Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Hipoglicemia associada à atividade física em pessoas com diabetes: uma análise de vídeos do YouTube do Brasil
    (UFVJM, 2022) Silveira, Juciano Cesar da; Silva, Edson da; Nobre, Luciana Neri; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Introdução: As mídias sociais para a autogestão de informações sobre saúde constituem uma prática recorrente de usuários leigos que vivenciam diferentes contextos de saúde. Embora facilitem o acesso e o compartilhamento de informações, as mídias sociais podem contribuir para a criação de possíveis riscos à saúde e ao bem-estar, uma vez que ampliam as experiências de vulnerabilidade emocional e desinformação. Objetivo: Esta dissertação teve como objetivo avaliar a qualidade dos vídeos mais assistidos no YouTube como ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética associada à prática de exercício físico. Desenho: Trata-se de um estudo exploratório, transversal, de abordagem qualiquantitativa da avaliação de vídeos do YouTube. Os termos de pesquisa para identificação dos vídeos foram “hipoglicemia” + “atividade física” + “diabetes”; “hipoglicemia + exercício + diabetes” e “dieta para diabetes” e “tratamento para diabetes”. Os vídeos foram avaliados por dois revisores treinados de forma individual. As divergências neste processo foram resolvidas em consenso com um terceiro examinador em caso de discordância A busca e análise dos vídeos ocorreram entre os meses de junho a outubro de 2022. A confiabilidade e a qualidade dos vídeos foram avaliadas por meio dos instrumentos modificados DISCERN, mJAMA, Global Quality Score (GQS) e a avaliação da abrangência das informações por meio de um Checklist elaborado pelos autores da pesquisa. O coeficiente Kappa de Cohen foi utilizado para medir a confiabilidade interexaminador e os resultados foram apresentados como média e desvio padrão, quando apropriado. Resultados: Foram avaliados os 100 vídeos mais assistidos no YouTube sobre diabetes e exercício físico. O resultado das análises dos vídeos segundo os instrumentos DISCERN modificado, mJAMA e GQS indicou que os vídeos tem baixa qualidade e representam risco para uma pessoa leiga, que ao utilizá-los para se orientar sobre o tratamento da hipoglicemia diabética, associado ao exercício físico, pode não obter o resultado esperado, e pode inclusive afetar negativamente a hipoglicemia da pessoa com DM. Conclusão: Os vídeos mais assistidos no YouTube sobre hipoglicemia diabética associado ao exercício físico, não é uma ferramenta educativa para o autogerenciamento da hipoglicemia diabética. Assim, é desaconselhável recomendar o uso do YouTube como ferramenta educativa, caso não sejam sugeridos vídeos específicos como fonte de informação.
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    Análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar em Teófilo Otoni - MG
    (UFVJM, 2023) Rodrigues, Maryana Prates; Miranda, João Luiz de; Pascoal, Vanessa Peruhype Magalhães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Monteiro, Erika Michalsky
    Essa dissertação é composta por uma introdução e por um artigo original, que buscou realizar a análise dos indicadores epidemiológicos e operacionais da Leishmaniose Tegumentar (LT) em Teófilo Otoni - MG. O objetivo do trabalho foi trazer à luz discussões acerca do agravo, seu perfil epidemiológico e os resultados dos indicadores, fomentando a ideia da importância das ações de educação em saúde para impactar positivamente na realidade local. Ademais, apresenta o padlet de LT, elaborado como produto que trabalha a integração ensino-serviço. No percurso metodológico do estudo, a abordagem foi de uma pesquisa observacional, transversal e retrospectiva, que utilizou dados de notificações de pacientes residentes no município de Teofilo Otoni, registradas de 2016 a 2021 no Sistema de Informação de Agravos de Notificação compulsória (SINAN). Para tanto, foram realizados os cálculos dos indicadores conforme memórias de cálculo e teste de associação para entender as diferenças entre os triênios, que se mostraram significativas (p < 0,05) nas variáveis que diziam respeito à realização de exames laboratoriais de confirmação diagnóstica. Assim, afere-se que os objetivos propostos foram alcançados e que os produtos são especialmente úteis para as práticas do trabalho do programa de controle da leishmaniose. Espera-se que fomentem estratégias efetivas de enfrentamento da doença no território.
