Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Cuidados de Enfermagem e qualidade da assistência ao paciente idoso hospitalizado: uma revisão narrativa
    (UFVJM, 2023) Trindade, Sissy Araújo; Queiroz, Ana Carolina Lanza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Introdução: A população brasileira está envelhecendo rapidamente, de forma inevitável e progressiva. Logo, é extremamente necessário atentar-se ao processo diante dos cuidados necessários, voltados para esse público. O processo de fragilização da pessoa idosa pode repercutir diretamente no aumento de internações hospitalares que, por sua vez, podem desencadear em alterações em da sua capacidade funcional, e piora de qualidade de vida. Objetivo: Neste sentido, o presente trabalho buscou identificar e discutir sobre a qualidade da assistência hospitalar ao paciente idoso. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa de caráter descritivo, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), com foco na qualidade da assistência prestada ao paciente idoso no contexto hospitalar. A pesquisa bibliográfica foi limitada à língua portuguesa, com um recorte temporal a partir de 2013, ano em que se tornou obrigatória a notificação de eventos adversos nos serviços de saúde. Resultados: Foram identificados cinco artigos, que enfocaram o processo de alta qualificada e da transição de seus cuidados (TC); a assistência hospitalar ao idoso vítima de Fratura Proximal de Fêmur; o uso terapêutico de sangue e seus componentes; a satisfação de pacientes idosos no que tange à prática do jejum pré-operatório. A partir da leitura e discussão de cada um, reforça-se a importância de estratégias voltadas para a segurança do paciente, o ambiente hospitalar e no processo de desospitalização, investindo no acolhimento, na escuta qualificada, estratificação do risco, e comunicação com o paciente idoso e seus familiares.
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    Cuidado farmacêutico ao paciente idoso hospitalizado: uma revisão integrativa da literatura
    (UFVJM, 2023) Moreira, Maryhatna Thayana de Oliveira; Araújo, Lorena Ulhôa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O cuidado em saúde ao paciente idoso internado requer uma abordagem sistematizada para a avaliação e o manejo das condições clínicas geriátricas, uma vez que tais pacientes são mais vulneráveis devido o uso de múltiplos medicamentos, presença de comorbidades e as alterações farmacodinâmicas e farmacocinéticas decorrentes do envelhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma síntese das evidências científicas sobre a importância do cuidado farmacêutico, por meio da realização dos serviços clínicos farmacêuticos, com o paciente idoso hospitalizado. E para tal, foi realizada uma revisão integrativa fundamentada na pesquisa bibliográfica, método que agrupa a produção científica relevante acerca de um tema preestabelecido. A busca dos artigos foi através do Scielo e da Biblioteca Virtual em Saúde com utilização dos termos farmacêutico clínico, saúde do idoso, serviço de farmácia hospitalar e segurança do paciente combinados com o conectivo ‘AND’. A pesquisa bibliográfica foi limitada à língua portuguesa, com um recorte temporal de 2013 a 2022. Foram selecionados 14 artigos que contemplavam a atuação do farmacêutico clínico, por meio da prestação dos serviços farmacêuticos, no contexto hospitalar e com foco no paciente idoso. Os estudos apresentaram grande variação metodológica, e foram desenvolvidos por meio da oferta do acompanhamento farmacoterapêutico, da conciliação medicamentosa e da educação em saúde. As evidências encontradas neste estudo sugerem que o serviço clínico farmacêutico, de forma integrada a equipe multiprofissional de saúde, impacta de forma positiva no cuidado em saúde do paciente idoso hospitalizado, garantindo assim, maior segurança e efetividade no uso do medicamento.
