaram as violências domésticas e que tiveram acesso às políticas públicas protetivas em Turmalina/MG. O estudo tem por análise as violências domésticas como um dos fenômenos que afeta a sociedade e adquire diversas facetas no espaço e no tempo. A sociedade brasileira, no processo de construção democrática, parece refazer seus conceitos sobre o que é opressão, violência, preconceito. Neste processo há uma nova análise do que oprime seus indivíduos, as famílias, os grupos excluídos e práticas que eram “naturais” até então são consideradas, hoje, como violação de direitos. Com as mulheres, o que percebemos é que as violências são uma imensurável agressão aos direitos humanos, mas ainda fazem parte do nosso cotidiano e são naturalizadas e silenciadas pelo patriarcado. Neste estudo, assumimos o entendimento de compreender o fenômeno a partir do diálogo e da escuta das mulheres vitimadas pelas violências domésticas, do município de Turmalina (Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil), e conhecer como elas (re)significam suas trajetórias, após romper e enfrentar o ciclo das violência via políticas de proteção. Interessa-nos, ainda, evidenciar pelas narrativas os desafios e os impactos destas políticas, sobretudo no que tange à Lei Maria da Penha. A participação efetiva das mulheres como sujeitas desta pesquisa foi parte importante do processo deste trabalho para possibilitar o rompimento do silêncio e a invisibilidade que marcam as violências do patriarcado. O metodologia utilizada foi o estudo de caso, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com as mulheres em questão, para assim analisar o conteúdo de forma qualitativa e qualitativa, por meio dos dados de violência disponibilizados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais/Observatório de Segurança Pública/Núcleo de Pesquisa e Extensão, entre os anos de 2018 a 2021.Item Políticas educacionais em Minas Gerais: estudo acerca do estímulo à educação empreendedora em instituições públicas educacionais(UFVJM, 2023) Honorato, Eliane de Souza; Gomes Pereira, João Antônio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A implantação do “novo ensino médio” em todo Brasil, se propôs realizar uma reformulação educacional, estruturada a partir da educação empreendedora, visando fomentar processos didáticos pedagógicos com ações mais atrativas para os jovens, diminuindo indicadores de evasão escolar. Para tanto a pergunta problema que norteou este estudo identificou como as políticas públicas educacionais estão estimulando a Educação Empreendedora para o Ensino Médio em uma instituição pública de Minas Gerais? O objetivo geral foi constatar como as políticas públicas educacionais vêm estimulando a educação empreendedora em uma instituição pública educacional de Governador Valadares/MG. A metodologia caracterizou-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos procedimentos, survey, documental e bibliográfica, reconhecendo como instrumento de coleta de dados, questionário de opiniões, constituído segundo a escala Likert, com 55 questões, que fizeram proximidade com a educação empreendedora. As mesmas foram subdividas em categorias de análise: Ideias de Oportunidades, Recursos e Ações, sendo respondidas por 32 professores do ensino médio. Os resultados da pesquisa foram contextualizados e compilados em um diagrama de causa efeito, segundo Ishikawa, que evidencia entre outras implicações uma implantação educacional que não considerou a representatividade dos docentes, se constituindo por um processo de comunicação que se absteve da identificação dos stakeholders e shareholders que poderiam estar envolvidos e validar resultados dentro das expectativas dessa reformulação. Desse modo a implantação foi percebida mais como uma imposição, na qual foram negligenciadas as especificidades sociais, econômicas, culturais e geográficas da cidade de localização da instituição de referência desse estudo. Como por exemplo, sua característica quanto aos efeitos migratórios para o exterior de sua população. Ou ainda permitiu a convivência e correlação entre instituições educacionais que optaram em ofertar modalidades distintas do ensino médio. Este fato colidiu com a permanência dos alunos no ensino médio em tempo integral, optando por matricularem-se no ensino médio regular e assim terem como contribuir com a renda familiar, através dos vínculos de trabalho. Por estes e outros motivos os resultados da pesquisa sugerem que o ambiente escolar se mostrou instável; turmas foram unificadas em conseqüência do número reduzido de alunos. Os professores por sua vez perderam horas/aulas e sem representatividade quanto aos processos decisórios de implantação educacional, comprometeram sua identidade didática em decorrência da assimilação de conteúdos identificados nos itinerários formativos, para os quais não se sentiam familiarizados ou eram inviáveis em decorrência da