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    Elaboração e validação de um e-book educativo sobre diabetes mellitus tipo 1
    (UFVJM, 2021) Silva, Rosiane Rosa; Silva, Edson da; Reis, Janice Sepúlveda; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Edson da; Ramos, Cíntia Lacerda; Nunes, Ana Paula Nogueira; Mourão, Denise Machado
    O número de pessoas com diabetes mellitus (DM) vem aumentando com o passar dos anos, incluindo os jovens com diabetes mellitus tipo 1 (DM1). O Brasil é o 3º país do mundo em número de crianças e adolescentes de 0 a14 anos com DM1. O apoio familiar é uma peça central no manejo do diabetes. Além disso, uma equipe interdisciplinar, em diferentes espaços sociais como a escola, pode fornecer apoio no desenvolvimento de habilidades para o reconhecimento e a resolução de problemas relacionados manejo do DM em crianças e adolescentes escolares com DM1. Neste contexto, a educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado, permitindo o autocontrole por parte do paciente, e deve se estender aos familiares e cuidadores. Mas, a efetividade de intervenções educativas em saúde é influenciada por diversas variáveis, dentre elas a disponibilidade de materiais validados que possam ser utilizados como recurso didático. Portanto, o objetivo dessa dissertação foi elaborar e validar um e-book educativo sobre diabetes mellitus tipo 1 para pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes escolares com diabetes. Trata-se de uma pesquisa metodológica em 9 etapas. A validação foi realizada por 10 juízes especialistas, 3 juízes de design e 11 mães de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Na coleta de dados foram utilizados questionários eletrônicos. Para os juízes especialistas foi considerado um Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,90, para os designers um índice de concordância mínimo de 40% e para o público-alvo de 75% para que o material fosse validado. Como resultado, o e-book “Diabetes nas Escolas: Conhecendo o Diabetes Tipo 1” foi validado pelos juízes especialistas com Índice de Validade de Conteúdo de 0,90, um índice de concordância mínimo de 89 % para os designers e de 98,53% pelo público-alvo. O e-book foi considerado claro e adequado à sua finalidade pelo público-alvo. Em conclusão, o e-book foi elaborado e validado para familiares de crianças e adolescentes escolares com diabetes mellitus tipo 1. O material poderá ser utilizado de forma complementar em programas de educação em diabetes nas escolas e corrobora com a promoção da educação em saúde com informações cientificamente reconhecidas e atualizadas para quem busca orientações sobre o tema na internet.
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    Desenvolvimento infantil e parentalidade: conhecimento de gestantes cadastradas em Unidades Básicas de Saúde
    (UFVJM, 2020) Santos, Ingredy Carolline de Jesus; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Morais, Rosane Luzia de Souza; Freitas, Bethânia Alves de Avelar; Dias, Orlene Veloso; Moreira, Rafaela Silva; Vitorino, Débora Fernandes de Melo
    Introdução: O ambiente familiar exerce papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento infantil. Para tanto, o conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil é apontado como um fator relevante capaz de influenciar a maneira como estes entendem o comportamento de seus filhos e a construção de vínculo parental. Objetivos: Investigar o conhecimento das gestantes cadastradas em Unidades Básicas de Saúde sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, bem como investigar os fatores que estão associados e aqueles que explicam o conhecimento materno. Material e métodos: Participaram gestantes cadastradas nas Estratégias de Saúde da Família do munícipio de Janaúba, Minas Gerais. Foram coletadas informações sobre o perfil das participantes. Para verificar as crenças e práticas de cuidado foi aplicado a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado na Primeira Infância – ECPPC e avaliou-se o conhecimento das gestantes sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida através do Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI). Os dados coletados foram organizados em um banco de dados, no Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão Windows 20.0® e posteriormente submetidos à análise descritiva. Na análise inferencial, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman para variáveis contínuas ou ordinais e o teste Quiquadrado para variáveis categóricas e, aquelas com valor de p<0,20, seguiram para uma regressão multivariada hierárquica. Resultados: Participaram 105 gestantes, com mediana de 24 anos, mediana de 1 filho, pardas, com 2º grau completo ou mais, em sua maioria católicas, com companheiro, donas de casa ou estudantes, de classe mais média-baixa ou baixa. Relataram gravidez planejada, a maioria estavam no 3º trimestre, negaram tabagismo. Quanto à rede de apoio, os pais da criança foram citados mais vezes. Quanto às crenças e práticas maternas, a maioria das gestantes consideraram relevante aquelas relacionados à segurança, manutenção da temperatura, sono e repouso, alimentação e vínculo em detrimento a utilização de brinquedos e brincadeiras, jogos e leitura. O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil mostrou-se baixo. A associação entre o conhecimento e variáveis independentes apontou a ECPPC (Correlação de Spearman=-0,19; p=0,048). Também seguiram para o modelo de regressão: número de filhos (Correlação de Spearman=-0,18; p=0,072); nível econômico (Correlação de Spearman=0,136; p=0,166), religião (X2=4,913; p= 0,086), rede de apoio pai (X2=3,595; p=0,058) e rede outros (X2= 3,878; p= 0,049). O modelo de regressão hierárquico explica 13% do conhecimento de gestantes sobre o desenvolvimento infantil (R2 0,127). Considerações Finais: Religião, importância à prática de cuidados e estimulação e menor número de filhos explicam uma pequena quantidade do conhecimento das gestantes sobre o desenvolvimento infantil. O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil das mães foi baixo e estas valorizam muito mais as práticas de cuidados do que as que proporcionam o desenvolvimento infantil. Sugere-se intervenções futuras que ofereçam a estas mães oportunidades de conhecer mais sobre o desenvolvimento infantil e sua importância para o futuro de sua criança.