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    Erros no processo da administração de medicamentos e estratégias para minimização em um hospital de Minas Gerais
    (UFVJM, 2021) Dias, Jannayne Lúcia Câmara; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cambraia, Rosana Passos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cambraia, Rosana Passos; Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Paes, Silvia Regina; Rodrigues, Telma Geralda Andrade Câmara
    A segurança do paciente no processo de hospitalização se tornou uma grande preocupação nos diversos órgãos de saúde. É necessário buscar estratégias para evitar os erros de medicação e garantir uma assistência segura e livre de danos. O objetivo deste estudo foi analisar os erros relacionados ao processo de administração de medicamentos registrados em formulários de notificação e implementar estratégias para minimização em um hospital de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, quantitativa e descritiva, com levantamento de dados secundários, através de um formulário estruturado por (Monzani, 2006), em um Hospital de Minas Gerais, por meio de análise das notificações dos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados em junho e julho de 2020, sendo posteriormente digitados e analisados. Foi utilizado o programa Excel 2013 e o software Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) versão 22.0. Realizaram-se análises descritivas das variáveis, com a apresentação de frequências absolutas e relativas. A pesquisa obteve aprovação do comitê de ética em pesquisa por meio do parecer de número 4.072.842. A partir da análise dos dados foi possível demonstrar 112 erros, sendo em 2017, 06 erros (5,40%), 38 em 2018 (33,90%) e em 2019, 68 (60,70%). Destes, a categoria que mais notificou os erros foi a liga acadêmica de enfermagem, gestão e auditoria 44 (39,30%), seguidos de 29 (25,90%) enfermeiros e 20 (17,80%) técnicos de enfermagem. Os profissionais envolvidos nos erros foram 80 (71,40%) técnicos de enfermagem e quando estratificados se as notificações estavam nominais, observou-se que 106 (94,65%) não possuíam identificação e 06 (5,35%) tinham identificação do profissional que cometeu o erro. Ao analisar a ocorrência dos tipos de erros registrados na instituição, identificou-se a predominância dos erros de registro na checagem dos medicamentos 45 (40,20%), seguidos de erros de omissão 33 (29,40%). Quanto à ocorrência dos erros por turno de trabalho, 19 foram no turno matutino, correspondendo a (17%), 28 no vespertino (25%), 52 no noturno (46,40%) e 13 não houve especificações (11,60%). Ao avaliar a classe farmacológica identificou-se que 51 (42%) não havia especificações, ficando evidente a fragilidade no preenchimento do formulário de notificação, 08 (7%) foi referente a erros envolvendo antibióticos, 06 (5%) reposição hidroeletrolítica e 05 (4%) anticoagulantes. Considerando os achados da pesquisa, foram realizadas intervenções para minimização dos erros, a saber: adoção de fluxograma de administração de medicamentos, criação da Comissão de Farmácia Terapêutica e do manual de padronização de medicamentos. Dessa forma, implementar estratégias e ações buscam evitar novos erros e consequentemente aumentam a segurança dos pacientes.
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    Desenvolvimento, implementação e avaliação de um website sobre segurança medicamentosa do paciente
    (UFVJM, 2020) Viana, Danuza Maria Silva; Telles Filho, Paulo Celso Prado; Cambraia, Rosana Passos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cambraia, Rosana Passos; Santos, Antônio Sousa; Praxedes, Marcus Fernando da Silva; Simões, Mariana Roberta Lopes; Paes, Sílvia Regina
    A internet é um importante meio de difusão de informações e conhecimentos, e uma fonte informativa em saúde. A utilização das novas tecnologias amplia o espaço de discussão de temas relevantes. O objetivo do estudo foi desenvolver, implementar e avaliar um website sobre segurança medicamentosa do paciente. Trata-se de estudo metodológico realizado em um hospital de um município do estado de Minas Gerais. A primeira etapa foi identificação do público alvo, objetivos e conteúdo disponibilizado; a segunda etapa foi de desenvolvimento do website; a terceira constituiu a implementação do registro de domínio e hospedagem e a quarta foi de avaliação através da escala de Likert. O website foi direcionado ao público de enfermeiros, médicos e farmacêuticos, inserido no servidor da instituição hospitalar em estudo utilizando o Wordpress no gerenciamento do conteúdo. O tempo gasto totalizou em média doze meses resultando em um total de onze páginas com menus, cores, texto, imagens e layout padronizados. A avaliação realizada pelos profissionais de saúde foi satisfatória. De acordo com o índice de concordância infere-se que os itens do website foram considerados adequados. Conclui-se que o estudo em questão atingiu os objetivos propostos e foi bem aceito pelos profissionais. O website com aplicabilidade no cotidiano da equipe de saúde como fonte de consulta e atualização pode propiciar que o cuidado ao paciente possa ser oferecido de forma mais atualizada e segura em relação ao uso de medicamentos.
