Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Inclusão de jovens estudantes da comunidade quilombola de Queimadas/Serro–MG em uma escola urbana
    (UFVJM, 2022) Saraiva, Magna da Conceição; Neves, Leonardo dos Santos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Leonardo dos Santos; Pinto, Helder de Moraes; Gomes, Elizabeth Moreira
    As lutas por direitos e garantias de uma educação que, de fato, contribua para a formação e para a ressignificação da cultura negra sustentam-se em uma história de resistência e de busca por um espaço digno na sociedade, com a concretização das práticas de afirmação da identidade quilombola. Em vista disso, o estudo apresenta, como objetivo, a análise das diferentes formas de aquisição da educação formal, da inclusão dos educandos e da formação curricular dos jovens estudantes, matriculados na Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, remanescentes da comunidade quilombola de Queimadas, na região do Serro, no estado de Minas Gerais. Para isso, discutiu-se acerca do processo histórico de formação dos quilombos no Brasil, em Minas Gerais e especificamente na região do Serro. Também, buscou-se compreender o processo histórico e político das leis que tratam sobre o currículo da comunidade quilombola, do ensino da história e cultura afro-brasileira. Além disso, intentou-se, especificamente, identificar o currículo da Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, apontando sua construção, desenvolvimento, falhas e acertos. Realizou-se, portanto, uma análise documental e qualitativa, mediante referenciais teóricos do Projeto Político Pedagógico da escola em questão e entrevistas e questionários aplicados aos alunos, ex alunos, mães de alunos e professores da escola. Essas entrevistas foram realizadas por meio do método da história oral temática, uma ferramenta que possibilita a produção de conhecimento a partir da subjetividade e da sutileza envolvida na produção narrativa. Os resultados apontam que houve avanços teóricos, conceituais e legais decantados no ordenamento jurídico brasileiro que asseguram direitos a esses povos quilombolas, dentre eles, políticas de educação específicas para as escolas inseridas em seus territórios. Contudo, os dados demonstram também que esses avanços não foram traduzidos no cotidiano da Escola Estadual Ministro Edmundo Lins, Serro-MG que atende estudantes pertencentes a comunidade Quilombola de Queimadas. Concluímos que a invisibilidade e o silenciamento da cultura e história negra e quilombola no currículo, fragiliza os modos de pensar uma educação escolar quilombola, pois a visão eurocêntrica e excludente ainda persiste nos currículos dessa instituição de ensino. Ressalta-se a importância desse estudo para avaliar o processo de implementação de políticas públicas de educação para os povos quilombolas em uma região historicamente construída pela mão de obra negra escravizada, que formou nesse território uma das maiores diásporas africanas em solo brasileiro. Deste modo, é de extrema importância dar visibilidade a esses estudantes remanescentes de quilombo, assegurando-lhes o direito de conhecer e vivenciar suas histórias e tradições, principalmente no ambiente escolar.
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    Uma reflexão a respeito do Ensino Médio público no Brasil: construção histórica, garantias legais e suas negligencias
    (UFVJM, 2021) Bueno, Fernando Cesar Pereira; Mykonios, Atanásio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Mykonios, Atanásio; Lima, Josélia Barroso Queiroz; Bonadiman, Heron Laiber; Servilha, Mateus de Moraes
    Em toda minha vida estive inserido no sistema de ensino público no Brasil, desde a formação na Educação Básica, passando pela Educação Superior até a posterior atuação profissional como docente no Ensino Médio. Portanto, reconheço a importância do ensino público a partir das minhas vivencias, reconheço que, sem o mesmo seria muito difícil a realização deste estudo. Entretanto, busco aqui analisar descasos, mazelas e negligencias que atingem o atual Ensino Médio, pois também vivenciei e vivencio sua realidade. Dessa forma, este estudo busca o percurso histórico e a construção do que hoje denominamos Ensino Médio, desde sua criação elitista ainda no Império, passando por transformações ligadas as necessidades do mercado de trabalho na Era Vargas até a política de sucateamento do ensino público adotada pelo governo na ditadura militar. Observando as circunstâncias históricas, o estudo demonstra a importância da retomada democrática para o sistema de ensino público brasileiro, considerando o avanço nas garantias educacionais no texto constitucional de 1988 e na LDB/1996, que elevaria a garantia do Ensino Médio à obrigatório e gratuito. Todas essas garantias na legislação são conquistas importantes da sociedade brasileira e neste contexto a efetivação da legislação através das metas do PNE devem ser levadas a sério. Neste sentido, o estudo caminha em direção aos números oficiais do atual Ensino Médio que revelam as não conformidades com a legislação. Por fim, o estudo relaciona como as distorções do Ensino Médio refletem no mercado de trabalho. Todos estes ingredientes, apontam para conquistas consideráveis em relação ao ensino público no Brasil, no entanto, demonstram também a distância entre os dados oficiais e a previsão legal baseada nos ideais civilizatórios democráticos.