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    Conhecimento dos pacientes portadores de doença renal crônica terminal: fatores de risco, cuidados clínicos e complicações associadas
    (UFVJM, 2020) Corgozinho, Juliana Nunes Costa; Lucas, Thabata Coaglio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Lucas, Thabata Coaglio; Gonçalves, Renata Patrícia Fonseca; Costa, Magnania Cristiane Pereira da
    Introdução: A incidência da doença renal crônica terminal no Brasil cresce de maneira a tornar-se um grave problema de saúde pública já que em seu estágio mais avançado é necessário o tratamento de substituição renal. A hemodiálise, apesar de garantir sobrevida e ser a terapia renal substitutíva mais indicada, envolve riscos e complicações que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Sendo assim, o conhecimento da doença, tratamento e cuidados com o acesso vascular, previne complicações e pode aumentar a qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos pacientes em hemodiálise quanto aos fatores de risco, cuidados clínicos e complicações associadas. Método: Estudo clínico randomizado, população de amostra aleatória dividida em grupo controle e experimental. Aplicou-se um questionário semi-estruturado com as seguintes variáveis: conhecimento sobre a doença, tratamento, intercorrências e cuidados realizados com o acesso vascular. Com o grupo experimental foi realizado uma ação educativa do tipo roda de conversa. O questionário foi reaplicado após dois meses, para os dois grupos. Os dados foram analisados por meio do software Stata, através dos testes estatísticos de McNemar, Teste T Student, Qui-Quadrado de Pearson, Exato de Fisher, Shapiro Wilk e a Correção de Bonferroni, com nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número de parecer 3.445.924. Resultados: Neste estudo 55,44% eram homens, 42,57% na idade entre 40 a 59 anos, 70,29% com ensino fundamental, 77,22% estão aposentados, 92,07% apresentaram fatores de risco dentre eles 77,23% hipertensos e 26,73% diabéticos, 83,16% utilizavam como acesso vascular a fístula arteriovenosa. Quanto aos resultados dos exames observou-se que os pacientes apresentaram melhoras nos valore de qualidade da diálise (Kt/V) e do fósforo após a intervenção. O conhecimento dos pacientes sobre o funcionamento da hemodiálise, os cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central também melhoraram após a intervenção. Na fase pós-intervenção, a frequência das intercorrências diminuiu de 86% para 78%. Através das observações dos profissionais encontrou-se diferença significativa (p<0,05) demonstrando melhorias nas atitudes do grupo experimental quanto as questões alimentares, ingesta de líquidos, cuidados com a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central após a intervenção. Conclusão: Os resultados mostraram que o conhecimento que o paciente tem sobre seu processo de saúde e doença relacionados a hemodiálise foi aprimorado após a ação educativa, tornando-os parte do processo de tratamento. Sendo ativos nos questionamentos aos profissionais quanto aos cuidados clínicos que se referia a fístula arteriovenosa e com o cateter venoso central após a intervenção. Contribuindo para que a equipe multiprofissional possa realizar ações educativas e terapêuticas promovendo a prevenção e o controle das complicações.