falta de estrutura. As conclusões, advindas é que a educação empreendedora, enquanto viés de transformação se apresenta potencialmente comprometida quanto ao propósito de desenvolver no discente, habilidades e competências, como previsto pela Base Nacional Comum Curricular. Os motivos da evasão que justificam essa reforma educacional perpassam por implicações e especificidades regionais, para os quais outras políticas públicas precisariam estar ancoradas. Haja vista que a educação empreendedora, como foi instituída no novo ensino médio, pode não ser capaz de suplantar os indicadores que induzem a não freqüência escolar, haja vista que o desinteresse é apenas um dos motivos que levam os jovens a abandonarem os ambientes educacionais, fato identificado nesta pesquisa.Item Formação e identidades docentes performadas pelos licenciandos e pelas normativas do Programa Residência Pedagógica: um estudo inspirado na Teoria Ator-Rede(UFVJM, 2022) Neves, Grazielle Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A presente pesquisa tem como objetivo, descrever, a partir da Teoria Ator-Rede (TAR), os movimentos de translação identificados nos documentos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e nas respectivas falas dos residentes, no que se refere à construção de redes identitárias e de formação docentes. Sendo assim, o presente trabalho busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que translações de interesse podem ser identificadas nos documentos do PRP e na perspectiva dos residentes sobre a formação e a identidade profissional docente? A partir do marco teórico da nossa pesquisa, a TAR, utilizamos alguns conceitos, dentre os quais destacam-se a translação, as composições de interesse e a performatividade. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O cenário da nossa investigação foi o PRP, e os sujeitos investigados foram os residentes do subprojeto Biologia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Como técnica para coleta de dados utilizamos a análise documental e um grupo focal com 11 residentes. Os dados documentais e do grupo focal foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados apontam que a implantação do PRP trouxe alguns impactos para as unidades curriculares, em especial para o curso de Ciências Biológicas da universidade estudada, atingindo principalmente os estágios supervisionados. Do ponto de vista da TAR, o PRP figura como um ponto de passagem obrigatório que facilita a implementação de políticas do Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo que estas tenham uma maior penetração e aceitação nas universidades, afetando assim, a autonomia universitária. Os dados do Grupo Focal (GF) revelam que a maior parte dos residentes entrevistados performa uma identidade instituição, e que o PRP, em geral, promove uma identificação dos licenciandos com a docência.Item O Ensino de Ciências na Base Nacional Comum Curricular: análises das percepções dos professores atuantes e em formação inicial nas escolas de Diamantina(UFVJM, 2022) Souza, Patrícia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa teve o objetivo de compreender como foi o processo de discussão e implementação do currículo de Ciências baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em algumas escolas da SER de Diamantina. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Verificar a ocorrência da implementação da BNCC e do Currículo Referência de Minas Gerias (CRMG) na ministração do ensino de Ciências nas escolas de Diamantina; 2) Identificar nos relatórios de Estágio de Ciências a presença da BNCC e sua aplicação no ambiente escolar e no Ensino de Ciências; 3) Verificar como acontecem as adequações dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas em relação à BNCC e ao CRMG; 4) Identificar a presença (ou não) de recursos (infra estruturais, humanos e pedagógicos) utilizados para a implementação das propostas da BNCC para o ensino de Ciências. Para a organização dessa pesquisa, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica buscando na literatura existente informações que pudessem servir como subsídios para este estudo. A metodologia utilizada para a coleta de dados ocorreu por meio de dois instrumentos: o primeiro consistiu na aplicação online de dois questionários abertos, aplicados remotamente, sendo um para os 15 docentes da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II de escolas estaduais, municipais e privadas, da SER de Diamantina, participantes e o outro foi aplicado para 20 licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O segundo instrumento consistiu na pesquisa documental e exploratória dos relatórios dos estagiários que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências no segundo semestre de 2019 e no ano de 2020. A metodologia de análise de dados consistiu na ATD e as categorias que emergiram foram 1) A BNCC a partir das Teorias do