Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química(UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.Item Interdisciplinaridade escolar: investigando concepções e práticas em sala de aula de professores de Biologia, Física e Química(UFVJM, 2023) Santos, Danilo Lopes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Esta pesquisa busca compreender a percepção de professores de Biologia, Física e Química de uma escola pública em Minas Gerais, acerca do uso de práticas interdisciplinares em seu trabalho docente. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo investigativo é realizado em campo. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi escolhida como método de análise de dados. O corpus de análise foi coletado a partir das transcrições das entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com os docentes, e cada objetivo específico da pesquisa deu origem a uma categoria de análise pré-estabelecidae. As categorias incluem: (i) concepções de interdisciplinaridade; (ii) práticas interdisciplinares na escola; (iii) desenvolvimento profissional para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; (iv) dificuldades e limitações para a interdisciplinaridade e práticas interdisciplinares; e (v) expectativas da interdisciplinaridade escolar. Com base nas teorias de Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Yves Lenoir, entre outros, a pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é um conceito complexo para os docentes, existem desafios significativos para a implementação de práticas interdisciplinares na escola, a formação inicial e contínua influencia na segurança para o desenvolvimento dessas práticas, e os docentes possuem várias expectativas em relação à interdisciplinaridade na escola.Item O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal de São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais(UFVJM, 2023) Lopes, Elizéte de Assis; Janerine, Aline de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Janerine, Aline de Souza; Andrade, Helen Rose de Castro Silva; Thiengo, Lara CarletteEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na cidade de São Gonçalo do Rio Preto – MG, fazem uso, em suas aulas, dos temas ligados à vivência dos estudantes de forma a ampliar as possibilidades de contextualização, interdisciplinaridade e aplicação dos saberes construídos nas aulas de Ciências. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal e aplicação de um questionário. Participaram da pesquisa 8 professoras que trabalhavam com o componente curricular Ciências, nos anos iniciais, na escola cenário desta pesquisa. Utilizamos como metodologia de análise de dados, a Análise Textual Discursiva para mapear e categorizar os dados obtidos. As análises do grupo focal e dos questionários aplicados indicaram que as professoras trabalham com a abordagem temática contextualizada e interdisciplinar, utilizando temas da vivência dos estudantes e da atualidade. As professoras fazem uso de diversas estratégias metodológicas nas aulas de Ciências, como a utilização de atividades lúdicas, uso de imagens e atividades experimentais e investigativas. As professoras, ao desenvolverem projetos temáticos na escola, utilizam das discussões envolvendo as questões regionais para promoverem maior contextualização e interdisciplinaridade, visando assim, um maior engajamento dos estudantes durante as aulas. A análise dos dados também demonstrou que as professoras utilizam as sequências didáticas como uma forma de promover a interdisciplinaridade e alegaram precisarem de mais cursos de formação que abordem o trabalho envolvendo o ensino temático contextualizado e interdisciplinar, ficando evidente a preocupação delas em estarem preparadas para atender a demanda dos estudantes. Quando questionadas sobre quais eram a suas demandas específicas de cursos de formação continuada, as professoras indicaram também a necessidade de cursos que abordem a Educação Inclusiva e os usos de TDICs.Item Matemática e desenvolvimento de sistemas: o processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar em pauta no curso técnico em informática integrado ao ensino médio no IFNMG campus Arinos(UFVJM, 2020) Magalhães, Maycon Luiz Amaral; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Dayse Lucide Silva; Villela, Maria Lucia Bento; Santos, Sandro Vinícius Sales dosEsta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós – Graduação Strictu sensu em Educação, teve como tema a Matemática e o Desenvolvimento de Sistemas no processo de ensinoaprendizagem interdisciplinar. Tal perspectiva de ensino baseia-se em uma proposta pedagógica em pauta no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Arinos. A escolha do assunto foi motivada pela percepção das grandes dificuldades dos estudantes em ambas as disciplinas abordadas nesta pesquisa. Muitas são as barreiras apresentadas pelos educandos, mas são, principalmente, nas disciplinas de Matemática, no campo da base curricular do Ensino Médio, e de Desenvolvimento de Sistemas, no campo das disciplinas técnicas, que elas se destacam; empecilhos que podem levar o aluno a perder o interesse pelas áreas em questão. Cabe aos professores conduzir os estudantes da melhor forma possível. É fundamental que o educador identifique quais os métodos e aplicações se fazem necessários para que a turma venha a compreender os conteúdos das referidas disciplinas. Diante de tal hipótese, configuraram-se os seguintes problemas: 1) de que forma a interação e abordagem interdisciplinar da matéria de Desenvolvimento de Sistemas pode ser útil para o aprendizado significativo de Matemática no Ensino Médio, de modo particular no IFNMG - Campus Arinos? 