Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Ações Afirmativas - UFVJM: política de promoção da igualdade racial no Ensino Superior e Serviço Público Federal(UFVJM, 2022) Faustino, Reginilda das Graças; Mattos, André Luís Borges Lopes de; Paula, Adna Candido de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mattos, André Luís Borges Lopes de; Paula, Adna Candido de; Nunes, Ana Paula Nogueira; Pereira, Juliano GonçalvesAs comissões de heteroidentificação da UFVJM têm um importante papel no êxito das ações afirmativas com recorte racial. Assegurar que as vagas reservadas para os pretos e pardos se voltem efetivamente àqueles para os quais foi destinada é uma grande responsabilidade para quem atua frente a uma questão tão complexa como a pauta racial. Ademais, os membros das comissões contribuem para que a reparação da dívida histórica do Estado com a comunidade negra seja concretizada, ao minimizar os impactos do desvio de funcionalidade da política de cotas raciais. Apreende-se, portanto, que as comissões são mecanismos e estratégias de controle das políticas públicas nos processos de seleção da UFVJM, que abrangem as cotas raciais para candidatos que se enxergam e autodeclaram negros e negras. A temática racial não deve ser considerada pela ótica de opiniões ou achismos, mas deve ser vislumbrada com muito respeito e apreciada pelos interessados na questão, pelo campo do conhecimento. Assim, o produto de mestrado profissional, “AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFVJM: Política de cotas raciais no Ensino Superior Federal e no Serviço Público Federal” pretende compartilhar com os membros das comissões de heteroidentificação da UFVJM, e com os demais interessados, conhecimentos necessários para que seja garantida a igualdade substantiva para cada candidato que for admitido na Instituição. Por fim, a pesquisa realizou uma breve avaliação do desempenho da UFVJM no decênio da implementação da política pública de cotas raciais pela Lei 12.911/2012 e concluiu que é urgente uma revisão na dinâmica da Instituição enquanto responsável pelo acompanhamento e pelo controle de uma medida inclusiva tão cara para os negros.Item Inserção e/ou exclusão do discente negro dos cursos da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – campi Diamantina/MG(UFVJM, 2013) Oliveira, Ludmila Zaira Farnezi de; Paes, Sílvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sousa, Ana Cristina; Cambraia, Rosana Passos; Paes, Sílvia ReginaO objetivo do presente estudo é analisar o processo de inserção e/ou exclusão do discente negro na UFVJM, Campus Diamantina (MG), dos cursos de saúde, segundo a ótica dos próprios discentes em estudo, por meio de suas concepções, experiências e representações sociais, com o intuito de se compreender melhor tal processo. Diante do exposto, o problema norteador que se apresenta carente de discussões, pode ser sintetizado nas seguintes questões: uma vez que não possuía um sistema de cotas raciais - o que ocorreu somente no ano de 2013 - a UFVJM conseguiu garantir a inclusão educacional dos sujeitos negros e socialmente menos favorecidos? E ainda: em casos de inclusão para essa etnia, a instituição mostrou-se preocupada em atentar para a permanência dos discentes negros nos cursos, através de oportunidades e bolsas que se expressam em maiores chances de inclusão? Para responder a essas questões, mostrou-se necessária a análise das entrevistas direcionadas aos discentes que cursam os dois últimos semestres letivos dos cursos de saúde, visando abranger um percurso acadêmicos em vias de se concretizar. Os objetivos específicos desse estudo são: realizar um levantamento teórico acerca do passado escravocrata brasileiro e de ideologias para apontar as raízes da discriminação e do preconceito raciais, assim como apontar dados e estatísticas referentes ao negro no Brasil, que confirmam sua condição de desvantagem em relação as outras etnias no país; delinear o perfil da instituição ora em análise, sob o aspecto inclusivo e apresentar dados que demonstrem as limitações, desafios e empecilhos encontrados para ingresso e permanência na UFVJM. Metodologicamente, esta pesquisa descritiva e exploratória, de base quanti-qualitativa, percorreu dois caminhos: primeiro um levantamento bibliográfico acerca de temas relacionados ao negro no Brasil, e posteriormente, para a identificação de entraves e possibilidades à inclusão e para a elaboração e/ou indicação de sugestões que visem otimizar o processo de inclusão do negro, mostrou-se premente ouvir a trajetória dos próprios sujeitos que atingiram o ensino superior, e essa será a parte qualitativa da pesquisa, com coleta de dados através de entrevista e discussão dos dados coletados segundo teóricos que se dedicam ao tema e que relacionam os temas preconceito, determinantes sociais e problemas de saúde, norteando, assim, o presente estudo, assim como serão considerados os conceitos de representações sociais, que pautarão a análise das entrevistas, identificando-se tais representações nos depoimentos dos estudantes negros. Os dados locais coletados foram cruzados com estatísticas nacionais, do IPEA e do IBGE. A hipótese desse estudo é que, no contexto em análise, como acontece ainda em grande parte do país, o negro, por questões históricas, econômicas, sociais e culturais, ainda permanece excluído das oportunidades existentes. Justifica a escolha desse tema a necessidade de se ter na educação, porta parcial, porém importante, de acesso para a inclusão e para a participação social do negro, cultural e historicamente segregado no país, partindo, dentre outros argumentos, de que situações de exclusão são determinantes para a condição de saúde dos indivíduos. Visando atender a uma perspectiva interdisciplinar, esta pesquisa parte do pressuposto de que o problema da inclusão do negro, por sua complexidade, requer um diálogo ou interface com educação, saúde, história, legislação, políticas públicas e outras áreas de conhecimentos, assim como o envolvimento de diferentes sujeitos sociais na discussão e no empenho de esforços pela concretização da inclusão. Os resultados obtidos apontam que os estudantes da UFVJM consideram a instituição inclusiva, embora observem um pequeno número de estudantes em suas dependências, o que parece contraditório. Este estudo indica também, que alguns estudantes são contrários ao sistema de cotas raciais, reproduzindo, por vezes, o discurso da elite.