Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Utilização de alho (Allium sativum) na dieta na larvicultura de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus)
    (UFVJM, 2020) Ananias, Imaculada de Morais Carvalho; Pedreira, Marcelo Mattos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pedreira, Marcelo Mattos; Pinheiro, Sandra Regina Freitas; Schorer, Marianne; Jorge, Thiago Bernardes Fernandes
    Foram realizados dois experimentos com o objetivo de avaliar a adição de diferentes níveis de alho e suas influências no desempenho zootécnico, sobrevivência, parâmetros hematológicos, morfologia intestinal e resistência a duas formas de estresse agudo, nas fases de pós-larva e juvenil. O primeiro experimento teve duração de 30 dias e o segundo 60 dias, organizados em um delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (0, 5, 10, 15, e 20g kg-1) e quatro repetições. Foram utilizadas 400 pós-larvas e 200 juvenis de tilápia do Nilo. Os parâmetros medidos em ambos os experimentos foram: condutividade, pH, amônia, nitrito, nitrato, fosfato, alcalinidade, dureza, oxigênio, temperatura, peso, comprimento padrão, comprimento total, biomassa e sobrevivência. Foi calculado o ganho de peso, ganho de peso diário, conversão alimentar, taxa de crescimento específica e fator de condição de Fulton. No segundo experimento além das demais variáveis foram mensurados: glicose, taxa de hemoglobina, volume globular, contagem de eritrócitos, leucócitos, linfócitos, eosinófilos, neutrófilos basófilos, monócitos e altura de vilosidades intestinais, essas analisadas de forma qualitativa. Os dados foram submetidos à ANOVA e teste de regressão a 5% de significância. Para as pós-larvas, a inclusão do alho na dieta não influenciou a qualidade de água, o desempenho zootécnico e a sobrevivência após os desafios de estresse. Entretanto, a sobrevivência das pós-larvas após 30 dias de suplementação foi crescente até 10 g kg-1 de alho. No segundo experimento, as variáveis limnológicas não foram alteradas. O comprimento padrão, biomassa e a conversão alimentar não foram alterados. Entretanto os demais índices zootécnicos, peso, comprimento total, ganho de peso, ganho de peso diário, fator de condição de Fulton, taxa de crescimento específico, assim como as sobrevivências avaliadas apresentaram efeito quadrático com pontos máximos próximos a 10 g kg-1. As variáveis sanguíneas, glicose, taxa de hemoglobina, volume globular e linfócitos não apresentaram tendências a alterações em seus valores. Já a contagem de eritrócitos, leucócitos, eosinófilos, neutrófilos, basófilos e monócitos demostraram efeitos quadráticos, com pontos máximos próximos a 10 g kg-1. As alturas das vilosidades do intestino dos juvenis suplementados com alho foram classificadas como médias, enquanto os que não foram suplementados apresentaram vilosidades baixas.
  • Thumbnail Image
    Item
    Cultivo de pós-larvas de tilápia do Nilo utilizando diferentes proporções de substrato concha/brita no biofiltro
    (UFVJM, 2011) Duarte, Eglerson; Pedreira, Marcelo Mattos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a proporção ideal de concha calcária/brita em biofiltro, no cultivo de pós-larvas de tilápia do Nilo. O experimento foi realizado no Laboratório de Aquicultura da UFVJM, entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2011. Pós-larvas de tilápia do Nilo na densidade de 13,3 pós-larvas/L foram cultivadas em aquários contendo biofiltros com 100% concha calcárias; 70% concha calcária/30% brita; 50% concha calcária/50% brita; 30% concha calcária/70% brita; 10% concha calcária/90% brita; 100% brita e como controle, aquário sem biofiltro, em DIC, totalizando sete tratamentos com três repetições. Os dados limnológicos e biométricos foram submetidos à ANOVA e as médias foram comparadas pelo teste de Duncan com p≤0,05. Para comparar os tratamentos que evolveram uma proporção concha calcária/brita, foi feita uma análise de regressão considerando nível de significância de 5%. Todas as concentrações de concha calcária/brita apesar de não influenciarem nos parâmetros morfológicos, mantiveram as condições da água adequadas para o cultivo de tilápia do Nilo, com exceção dos níveis de amônia, que em sua grande maioria, apresentaram-se acima da concentração recomendada para tilápias. Entretanto a não toxicidade aparente da amônia, no presente trabalho, pode estar relacionada aos valores de pH, que se mantiveram próximos do neutro possibilitando uma menor toxicidade do íon amônio. A proporção 30% de concha calcária e 70% de brita é recomendada como substrato de biofiltro, por apresentar a melhor taxa de nitrificação ao longo do experimento.