Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Interações de crianças e professoras em um Núcleo de Educação Infantil de Itaúna-MG durante a pandemia de Covid-19: o que as crianças nos revelam sobre o ensino remoto emergencial
    (UFVJM, 2023) Camargos, Elaine Maria de; Santos, Sandro Vinícius Sales dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa ouviu as crianças, conheceu quais foram as experiências vivenciadas por elas a partir das interações não presenciais, durante a pandemia de Covid-19, além das condições para o exercício dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento: brincar, explorar, conhecer-se, expressar, participar e conviver. Esses seis direitos estão expressos na BNCC (BRASIL, 2017) e constituem ações mediadoras de aprendizagens significativas, a partir do currículo alicerçado na experiência da criança. Em decorrência da pandemia, medidas de isolamento social tornaram-se necessárias e, consequentemente, geraram impactos sobre toda a sociedade, sobretudo nas crianças com diminuição ou escassez de interações presenciais nas instituições de Educação Infantil. De acordo com as orientações dos órgãos de controle, as interações não presenciais organizadas pelas professoras, mediadas ou não pelo uso da tecnologia, tiveriam como principal objetivo a manutenção de vínculos entre as instituições e as crianças, e entre as próprias crianças. A partir da pesquisa com abordagem qualitativa, destacaram-se estratégias específicas para pesquisa com crianças como entrevista (roda de conversa) e desenho articulado à oralidade. Foi possível conhecer um pouco do que foi vivido pelos pequenos e pequenas, a respeito das interações não presenciais, sem perder de vista as orientações para o período da pandemia e as normativas do currículo da Educação Infantil. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dessa pesquisa para os estudos da infância, por colocar as crianças na centralidade da pesquisa e pelo uso de metodologias específicas para ouvi-las.
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    Incidência de tromboembolismo em pacientes com COVID-19: análise de sobrevida
    (UFVJM, 2023) Baracho, Maria Nazaré Lopes; Lucas, Thabata Coaglio; Silva, Thales Philipe Rodrigues da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Introdução: A Síndrome da angústia respiratória 2 provocada pelo coronavirus pode levar à ativação da coagulação sanguínea, formação de trombo associado ao processo inflamatório e consequente dano vascular devido à sua potencialidade em ativar a endoteliopatia pulmonar extensa e o processo trombo inflamatório. Objetivo: Estimar os fatores associados à incidência do evento tromboembolismo em pacientes diagnosticados com COVID-19 entre março de 2020 e dezembro de 2021 na macrorregião de uma cidade no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Metodologia: Foi realizado um estudo epidemiológico do tipo coorte retrospectivo com análise dos prontuários de 815 pacientes que foram diagnosticados positivos para COVID-19 no período de março de 2020 a dezembro de 2021. Resultados: Quanto maior a internação do paciente menor foi a probabilidade de desenvolvimento de tromboembolismo venoso, a mediana do tempo de internação dos pacientes com evento tromboembolítico foi de 11 dias (IQ: 5 – 18), já a mediana do tempo de internação de pacientes que não tiveram o evento tromboembolítico foi de 7 dias (IQ: 4 – 11). Já, em relação ao tempo de internação (através da curva de Klaplan-Meyer), direcionado ao estudo de sobrevida, a mediana do tempo de internação dos pacientes com evento tromboembolítico prévio e que desenvolveram evento tromboembolismo na internação atual foi de 10 dias (IQ: 6 – 14), já a mediana do tempo de internação de pacientes que tiveram o evento tromboembolítico na internação atual e não tinham histórico de evento tromboembolítico prévio foi de 11 dias (IQ: 5 – 19). Conclusão: Percebeu-se que apresentar doenças crônicas (exceto: obesidade e câncer que não foram significativos no presente estudo), ser etilista e idade mediana de 59 anos aumentou a incidência para o paciente com COVID-19 apresentar algum evento tromboembolítico. Além disso, o sexo não influenciou na incidência de tromboembolismo por COVID-19. Por fim, a coexistência de métodos voltados à profilaxia antitrombótica é necessária na prevenção de eventos graves em pacientes com COVID-19, além disso, tal estudo contribui para que a equipe assistencial possa reduzir os agravos à saúde dos pacientes que porventura internarem por COVID-19.