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    Percepção da equipe multiprofissional sobre segurança do paciente: análise sistêmica dos riscos na assistência advindos dos eventos adversos não infecciosos
    (UFVJM, 2015) Serrano, Alessandra de Campos Fortes Fagundes; Lessa, Angelina do Carmo; Santos, Delba Fonseca; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lessa, Angelina do Carmo; Murta, Nadja Maria Gomes; Matos, Selme Silqueira de; Stuchi, Rosamary Aparecida Garcia
    A segurança do paciente, importante tema que se tornou mais evidente desde a década de 90, constitui atualmente tema de relevância crescente entre pesquisadores do todo o mundo. Os eventos adversos ocorrem em qualquer local onde se prestam cuidados de saúde e na maioria das situações são passíveis de medidas preventivas. O objetivo foi analisar as percepções dos profissionais que atuam em um hospital filantrópico do Vale do Jequitinhonha acerca da cultura de segurança do paciente e as possíveis associações com as variáveis sociodemográficas e laborais do estudo. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, observacional, com delineamento de corte transversal realizado em um hospital de médio porte, natureza filantrópica e privada do tipo geral localizada no interior de Minas Gerais. A amostra foi constituída por todos profissionais que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram coletados no período de fevereiro a julho de 2015, por meio de um instrumento autoaplicável, o Hospital Survey On Patient Safety Culture. Os dados foram analisados pelo Programa Stata, versão 13.0. Participaram do estudo 209 profissionais, sendo eles, 139 técnicos de enfermagem (66,51%), 29 enfermeiros (13,88%), 8 técnicos de radiologia (3,83%), 6 instrumentadores cirúrgicos (2,87%), 6 médicos (2,87%), 5 fisioterapeutas (2,39%), 5 auxiliares de enfermagem (2,39%), 3 nutricionistas (1,44%), 3 psicólogos (1,44%), 2 farmacêuticos (0,96%), 2 assistentes sociais (0,96%) e 1 fonoaudiólogo (0,48%). Em uma análise geral, referente a concordância em relação as dimensões da cultura de segurança, pode-se notar, que as predominâncias foram de profissionais com mais de 36 anos de idade (71,23%), do sexo feminino (69,46%), cujo tempo de trabalho na instituição era mais de 06 anos (72,84%) e que trabalham em setores críticos (72,59%). Não houve diferença significativa entre o grau de instrução. Referente à carga horária semanal, 86,12% dos participantes relataram trabalhar entre 40 a 59 horas por semana e 95,22% indicaram ter contato direto com o paciente. Os profissionais do estudo atuavam em diversas unidades do hospital, sendo 64,12% em áreas críticas e 35,88% em áreas semicríticas e não críticas, respectivamente. Considerando-se as respostas positivas, as dimensões com maiores percentuais de avaliação positiva foram: expectativas e ações de promoção da segurança do paciente do supervisor / gerente (73,68%), aprendizado organizacional, melhoria contínua (72,25%) e trabalho em equipe no âmbito das unidades (71,77%). Por outro lado, as dimensões com menores percentuais de respostas positivas foram: respostas não punitivas aos erros (18,66%), profissionais (36,36%) e percepção geral de segurança do paciente (42,58%). As variáveis que se mantiveram associadas após a análise multivariada foram: as dimensões Trabalho em equipe no âmbito das unidades - D1, Expectativas e ações de promoção da segurança do paciente do supervisor / gerente - D2, Profissionais - D6 e o número de eventos notificados nos últimos 12 meses em relação ao tempo de trabalho no hospital, grau de instrução e unidade. Conclusão: Esses achados revelaram uma cultura de segurança com potencial de melhoria para todas as dimensões, possibilitando traçar um modelo de qualidade e segurança mais específico para cada setor.