Currículo; 2) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências; 3) Influência da BNCC e do CRMG no ensino de Ciências e 4) Implementação das propostas curriculares para o ensino de Ciências. Como resultados essa pesquisa obteve que os processos educativos vêm avançando de acordo com o que é proposto pelos documentos educacionais. Entretanto pôde-se perceber que a as diretrizes estabelecidas pela BNCC para o EC do EF II emergiram, a partir das respostas dos professores e licenciandos, no dia a dia educacional como um currículo tradicional.Item O Transporte Escolar Público nos municípios do Médio Jequitinhonha: um olhar para as políticas de formação para os motoristas(UFVJM, 2023) Prates, Viviane Patrícia Costa; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpetuo Socorro de Lima; Neves, Leonardo Santos; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eO presente estudo tem a sua origem em eixos estruturantes da Linha de Pesquisa 2 – Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM; e tem como objetivo analisar as políticas públicas implantadas no território da Microrregião de Araçuaí, no período de 2018 e 2019, em prol da orientação e/ou formação dos motoristas do transporte escolar vinculados ao quadro das Secretarias Municipais de Educação, com um olhar para a qualidade social da educação. Trata-se de uma pesquisa documental, pautada na perspectiva de Cellard (2012), que se serve de uma abordagem qualitativa e de uma análise de conteúdos desenvolvida na perspectiva de Franco (2006). Os dados analisados se serviram de documentos constitucionais e infraconstitucionais informados pelos municípios, objeto do estudo: Araçuaí, Itinga e Virgem da Lapa em Minas Gerais. Como aporte teórico, esse trabalho se fundamenta dentre outros em Amabile (2012); Santos (2008); Freire (1997); Peroni (2015); Rodrigues (2020); Santos (2021); Flasch (2012); Silva (2009). Ao final das análises, chegou-se à organização de três categorias: A formação e/ou orientação do motorista escolar: lacunas e perspectivas; Arcabouço legal: do nacional ao regional; A organização de rotas para o Transporte Escolar nos municípios: Araçuaí, Itinga e Virgem da Lapa/MG. Essa organização possibilitou que fossem construídos direcionamentos, no sentido de compreender a problemática: As políticas públicas implantadas no território da microrregião de Araçuaí, no contexto de 2018 e 2019, apresentam elementos que caracterizam um diálogo com orientações e/ou formação dos motoristas do transporte escolar, da frota própria, vinculados ao quadro das Secretarias Municipais de Educação, dessa localidade, com um olhar para a qualidade social da educação? Assim, a pesquisa desvelou que o aprimoramento da qualidade social da educação, ofertada aos usuários do serviço de Transporte Escolar, demanda uma prática de ações intersetoriais; melhoria da comunicação entre o gestor da Secretaria Municipal de Educação, os diretores das escolas e usuários do Transporte; que a gestão pública, por meio de parcerias com Institutos Federais, Universidades, autoescolas e outros órgãos afins, promova a formação continuada do motorista do transporte escolar. A partir desta pesquisa, conclui-se que o Transporte Escolar é um programa que fortalece as políticas de acessibilidade dos estudantes às instituições escolares, mas necessário se faz que os municípios utilizem meios científicos para construir indicadores que favoreçam a organização de políticas de formação do motorista escolar, com impacto na qualidade social da educação.Item Inclusão de jovens estudantes da comunidade quilombola de Queimadas/Serro–MG em uma escola urbana(UFVJM, 2022) Saraiva, Magna da Conceição; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Pinto, Helder de Moraes; Gomes, Elizabeth MoreiraAs lutas por direitos e garantias de uma educação que, de fato, contribua para a formação e para a ressignificação da cultura negra sustentam-se em uma história de resistência e de busca por um espaço digno na sociedade, com a concretização das práticas de afirmação da identidade quilombola. Em vista disso, o estudo apresenta, como objetivo, a análise das diferentes formas de aquisição da educação formal, da inclusão dos educandos e da formação curricular dos jovens estudantes, matriculados na Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, remanescentes da comunidade quilombola de Queimadas, na região do Serro, no estado de Minas Gerais. Para isso, discutiu-se acerca do processo histórico de formação dos quilombos no Brasil, em Minas Gerais e especificamente na região do Serro. Também, buscou-se compreender o processo histórico e político das leis que tratam sobre o currículo da comunidade quilombola, do ensino da história e cultura afro-brasileira. Além disso, intentou-se, especificamente, identificar o currículo da Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, apontando sua construção, desenvolvimento, falhas