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    Avaliação assistencial dos Centros Estaduais de Atenção Especializada durante a pandemia Covid-19 em Minas Gerais
    (UFVJM, 2023) Barros, Elisangela Ribeiro; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Dias, Ana Catarina Perez; Prat, Bernat Viñolas; Pires, Ivy Scorzi Cazzeli; Miranda, Lucilene Soares; Paes, Sílvia Regina
    INTRODUÇÃO: O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), um programa de atenção à saúde, de abrangência regional, de atenção especializada ambulatorial, onde é ordenado pela Atenção Básica (AB) com regulação do acesso. OBJETIVO: avaliar assistência dos Centros Estaduais de Atenção Especializada em Minas Gerais durante a pandemia .METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal descritivo, envolvendo os gerentes e coordenadores assistenciais dos Centros Estaduais de Atenção Especializada de Minas Gerais durante a pandemia de COVID-19. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nos 15 CEAEs as consultas presenciais médicas em 2021 tiveram uma redução pouco significativa, na maioria das especialidades, em relação a 2020 antes da pandemia do Covid-19, como verificamos no Gráfico 1.No entanto, algumas especialidades apresentaram expressiva redução como cardiologia (21,3%), nefrologia (40,0%),oftalmologia (48,4%) e urologia(51,1%).Além disso, as consultas obstétricas demonstraram um aumento de 15,4% em 2021 em relação ao ano anterior. Já a assistência presencial realizada pela equipe multiprofissional obteve uma relevante redução das consultas presenciais. Todas as consultas da equipe multiprofissional diminuíram em relação a 2020 antes da pandemia; consultas farmacêuticas(19,0%), serviço social(34,0%),nutrição(38,0%), psicologia(25,0%). Apenas as consultas de enfermagem tiveram uma redução (9,5%) menos significativa. A maioria dos CEAEs de Minas suspenderam de forma parcial os atendimentos presenciais em virtude da pandemia Covid-19 e a maior parte dos municípios de abrangências dos CEAEs continuaram a realizar os atendimentos especializados presencialmente e aderiram de forma parcial ao atendimento remoto realizado pelos CEAEs. CONSIDERAÇÕES FINAIS: esse estudo possibilitou obter informações que permitem direcionar o planejamento das ações de saúde, bem como melhorar a qualidade da assistência prestada a esses pacientes de forma a minimizar as fragilidades da assistência das ações de saúde voltadas para reabilitação, orientação para o autocuidado, tratamento e prevenção das complicações aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
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    Avaliação dos parâmetros de saúde mental em professores da rede pública estadual: um estudo no município de Itamarandiba-MG durante a pandemia do Covid-19
    (UFVJM, 2023) Lopes, Paulo Maurício; Cassilhas, Ricardo Cardoso; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Cassilhas, Ricardo Cardoso; Dias Peixoto, Marco Fabricio; Soares, Wellington Danilo
    Introdução: Os problemas de saúde mental vêm se mostrando um grande problema de saúde pública mundial. Com a pandemia do COVID-19 e o distanciamento social, a preocupação com a saúde mental da população se intensificou de forma geral, tendo desencadeado sintomas como ansiedade, estresse e depressão em toda a população. Entretanto, na literatura são escassos estudos que buscam avaliar a saúde mental de professores da rede pública estadual do ensino básico, durante a pandemia. Objetivo: Avaliar os indicadores de saúde mental em professores da rede pública estadual de ensino básico no município de Itamarandiba-MG durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, na cidade de Itamarandiba-MG, com professores da rede estadual de Educação. Os voluntários foram avaliados durante o retorno presencial, formando um grupo único (n=144). Resultados: Após a avaliação das variáveis, constou significância estatística entre os professores do sexo masculino em relação ao feminino para as variáveis Peso [F (1,142) =18,980, p<0,001]; Estatura [F (1,142) =2,770, p>0,001] e Circunferência da cintura [F (1,142) = 7,512, p= 0,007]. Porém os testes para avaliar os sintomas de depressão e ansiedade não apresentaram significância estatística entre os sexos, BDI [(z= -0,291; p= 0,771)]; BAI [(z= -0,466; p= 0,641)]; IDADE-ESTADO [(z= -0,283; p= 0,777)]; IDADE-TRAÇO [(z= -0,094; p= 0,925)]. Mais da metade dos professores apresentaram sintomas moderados ou graves (56,24% depressivos e 62,5% ansiosos). Sendo que a prevalência maior de casos moderado ou grave foram nos professores do sexo feminino (33,2% depressivos e 37,5% ansiosos), enquanto masculino foi de (22,91% depressivos e 25,99% ansiosos). Em relação ao estado de humor, notou-se no presente estudo que a média dos domínios depressão, raiva, fadiga e tensão foram maiores que a de vigor, assim fazendo um icebrg invertido, [Tensão, (média=5,67; DP= 2,64)]; [Depressão, (média=7,51; DP= 2,53)]; [Raiva, (média=6,78; DP= 2,52)]; [Vigor, (média=3,01; DP= 1,96)]; [Fadiga, (média=6,02; DP= 2,96)] e [C. Mental, (média=5,67; DP= 2,09)]. A Qualidade de Vida não apresentou diferença entre os sexos. Todos os domínios do SF-36 quando comparado entre si, apresentaram correlação positiva moderada. Já os fatores tempo de trabalho, idade e o peso apresentaram correlação positiva fraca, para os sintomas depressivos, ansiosos e estado de humor. [Tempo de trabalho-BDI (r= 0,407); idade-BDI (r= 0,441); Peso-BDI (r= 0,173); [Tempo de trabalho-BAI (r= 0,441); idade-BAI (r= 0,432); Peso-BAI (r= 0,253)]. Já o fator escolaridade apresentou correlação negativa [Escolaridade-BDI (r= -0,245) e Escolaridade-BAI (r= -0,173)]. Conclusões: Constatou-se alta prevalência de sintomas depressivos e ansiosos, mais evidente em professores do sexo feminino. O fator tempo de trabalho se mostrou capaz de piorar os níveis de depressão, ansiedade e humor. Já o fator idade, peso e sexo feminino, foram os efeitos destacados em piorar os sintomas de depressão e ansiedade. Devido ao fato da pandemia do COVID-19 poder ter influenciado a piora dos resultados apresentados, não podemos afirmar tal fato, pois não se tem dados pré e pós período pandêmico. Sendo assim, os fatores idade avançada, sexo feminino e longo tempo de serviço, associados a pandemia do COVID-19 são potencializadores de transtornos de depressão e
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    O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos professores de Ciências da Natureza e Matemática em escolas públicas estaduais vinculadas à SRE Diamantina: desafios e possibilidades durante a pandemia da Covid-19
    (UFVJM, 2023) Cruz, Cláudia de Lourdes Seixas; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Allain, Luciana Resende; Silva, Nilma Soares da
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações, orientações, limites e possibilidades relatados pelos professores de Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia e Ciências) e Matemática da SRE Diamantina sobre a inserção das TDICs nos processos educativos, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, para a condução do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), no estado de Minas Gerais. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Investigar as ações dos professores de Ciências da Natureza e Matemática ao utilizarem as TDICs durante sua prática docente em decorrência da Covid-19; 2) Analisar como os professores de Ciências da Natureza e Matemática foram orientados e/ou capacitados para a condução do REANP, durante a pandemia da Covid-19; 3) Investigar como as escolas públicas estaduais da circunscrição da SRE Diamantina foram mediadas e orientadas para inserir as tecnologias digitais nos processos educativos, em decorrência da pandemia da Covid-19; 4) Identificar, em contexto escolar, os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante as atividades docentes dos professores de Ciências da Natureza e Matemática em decorrência do REANP, durante a pandemia da Covid-19. Para organização dessa pesquisa, inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica, buscando na literatura existente suporte teórico para as constatações evidenciadas pela pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line disponibilizado para professores de Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio. A metodologia adotada para análise dos dados consistiu na Análise Textual Discursiva (ATD), e as categorias preestabelecidas foram: 1) Perfil do professor de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática da SRE Diamantina; 2) Processo de adaptação às atividades e ao trabalho remoto; 3) Ensino Remoto de Ciências da Natureza e Matemática. Como resultado, esta pesquisa verificou que o ensino remoto emergencial evidenciou as desigualdades sociais e de acesso aos recursos tecnológicos, sejam eles materiais ou de conexão, bem como a necessidade de capacitação permanente dos profissionais da educação, possibilitando um acompanhamento constante das mudanças das tecnologias digitais, e uma reflexão da prática pedagógica que permita a opção consciente sobre incluir ou não as tecnologias digitais nas práticas de ensino. Por fim, conclui-se que não basta o empenho da comunidade escolar se não houver capacitação contínua dos profissionais da educação, preparação tecnológica das unidades escolares e políticas públicas de acesso em todos os territórios, tanto urbano quanto rural.
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    Reflexos da Pandemia na Pós-graduação stricto sensu da UFVJM: o Ensino Remoto na continuidade das atividades acadêmicas
    (UFVJM, 2023) Matuda, Regiane Fernanda Muniz; Braga, Elayne de Moura; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Braga, Elayne de Moura; Vale, Teresa Cristina de Souza Cardoso; Durvenoy, Doriele Silva de Andrade Costa
    Devido à Pandemia causada pelo vírus Sars-Cov2, no ano de 2020, as instituições de ensino precisaram adequar as aulas às especificidades do isolamento social, adotando-se o ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a implementação do ensino remoto para a continuidade das atividades acadêmicas dos discentes da pós-graduação stricto sensu da UFVJM. A pesquisa foi realizada em 4 (quatro) etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental; a segunda consistiu na aplicação de questionários aos discentes e docentes vinculados à pós-graduação stricto sensu da UFVJM; a terceira etapa foi a análise dos dados e a quarta etapa a elaboração de um documento com os resultados que será disponibilizado para a PRPPG/UFVJM e para os programas de pós-graduação stricto sensu da UFVJM. Foram respondidos 214 questionários pelos discentes e 68 pelos docentes. Os dados foram analisados quali e quantitativamente. Os resultados da pesquisa documental indicam a dificuldade em administrar calamidades em todas as instâncias educacionais e a importância da dilação de prazo de vigência das bolsas para continuidade das pesquisas. A análise das percepções dos discentes e docentes mostrou que a falta de interação social se destacou como ponto negativo no ensino remoto e a possibilidade de realizar as atividades acadêmicas sem o deslocamento foi o ponto positivo mais relevante, sob a ótica dos discentes, por proporcionar otimização do tempo, economia, acessibilidade a eventos e disciplinas e conciliação com o trabalho e outras atividades e no ponto de vista dos docentes por permitir a participação de sujeitos de outras regiões nas atividades acadêmicas. Conclui-se que o ensino remoto garantiu a continuidade das atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu da UFVJM, e que as experiências do remoto, possibilitam maior abertura para o uso das tecnologias digitais neste nível de ensino, o que é interessante para o ensino pós-pandemia.
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    Aplicação de mineração de textos e análise de sentimentos a postagens do Twitter acerca das vacinas contra a Covid-19
    (UFVJM, 2022) Farias, Franciele Leal; Oliveira, Lorena Sophia Campos de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A pandemia da Covid-19 é o maior problema sanitário do século XXI e já ceifou a vida de milhares de pessoas. A rapidez com que a doença se espalhou e modificou a vida da população mundial gerou uma grande quantidade de emoções e sentimentos nas pessoas. Desde a descoberta do novo coronavírus, iniciou-se uma corrida pelo desenvolvimento de uma vacina que fosse eficaz para o combate da doença, crescendo o anseio da população pela sua chegada. O trabalho realiza a análise dos sentimentos que a população brasileira desenvolveu em relação às vacinas criadas para o combate da Covid-19, por meio da utilização das técnicas de análise de sentimento e mineração de dados. A construção do banco de dados ocorreu através da captação de postagens públicas disponibilizadas pela API do Twitter. O algoritmo desenvolvido durante a pesquisa é baseado na linguagem de programação Python e implementado na plataforma Jupyter Notebook. O processo de análise de sentimentos foi realizado através da análise semântica, com uso do dicionário de léxicos para a língua portuguesa SentiLex-PT.
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    Condições de vida e trabalho de profissionais de enfermagem durante a pandemia de Covid 19
    (UFVJM, 2020) Almeida, Álida Renata de; Araújo, Alisson; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Moura, Luciana Ramos de
    Objetivo: Identificar as condições de trabalho e aspectos emocionais de trabalhadores ou profissionais de enfermagem durante a Pandemia da COVID 19 em uma instituição de referência macrorregional em atenção terciária. Métodos: Estudo quantitativo descritivo transversal, com aplicação de questionário, contendo 24 perguntas fechadas. Foram entrevistados 138 profissionais da enfermagem, atuantes na pandemia da COVID-19. Resultados: Os achados evidenciaram que eram n 94 (68%) técnicos em enfermagem e n 44 (32%) enfermeiros. Do total de entrevistados, n 107 (78,1%) profissionais expuseram o medo de contaminação, resultando no distanciamento familiar e ao surgimento de crises de ansiedade, 66 (48,2%) e 39 (28,5%) dos casos, respectivamente. 114 (82,6%) dos profissionais entrevistados relataram usar paramentação completa, sendo que 24 (17,40%) não usavam. Dos que responderam não usar a paramentação completa, 20 pessoas (83,3 %) relataram não ver a necessidade do uso no setor. Já para 16,7% não havia paramentação completa disponível. A pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados não se sente acometido negativamente no que diz respeito a sua saúde mental, apesar de 78,1% relatar ter medo de contaminação pela COVID- 19 em seu ambiente de trabalho. Ainda, 78,1% declararam não ter doença crônica não transmissíveis. Nota-se, também, que a maioria dos participantes da pesquisa realiza algum tipo de ação no intuito de minimizar os possíveis impactos que a pandemia possa causar.