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    Dificuldades e desafios no uso das metodologias ativas na área da saúde: revisão integrativa
    (UFVJM, 2019) Vigário, Alécia Elizandra; Sant´Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sant´Anna, Paulo Afrânio; Guedes, Helisamara Mota; Sampaio, Cristina Andrade
    A formação profissional em saúde tem sido objeto de muitos debates no âmbito do Ensino Superior, principalmente após a aprovação das DCNs no começo da década de 2000 apontando a necessidade de mudanças no ensino em cursos da área da saúde no sentido de formar profissionais capazes de criar, planejar, implementar e avaliar políticas e ações que visem o bem-estar geral da comunidade e que atendam as diretrizes do SUS. Nesse contexto, as metodologias ativas têm sido recursos importantes para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. O presente estudo objetivou identificar as dificuldades e desafios que as instituições, docentes e discentes enfrentam no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa da literatura. A partir da análise dos artigos emergiram sete categorias: Fatores relacionados aos docentes, fatores relacionados aos discentes, fatores relacionados a organização do currículo, fatores relacionados ás instituições de ensino, fatores relacionados as interações, fatores relacionados á integração ensino-serviço e fatores relacionados a carência de pesquisas e avaliações das metodologias ativas. Embora sejam comprovados os benefícios e a viabilidade do uso das metodologias ativas, foram evidenciados no presente estudo, importantes dificuldades para o seu uso. Por fim, apontamos para a necessidade de manter esforços visando o seu aperfeiçoamento.
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    Conhecimento dos discentes sobre a Atenção Primária à Saúde
    (UFVJM, 2019) Ferreira, Karlyone Elizarda Martins de Souza; Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Bruno Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Guedes, Helisamara Mota; Ribeiro, Bruno Henrique; Galvão, Endi Lanza; Silva, George Sobrinho
    A Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido cada vez mais reconhecida como prioridade e a academia, um potencial transformador na produção do conhecimento para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento dos discentes sobre a APS, efetuado em duas etapas: elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados e posterior aplicação deste questionário aos alunos do último ano dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Trata-se de um estudo metodológico. Para a validação do questionário intitulado “Conhecimento sobre a Atenção Primária à Saúde para discentes” foram executadas as fases de validação de conteúdo por juízes, adequação do instrumento e estudo piloto. A adequação dos itens ao questionário foi realizada utilizando-se critérios quantitativos, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e critérios qualitativos. Considerou-se como índice de concordância entre os juízes valores acima de 80,0%. Após reformulações, o questionário foi estabelecido contendo 39 itens específicos sobre a APS, adequados aos alunos de graduação da área da saúde. A amostra mínima foi calculada em 136 alunos, estratificada por curso. Houve a participação de 150 graduandos na área da saúde (Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física) na UFVJM, em Diamantina, Minas Gerais. Para comparar o conhecimento dos estudantes entre os diferentes cursos de graduação da área da saúde, realizou-se o teste Qui-quadrado com nível de significância de p<0,05. Para avaliação do comportamento das respostas dos estudantes para cada item do questionário, foi utilizada a modelagem de Teoria de Resposta ao Item, com cálculo do parâmetro de discriminação (a) e do nível de dificuldade (b) de cada item. Estudo aprovado pelo CEP/UFVJM, sob o parecer nº 2.672.823. A média de idade foi de 24,5 anos, com variação entre 20 a 41 anos. A maior parte dos estudantes incluídos foi do sexo feminino (70,7%), sendo que 87 (58%) acadêmicos se declararam da raça parda, 35 (23,3%) brancos e 28 (18,7%) negros. O resultado encontrado sugere pouco conhecimento dos acadêmicos quanto à Política Nacional de Atenção Básica e os processos de trabalho inerentes à APS, mas principalmente falta de domínio em relação ao e-SUS e ao financiamento. Espera-se que fragilidades e potencialidades no ensino sobre a APS sejam identificadas, contribuindo para a formação dos futuros profissionais a fim de que estes tenham uma atuação pró-ativa, crítica, reflexiva e humanista, enfrentando os desafios que se apresentam na rotina de trabalho e fortalecendo a porta de entrada do SUS.
