Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Letramento musical na educação infantil: produção de um Manual para professores e educadores que atuam na pré-escola dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), Diamantina, MG.
    (UFVJM, 2022) Souza, Sâmara Évelyn; Lage, Ana Cristina Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lage, Ana Cristina Pereira; Santos, Frederico Silva; Santos, Sandro Vinícius Sales dos
    A música é uma forma de expressão que contribui para o processo de formação integral do indivíduo, desenvolvendo sua capacidade de expressão, linguagem, sentimentos e emoções, além da expressão corporal e da sensibilidade. É necessário observar que, embora exista uma legislação que disponha sobre o ensino de música na educação infantil, nem todos os profissionais, em especial aqueles que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Diamantina, estão preparados para o desafio de educar musicalmente as crianças. Tornam-se imprescindíveis ações de formação, capacitação e apoio aos professores da educação infantil para atuarem na construção do letramento musical. Este relatório tem o objetivo de descrever o processo de elaboração de material didático-instrucional, como produto técnico desenvolvido no Mestrado Profissional em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que poderá contribuir na dinamicidade das atividades educativas da área de educação musical infantil. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica, especialmente artigos sobre a temática publicados na revista Música na Educação Básica (MEB), da Associação Brasileira e Educação Musical (ABEM), como também nos anais dos encontros regionais desta associação; a identificação e a seleção de atividades que contemplem as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017). O relatório reflete sobre organização e revisão do produto “Manual do professor para o emprego da música na pré-escola dos Centros Municipais de Educação Infantil de Diamantina – MG” e, para tanto, torna-se necessário uma breve investigação sobre o conceito de letramento musical, sobre a legislação pertinente e as fases que constituem a infância, bem como de uma reflexão acerca das CMEI’s de Diamantina.
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    Que País é Este? Um questionamento presente, 40 anos após a composição da canção
    (UFVJM, 2020) Boaventura Filho, Nivaldo de Oliveira; Fonseca, Lílian Simone Godoy; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Lílian Simone Godoy; Paiva, Adriana Gomes de; Araújo, Aureliane Aparecida de
    O presente trabalho teve por objetivo abordar a atualidade dos versos da canção “Que País é Este?”, composta em 1978, pelo artista Renato Russo, estabelecendo relações entre o período de sua composição e os períodos posteriores. A canção faz críticas, principalmente, à cena política do Brasil, que estava sob uma severa ditadura militar (1964-1985) regida pelo Ato Institucional no. 5 (1968-1978), razão pela qual foi lançada somente em 1987, sob as luzes da redemocratização. No entanto, a canção permaneceu atual ao longo dos anos seguintes da história brasileira, sendo evocada em vários momentos. Considerando esses fatores, a pesquisa analisou as questões retratadas na música “Que País é Este?”, focalizando o período histórico em que foi composta, refletindo sobre as motivações e visões do compositor; demonstrou que a música é um instrumento de registro histórico e político, e de mobilização e engajamento social; e refletiu sobre as questões particulares da formação da sociedade brasileira, e sobre os ciclos que se repetem na história do país. Para tanto, foi feita uma abordagem inicial sobre o rock e o punk e a chegada desses estilos no país. Como embasamento teórico, foram utilizadas principalmente as dissertações que já discutiram a obra de Renato Russo, apoiadas sobre o pensamento construído nas obras de Roberto DaMatta e Jessé de Souza; os estudos do historiador Marcos Napolitano; entrevistas concedidas por Renato Russo ao longo da carreira e fatos descritos em algumas de suas biografias, como a de autoria de Carlos Marcelo e a de Arthur Dapieve; além de diversos outros estudos e matérias jornalísticas. Como resultados, evidenciaram-se a atualidade da canção, a forte influência da economia capitalista nos processos políticos do país, a densidade da obra e da personalidade de Russo, além da importância das Ciências Humanas na construção da sociedade, do futuro e do presente do país.
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    A influência da música, enquanto expressão da religiosidade de matrizes africanas, em terreiros de Candomblé de Diamantina – Minas Gerais, na perspectiva do processo saúde/doença
    (UFVJM, 2017) Tibães, Luiz Eduardo; Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Carvalho, Marivaldo Aparecido de; Santos, Antonio Sousa; Alves, Thamar Kalil de Campos; Paes, Silvia Regina
    Comunidades religiosas de diversas ramificações usam o som ou a música para auxiliar no restabelecimento da saúde. A fim de conseguirem esse intento, promovem um encontro com as divindades em outra dimensão, que os ajudam a curar. Utilizam de instrumentos musicais, especialmente os percussivos, que são o elo entre o Terreno e o Divino. Inspirado, nesse universo curioso e instigante, que o presente estudo enfoca uma relação entre a visão social da doença, a visão social da natureza e as práticas de cura que a envolve. Práticas exercidas por comunidades tradicionais que utilizam da música e da espiritualidade como formas de ativar a saúde. A pesquisa tem, como objetivo principal, buscar a percepção de membros de comunidades religiosas, em especial o Candomblé, sobre a influência e ou sentimento causado pelo som ou música, durante o ritual (culto) religioso, e sua influência no processo saúde/doença. É um estudo direcionado, para um contexto social, que se utilizou do recurso de entrevistas semiestruturadas, observação participante e emprego da história oral temática. O trabalho de campo foi desenvolvido nos Terreiros de Candomblé Ilê Axé Abaluaê e Mamãe Oxum localizados em Diamantina – Minas Gerais. Constatou-se que a música é essencial na vida das pessoas das comunidades tradicionais do Candomblé. Música que demonstra ser suporte imprescindível, para a religiosidade exercida nos rituais, principalmente os de cura. Tudo isso envolto, por uma profunda emoção, originada pela trilogia inseparável: música percussiva, canto e dança, onde a fé nutre a esperança de um bem estar alicerçado pela natureza, que é o ‘berço’ espiritual dos cultos afro. Percebeu-se também que os terreiros de Candomblé de Diamantina – Minas Gerais sabem conviver, com a intolerância religiosa, mas subtende-se que os candomblecistas nutrem ‘mágoa’ para lidar com isso.