2) de que maneira essa interação pode auxiliar na formação profissional do aluno do Curso Técnico em Informática? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi o de refletir acerca da eficácia do uso de Programação em Java para o ensino de Matemática no Ensino Médio no curso Técnico em Informática Integrado, tendo como locus da pesquisa o IFNMG/Campus Arinos. Como vetor teórico, o estudo teve referências básicas que tratam principalmente de Educação Matemática, da Interdisciplinaridade, da Educação Profissional e Tecnológica, e do uso de tecnologias no ensino de Matemática. Entre as referências bibliográficas, destacam-se, marcadamente, os seguintes autores: D´AMBRÓSIO, FIORENTINI, BICUDO, FRIGOTO, DEMO, FAZENDA e MIORIM. Em consonância com o objetivo dessa dissertação, tais teóricos tecem reflexões e estudos sobre a importância da interdisciplinaridade e do uso de tecnologia no ensino de matemática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. O instrumento para coleta dos dados foi entrevista semiestruturada com os professores e, ainda, um curso interdisciplinar baseado na proposta de modificação do PPC. O universo da pesquisa teve como amostra 4 professores, que atuam na Educação Profissional técnica de nível Médio no curso técnico em Informática, sendo dois professores da área de Matemática e dois da área de Informática, que ministram a disciplina de Desenvolvimento de sistemas. Além dos professores, fizeram parte da pesquisa 12 alunos, regularmente matriculados e frequentes na 3ª série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Arinos. A partir dos estudos feitos, foi possível perceber que a Matemática é uma ciência que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico em informática. Alguns métodos computacionais ‒ e, neste caso específico, a programação em JAVA ‒ podem revelar-se um bom recurso no processo de ensino e de aprendizagem, pois os alunos, além de obedecerem a regras, aprendem a acessar novas possibilidades de desenvolvimento matemático, estimulando o processo intelectual.Item Uma análise sobre a interdisciplinaridade no âmbito do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFVJM, Campus do Mucuri(UFVJM, 2016) Guimarães, Patrícia Baldow; Magalhães, Antônio de Pádua; Oliveira, Altamir Fernandes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Monteiro, Douglas Santos; Santos, Amédis Germano dos; Magalhães, Antônio de PáduaO presente estudo se baseia na análise do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri. Tem como objetivo caracterizar a interdisciplinaridade no âmbito do referido curso tomando como base: as propostas do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares e os estudos realizados por autores da área relacionados às características dessa metodologia de ensino. Procedeu-se a análise por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. As informações delas decorrentes, após serem estudadas e integradas, nortearam a elaboração de propostas e sugestões de adequação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de inserção de novas práticas didáticas e pedagógicas visando contribuir para a efetivação da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem. Com a realização do levantamento bibliográfico foi possível reunir um conjunto importante de informações que promoveu o embasamento das pesquisas documental e de campo. A pesquisa documental consistiu na análise do PPC juntamente com a estrutura curricular. Através dela verificou-se que no corpo desses documentos, mesmo sendo feita referência à necessidade e importância da interdisciplinaridade na realização das atividades acadêmicas, não existem características e previsão de ações que induzam ou inspirem um trabalho interdisciplinar. Com a pesquisa de campo, que consistiu na aplicação de questionário a alunos matriculados no quinto e sexto períodos e na realização de entrevista junto a professores do curso, procedeu-se a reunião de informações sobre o contexto analisado no que se refere ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares e a aspectos que dificultam ou que contribuem para isso. Foi verificado que, de um modo geral, a metodologia interdisciplinar não permeia o planejamento e execução das atividades de ensino-aprendizagem do curso. Diante disso, é eminente a necessidade de que sejam previstas ações que promovam a inserção dessa metodologia no desenvolvimento das disciplinas visando a formação de egressos baseada no perfil esperado e nos objetivos e princípios que regem essa modalidade de ensino.Item Projeto de Extensão Universitário Cidadão: uma análise sobre a prática extensionista com ênfase nas relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais(UFVJM, 2017) Chaves, Vanusa Soares; Paccola, Rivaldo Alfredo; Santos, Amedis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paccola, Rivaldo Alfredo; Alves, Thamar Kalil de Campos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaAo longo da história das civilizações, as universidades desempenharam importante papel em prol do desenvolvimento das sociedades, sendo portadoras de uma herança cultural de saberes, ideias e valores. A transmissão desse legado é imprescindível para o avanço científico e tecnológico, mas também fundamental para a construção de uma cultura voltada para um ensino metaprofissional, metatécnico, que forme o profissional ético e consciente da sua importância no processo de transformação social. As funções da educação superior estão previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 207 que assim dispõe: ―as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão‖. A compreensão deste comando constitucional pelos sujeitos envolvidos no processo de formação acadêmica traduz-se em perceber a importância da atividade extensionista em sua dimensão social e humanista, capaz de reunificar os saberes compartimentados pelas rígidas especializações disciplinares e não apenas como um resíduo ou apêndice da ação universitária em seu viés assistencialista, ações sociais típicas das perspectivas liberais. Considerando a importância da extensão para a formação profissional do discente, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), realizado em maio de 2012, criou a Política Nacional de Extensão Universitária, que ratificou o Plano Nacional de Extensão Universitária de 1999 e acrescentou outros objetivos necessários ao enfrentamento dos novos desafios para o fortalecimento da extensão universitária no país, sendo que um dos pontos que interessa à pesquisa em tela é o Objetivo 5 constante neste documento que visa ―estimular atividades de Extensão cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da sociedade‖. Com fundamento na supracitada meta, a pesquisa em tela se propõe a investigar como a prática extensionista pode promover uma interligação de saberes através de metodologias multi, inter e ou transdisciplinares e interprofissionais e como a mesma pode contribuir para a formação profissional do discente, a partir da análise da experiência vivenciada por 25 (vinte e cinco) acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social, Nutrição, Farmácia, Biomedicina e Educação Física das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni/DOCTUM e Universidade Presidente Antonio Carlos/UNIPAC, ambas localizadas em Teófilo Otoni/MG, no Vale do Mucuri, em um Projeto de Extensão denominado Universitário Cidadão, realizado durante 15 dias das férias escolares de julho de 2011, nas cidades mineiras de Itaipé e Setubinha que apresentavam baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esta experiência extensionista idealizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, gestada como política pública de combate à pobreza nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, deu ênfase ao trabalho de equipes multiprofissionais, não sendo parcos os exemplos de interação entre os vários cursos de graduação. Após 06 (seis) anos desta incursão em campo pelos discentes, quando já se graduaram e estão (ou não) inseridos no mercado de trabalho, atuando (ou não) nas respectivas profissões, recolhemos as impressões destes dias de aprendizado interprofissional para analisar o impacto da atividade extensionista na formação profissional dos egressos. A pesquisa tem cunho qualitativo e a metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e exploratória, sendo utilizada a análise documental e bibliográfica, além de estudos correlacionais. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada a oito participantes e a análise de dados foi organizada conforme metodologia apropriada da obra intitulada Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.Item Plataforma de suporte às ferramentas de aprendizagem para o ensino de lógica de programação na educação básica(UFVJM, 2017) Oliveira Júnior, Evandro José de; Fonseca, Alexandre Ramos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Fonseca, Alexandre Ramos; Horta, Euler Guimarães; Andrade, Paulo Cesar de ResendeAlguns países são referência no ensino de computacão em escolas de ensino básico. Isso se deu pelo fato de não ensinarem somente ferramentas básicas contidas nos computadores, mas também os fundamentos da Ciência da Computacão e como eles podem ser aplicados no dia-a-dia. No Brasil praticamente não há ensino de computacão nas escolas. Com o objetivo de estimular a insercão da computacão na educacão básica do Brasil, este trabalho apresenta várias ferramentas de ensino e aprendizagem de programacão. Discute como essas ferramentas podem ajudar os alunos a desenvolverem características e conhecimentos desejáveis, tanto para a própria computacão quanto na sua interdisciplinaridade. É realizada uma análise sobre as características de duas dessas ferramentas: Blockly e App Inventor. Além disso, são apresentados exemplos de uso. Mostra também uma reflexão sobre a importância de trabalhar e desenvolver o pensamento crítico e o raciocínio lógico dos alunos através da lógica de programacão inserida nas escolas. Foi proposto nesta dissertacão o desenvolvimento de uma plataforma que reúna as principais ferramentas e oriente os alunos e professores sobre como usá-las. Este trabalho busca contribuir para escola, alunos e professores, apresentando ferramentas de ensino que interajam com crianças e adolescentes, de forma a proporcionar diversão e estimular a curiosidade.