Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
Browse
3 results
Search Results
Item A influência dos gestores na satisfação dos servidores da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina-MG: uma análise do clima organizacional por meio das ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®(UFVJM, 2020) Santos, João Paulo dos; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Altamir Fernandes de; Tameirão, Cinthya Rocha; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Pereira, João Antônio Gomes; Meireles, EduardoA SRE Diamantina fornece direcionamento aos gestores escolares e atende aos órgãos superiores, aos quais está subordinada para o bem-estar educacional. A pesquisa delimitou o estudo na atuação dos gestores responsáveis pelo ambiente interno com sua cultura e clima organizacional, bem como relações sociais de trabalho. O desafio da pesquisa foi encontrar respostas para as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores nas relações interpessoais, os fatores do ambiente interno que causam insatisfação nos servidores e como resolver o problema de clima organizacional. Para responder a esses questionamentos, definiu-se como objetivo geral identificar, por meio de uma pesquisa de opinião pública, a percepção dos servidores da SRE Diamantina no que diz respeito a influência dos gestores em sua satisfação no trabalho, utilizando, para isso, as ferramentas e técnicas do GUIA PMBOK® para mapear o ambiente interno. Na sequência, foi necessário mapear, por meio da pesquisa de opinião pública, o ambiente interno da SRE Diamantina adotando como critério as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos do Guia PMBOK®, de forma a descrever os fatores de satisfação e de insatisfação diagnosticados no mapeamento e analisados por meio da técnica estatística multivariada, bem como identificando similaridades para sugerir a implantação de um projeto de formação continuada para os gestores, também utilizando as ferramentas e técnicas do Guia PMBOK®, nas três áreas do conhecimento identificadas como as mais deficitárias no mapeamento. A pesquisa tem natureza aplicada e caráter descritivo, método de abordagem qualitativa, para tanto utilizou como procedimento o levantamento do tipo Survey, e o questionário online foi respondido por 34 servidores. A interpretação dos dados foi realizada por meio de agrupamentos ou Clusters com o suporte dos softwares Microsoft Excel, Past 326b e do Venngage. De acordo com muitos servidores, os gestores têm dificuldades de repassar conhecimentos, ensinar e aperfeiçoar técnicas (67,64%), problemas de criatividade e iniciativa para gerar confiança na convivência diária (52,95%) e de divisão do trabalho (82,35%). Muitos servidores estão insatisfeitos com a falta de autonomia para trabalhar (55,88%). Os fatores que geram satisfação aos servidores são: gostar do que fazem, integração da equipe, autonomia, serem valorizados e ouvidos. Em contrapartida, falta de capacitação e treinamentos, de plano de carreira, de comunicação, de não serem valorizados em determinados momentos e a não participação nas decisões geram insatisfação. As três áreas do conhecimento mais deficitárias estão relacionadas à comunicação, aos recursos e à integração. Foi possível concluir que existe uma discrepância entre a percepção dos servidores da diretoria de pessoal em relação aos demais setores da SRE Diamantina e que o gerenciamento das comunicações é a maior causa de insatisfação no ambiente de trabalho da instituição.Item Avaliação da satisfação dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM, 2018) Mello, Paulo Filipe de; Andrade, Renata Aline de; Dias, Ana Catarina Perez; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Renata Aline de; Dias, Ana Catarina Perez; Cambraia, Rosana Passos; Oliveira, Rúbia Lúcia; Carvalho Júnior, Álvaro Dutra deO Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) foi implementado pelo Governo Federal no Brasil, nas regiões do Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir de 2013. O processo de satisfação dos profissionais médicos na prestação de serviço é influenciado por diversos fatores. O conhecimento desses fatores merece destaque, pois relaciona com o melhor desempenho profissional, com a permanência desses profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, e direcionamento dos processos que devem ser melhorados nas Estratégias de Saúde da Família e no próprio Programa Mais Médicos para o Brasil. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a satisfação dos médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trata-se de um estudo baseado na investigação do tipo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa de opinião, com a utilização de questionário semiestruturado sobre as representações sociais nos discursos de médicos participantes do programa. O estudo utiliza dados secundários gerados da dissertação de mestrado defendida em 2017 no Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar Saúde, Sociedade e Ambiente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. No que se refere ao perfil sociodemográfico dos médicos atuantes no PMMB nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, foram verificados um predomínio de profissionais do gênero feminino (69%), em sua maioria casados (46,6%), que possuem 1 a 3 filhos (72,2%), atuantes na zona rural (73,3%), que cursaram medicina em instituições públicas (93,3%), de nacionalidade cubana (85,5%), que se formaram de 5 a 24 anos ( 70%) e que possuem especialização como nível de formação (91,1%). Os discursos do sujeito coletivo elaborados com as representações sociais dos participantes apontam fatores associados como a satisfação no trabalho, o reconhecimento da população, realização do trabalho para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, estrutura adequada da Atenção Primária à Saúde, aporte suficiente de insumos para realização do trabalho e a própria satisfação na realização do trabalho com o qual se identificam. Quanto aos fatores associados com a insatisfação no trabalho, os discursos apontam para falhas organizacionais do serviço, falta de harmonia no trabalho em equipe, estrutura inadequada para o atendimento, falta de insumos para o trabalho, dificuldade de encaminhamento dos pacientes na Rede de Atenção Saúde e recebimento de uma contrarreferência dos encaminhamentos, além de limitação pessoal como a barreira do idioma. Os resultados alcançados nessa pesquisa permitem a visualização de questões importantes relacionadas com a satisfação e insatisfação dos médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil e, desta forma, subsidiam ações mais efetivas no âmbito da Atenção Primária à Saúde.Item Condições objetivas de trabalho dos técnicos-administrativos de uma divisão acadêmica universitária: repercussões sobre a satisfação e o desempenho(UFVJM, 2016) Silva, Deborah Leão Sousa; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Vieira, Flávio César Freitas; Pinheiro, Daniel Calbino PinheiroO presente trabalho propôs um estudo de caso, cujo objetivo principal foi investigar as condições objetivas de trabalho dos servidores técnico-administrativos de uma Divisão Acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a influência dessas condições na satisfação e desempenho deles. Para tanto, partiu-se da problemática na qual as universidades federais brasileiras, sendo autarquias integrantes da Administração Indireta do Poder Executivo, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) e responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão, passaram por um recente processo de expansão denominado Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O estudo foi desenvolvido com 29 servidores da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (DICON) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) de todos os campi da UFSJ, universidade situada no interior mineiro. Para tanto, foram utilizadas ferramentas de gestão empresarial (análise de organogramas parciais, confecção do quadro de distribuição de trabalho e estudo do Layout), análise documental de avaliações de desempenho e aplicação de questionário de satisfação e insatisfação no trabalho entre os servidores investigados. Os dados foram coletados no mês de junho de 2016 após aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Posteriormente, foram tratados qualitativa e quantitativamente mediante análise das porcentagens das respostas das avaliações de desempenho e do questionário de satisfação e insatisfação no trabalho, além da análise qualitativa das ferramentas gerenciais, a fim de correlacionar o desempenho e a satisfação dos servidores com suas condições objetivas de trabalho. Concluiu-se que é possível que as condições objetivas de trabalho estejam influenciando a satisfação dos servidores para a maioria dos aspectos investigados, mas que não exerce influência sobre o desempenho deles apesar de terem relatado algumas dificuldades no ambiente de trabalho.