e acertos. Realizou-se, portanto, uma análise documental e qualitativa, mediante referenciais teóricos do Projeto Político Pedagógico da escola em questão e entrevistas e questionários aplicados aos alunos, ex alunos, mães de alunos e professores da escola. Essas entrevistas foram realizadas por meio do método da história oral temática, uma ferramenta que possibilita a produção de conhecimento a partir da subjetividade e da sutileza envolvida na produção narrativa. Os resultados apontam que houve avanços teóricos, conceituais e legais decantados no ordenamento jurídico brasileiro que asseguram direitos a esses povos quilombolas, dentre eles, políticas de educação específicas para as escolas inseridas em seus territórios. Contudo, os dados demonstram também que esses avanços não foram traduzidos no cotidiano da Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, Serro-MG que atende estudantes pertencentes a comunidade Quilombola de Queimadas. Concluímos que a invisibilidade e o silenciamento da cultura e história negra e quilombola no currículo, fragiliza os modos de pensar uma educação escolar quilombola, pois a visão eurocêntrica e excludente ainda persiste nos currículos dessa instituição de ensino. Ressalta-se a importância desse estudo para avaliar o processo de implementação de políticas públicas de educação para os povos quilombolas em uma região historicamente construída pela mão de obra negra escravizada, que formou nesse território uma das maiores diásporas africanas em solo brasileiro. Deste modo, é de extrema importância dar visibilidade a esses estudantes remanescentes de quilombo, assegurando-lhes o direito de conhecer e vivenciar suas histórias e tradições, principalmente no ambiente escolar.Item Desafios dos planos municipais de educação no território da região metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais (2014-2019)(UFVJM, 2021) Pereira, Wilmara das Graças; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo Santos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro eA presente pesquisa tem por finalidade analisar os planos municipais de educação, no período de 2014 a 2019, dos municípios localizados no território da região Metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais, quais sejam Confins, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo com vistas a responder se existe relação entre as ações propostas no Plano Municipal de Educação – PME (objeto da pesquisa), com a concretização das ações divulgadas e/ou registradas nos meios de comunicação como sites, jornais, revistas, atas, fichas de avaliação e monitoramento, entre outros. Para a organização do marco teórico, necessário para a consecução dos objetivos partiu-se de um referencial prioritariamente fundamentado nos estudos de Cury (2011), Didonet (2001) e Saviani (2010) e de outros autores que dialogam com a temática em pauta. Assim, pode-se afirmar que a construção do texto que compõe a dissertação em questão, se serviu de pressupostos da realidade educacional, enfatizando considerações e críticas implícitas na discussão dos pesquisadores referenciados no estudo. Como pressupostos metodológicos, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental e se serviu de uma análise de conteúdo. Como resultado, foi possível compreender que o PME, pode ser considerado um importante instrumento para a realização do diagnóstico das demandas educacionais do município, tendo em vista o seu caráter integrador das diversas instituições educacionais, portanto, um motivador da organização de políticas públicas educacionais. No entanto, quando se busca identificar a relação entre as demandas registradas no diagnóstico do PME e a execução dos programas e projetos educacionais no município, percebe-se a existência de uma lacuna, que traz como ponto central o desafio de construir uma unidade nos municípios pesquisados, em relação às metas do PNE (2014), às demandas diagnósticadas no PME com o desenvolvimento de programas e projetos. Diante de tal percepção, o estudo em questão desvela a necessidade eminente de se intensificar a formação dos gestores municipais, no sentido de melhor compreensão, dos elementos que poderão viabilizar o alinhamento entre os marcos constitucionais e infraconstitucionaise a concretização das ações.Item Análise da articulação intersetorial e interinstitucional sobre as ações do centro de referência especializada da população em situação de rua no município de Teófilo Otoni(UFVJM, 2022) Aguilar, Eliane Moreira; Santos, Márcio Achtschin; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)A rua tem sido referência de moradia para algumas pessoas, que de forma nômade percorrem diversos espaços do território, e mesmo assim, como qualquer outro cidadão brasileiro, tem direito à saúde, à educação, ao trabalho e renda, à habitação, à assistência social e a qualquer outro direito elencado na Constituição Brasileira. Somente por meio de uma atuação intersetorial e interinstitucional e com políticas públicas sistematizadas para autonomia, articulada entre poderes executivo, legislativo e judiciário, seria possível atender às demandas decorrentes das pessoas em situação de rua. Este estudo objetivou analisar a articulação intersetorial e interinstitucional sobre as ações do Centro de Referência Especializada da população em situação de rua no município de Teófilo Otoni/MG. As ferramentas metodológicas utilizadas foram a pesquisa exploratória e bibliográfica com consulta a documentos oficiais publicados em endereço eletrônico do governo federal e estadual, bem como do Centro POP de Teófilo Otoni/MG (Relatórios, Atas de reuniões e Ofícios). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que a intersetorialidade e interinstitucionalidade está aquém das propostas do Decreto 7053, de 23 de dezembro de 2009, que instituiu a política para a população em situação de rua. Concluiuse que é preciso haver um arranjo potente e capaz de modificar a forma como a política interfere no cotidiano do público assistido pelo Centro POP e Consultório de Rua em Teófilo Otoni, sendo importante as discussões em torno dos mecanismos de assistência à população em situação de rua para que essas organizações venham a construir suas próprias redes intersetoriais em padrões distintos de regulação e coordenação, determinando o processo de implementação de políticas públicas.Item As veredas político-pedagógicas das escolas do campo de Araçuaí MG(UFVJM, 2021) Amaral, Magda Matos Tanure do; Silva, Vanessa Juliana da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta dissertação de mestrado apresenta em seu texto um estudo sobre as políticas públicas educacionais ofertadas à população jovem do campo, da cidade de Araçuaí-M.G., localizada no Médio Jequitinhonha. A Educação do Campo então é aqui abordada como promotora do “respeito às diferenças como princípio de combate à exclusão” (CALDART (org), p.239). Destarte, a Educação do Campo balizará as discussões que elucidam a dicotomia existente entre o currículo e juventude do campo, no microcosmo investigado. O escopo metodológico da pesquisa cunhou-se na estrutura da Pesquisa Documental, utilizando como fonte de dados primários os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das instituições participantes. Para tal, buscou-se inicialmente elencar as escolas públicas da região anteriormente mencionada, ofertantes do Ensino Médio e que estejam situadas em área considerada rural ou que atenda majoritariamente jovens do campo. A partir dos critérios de inclusão, três escolas da Rede Estadual de Educação foram definidas como objeto de estudo: A Escola Estadual Bom Jesus da Aguada Nova, a Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim e a Escola Estadual José dos Santos Neiva. Os povoados de Baixa Quente, Alfredo Graça e o Distrito de Engenheiro Schnoor, consecutivamente, sediam as escolas investigadas nesta pesquisa. O objetivo geral proposto foi o de desvelar como as políticas públicas educacionais para a juventude do campo são contempladas na proposta curricular das escolas campesinas de Araçuaí-M.G. Para que se alcançasse tal objetivo, realizou-se a interseção comparativa entre os PPP’s das instituições e as ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Foram localizadas nos documentos ações de promoção à prática pedagógica da Educação do Campo nas comunidades e, também, foram identificadas ausências e insuficiências curriculares, acentuando as lacunas educacionais existentes na formação dos jovens do campo, no tangente às suas peculiaridades. Das três escolas pesquisadas, duas são concebidas como escolas de localização rural e a terceira, apesar de ser identificar como urbana, atende majoritariamente a população do campo, fato que lhe confere a identidade de escola do campo. A análise dos dados seguiu o crivo da metodologia de Análise do Conteúdo, consequentemente fomentando a categorização dos elementos relevantes evidenciados. As considerações de fechamento do estudo sugerem a revisão dos PPP’s, aproximando a juventude do campo da ampliação da compreensão do seu meio, do fortalecimento e reconhecimento da sua identidade e do desenvolvimento do protagonismo juvenil perante a sua comunidade e a sua vida. A inclusão dos jovens em conselhos deliberativos e outros processos democráticos escolares foi apontada como estratégia de reposicionamento dos jovens na gestão escolar, além da integração dos mesmos nas avaliações de desempenho qualitativo, que atualmente é realizada de maneira unilateral. Autores como Miguel Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Freire, Maria José Carneiro, Bernard Lahire e Pierre Bourdieu enveredaram a discussão teórica pelos caminhos que convergem à temática pesquisada, bem como as análises na perspectiva social da juventude do campo no contexto educativo.