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    Educação Popular em Saúde: um referencial de autonomia e transformação
    (UFVJM, 2017) Alves, Michely Rodrigues; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Miranda, João Luiz de; Alves, Leila de Cássia Faria
    A educação popular em saúde (EPS), mesmo sendo um referencial político, teórico e metodológico, consolidado como estratégia política, é um assunto que exige ampla reflexão e conhecimento para sua efetividade. De acordo com o eixo norteador instituído pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS) em 2013, por meio de uma prática político-pedagógica, os saberes populares são reconhecidos a partir da construção compartilhada do conhecimento, com potencial de instrumento auxiliar para reorientação das práticas em saúde. O objetivo deste estudo foi estimular um processo de educação e construção de conhecimentos, junto aos atores sociais do grupo HIPERDIA, norteado pelo referencial da EPS. A pesquisa foi desenvolvida a partir do problema: a EPS pode contribuir com melhorias na qualidade de vida dos usuários no município de Senhora do Porto/MG?O trabalho foi desenvolvido por meio da metodologia da pesquisa-ação, com a aplicação da técnica de observação participante para a coleta dos dados, caráter descritivo e com abordagem qualitativa. Os demais atores participantes foram os integrantes do grupo de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA) adscritos no município de Senhora do Porto-MG. A análise dos dados foi feita através do referencial teórico da Educação Popular, trabalhado dentro da prática pedagógica das “rodas de conversa”, sistematizadas por Paulo Freire. O estudo do resultado foi realizado por meio da análise do discurso, referenciado pelas teorias de Foucault. Os resultados revelam que a EPS não é um desafio para os atores sociais envolvidos, pois através das observações foram percebidas ações de mobilização, autonomia e diálogo entre eles, nos momentos que tiveram oportunidade de se expressar. Seria então um impasse para os profissionais de saúde desconstruir práticas norteadas pela cultura medicamentosa, aos gestores que deveriam apoiar a educação permanente dos trabalhadores, adicionando os princípios e as práticas de EPS, e ainda, responsabilidade do Ministério da Saúde em auxiliar nas estratégias de comunicação e divulgação da potencialidade das práticas articuladas às culturas populares.
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    Integração ensino-serviço entre o curso técnico em enfermagem e os serviços de saúde do município de Januária
    (UFVJM, 2016) Oliveira, Ariane Gonçalves de; Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Araújo, Alisson; Ribeiro, Liliane da Consolação Campos; Ornelas, Haline Falcão de; Romano, Márcia Christina Caetano; Paula, Fabiana Angélica de
    A formação profissional na área da saúde apresenta como um dos desafios atuais a necessidade de integração entre ensino, serviço e comunidade. Alguns estudos e experiências profissionais no município de Januária mostram que os cursos e os serviços de saúde nem sempre trabalham de forma integrada. Levantou-se então o problema: Como acontece a integração ensino-serviço entre o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e os serviços de saúde do município de Januária-MG? Quais os desafios e as facilidades? O objetivo geral do estudo foi conhecer o processo de integração ensino-serviço entre o curso referido e os serviços de saúde de Januária-MG. Definiu-se abordagem qualitativa para o estudo, cujo cenário foi o município de Januária, seus serviços de saúde e o Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Os sujeitos foram enfermeiros dos serviços de saúde que são cenários de prática do curso técnico em estudo, docentes e discentes do curso. Para coleta de dados, foram realizados grupos focais, dois com discentes, um com os docentes e um com enfermeiros assistenciais. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram definidas unidades temáticas que constituíram três artigos. O primeiro artigo trata sobre a caracterização da integração ensino-serviço no município de Januária. Observou-se que a integração ensino-serviço em Januária é incipiente, e destaca-se na fala dos discentes um conceito de integração reduzido à aplicação da teoria na prática nos campos de estágio. O segundo artigo abordou a temática das facilidades e desafios para integrar trabalho e a formação em saúde. Como potencialidades foram apontados o reconhecimento dos serviços de saúde como espaço de aprendizagem e o relacionamento interpessoal entre os atores da integração ensino-serviço. Além da atuação humanizada junto ao usuário, a boa interação e comunicação entre estagiários, docentes e equipe de saúde pode interferir tanto no aprendizado como na articulação das tarefas nas unidades de saúde. Quanto aos desafios, evidenciou-se a distância entre a teoria e a realidade nos cenários de prática, e a escassez de recursos. Outras questões apontadas: matriz curricular não contextualizada aos serviços, equipes com profissionais resistentes ao estagiário e a mudanças de rotina, não envolvimento dos gestores no processo, e distância entre enfermeiros docentes e assistenciais. No terceiro artigo foram apresentadas propostas para efetivar a integração como estratégia de reorientação na formação em saúde. Considera-se necessária a formalização da parceria entre serviço e escola, com a participação dos gestores nesse vínculo, e sugere-se a constituição de uma comissão no município para discussão da temática integração ensino-serviço. Sugere-se também a realização de mais estudos sobre a formação do profissional de saúde de nível técnico à luz das políticas de integração ensino-serviço. Por fim, espera-se a partir deste estudo, elaborar ações e documentos que favoreçam melhorias nos serviços de saúde prestados à comunidade através da Integração Ensino-Serviço, além de novas reflexões sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem.