Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Escolha de trajetórias profissionais por acadêmicos de medicina: um estudo de seus principais fatores, motivações e processos(UFVJM, 2022) Ruas, João Pedro Paulino; Pereira, Diogo Neves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pereira, Diogo Neves; Sant'Anna, Paulo Afranio; Ferreira, Paulo Rogers da SilvaEste estudo se situa na linha de pesquisa Ensino, Saúde e Cultura do Programa de Pós- Graduação em Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Seu objetivo central é caracterizar os principais fatores que influenciam na escolha da trajetória profissional a ser seguida por acadêmicos de medicina após a conclusão da graduação. Diante deste cenário, os objetivos secundários são entender a relação dos fatores sociodemográficos com as escolhas, identificar qual o momento da graduação o acadêmico define essa trajetória e as principais oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho na região de realização do estudo. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório e com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com acadêmicos do 9° ao 11° período da instituição de ensino superior UNIFIPMoc que estão estagiando no Hospital Santa Casa de Montes Claros, abordando todo o processo envolvido na escolha das suas trajetórias profissionais. Estas abordagens favoreceram uma compreensão mais ampla de fatores influenciadores intrínsecos e extrínsecos que foram organizados no campo da prática profissional, no campo da formação, no campo das relações interpessoais e no campo social, embasados no conhecimento de todo processo estrutural da formação médica e do contexto sociocultural regional. Conclui-se que são vários os aspectos internos e externos que se atualizam enquanto processos percebidos na escolha das trajetórias que, analiticamente, foram trabalhados como categorias. Estas categorias operam sempre de maneira associada e foram organizadas em campos para melhor análise. Apesar que no contexto do estudo o campo social obteve um maior destaque, em cada contexto concreto esses processos ganharão características específicas. Dessa forma, se o mesmo estudo for realizado com outros estudantes, diferenças serão encontradas.Item Necessidades formativas dos egressos do curso de enfermagem na área do envelhecimento(UFVJM, 2020) Marques, Giselia Aparecida; Ribeiro, Mirtes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Mirtes; Guedes, Helisamara Mota; Lara, Maristela Oliveira; Araújo, Christiane MottaAs necessidades curriculares e formativas na área de saúde do idoso e no atendimento das demandas específicas do processo de envelhecimento, para profissionais da área da saúde, em especial para os enfermeiros, são indispensáveis para uma formação adequada e atualizada com foco no novo perfil da população brasileira. Além disso, a população idosa em crescimento, apresenta fator de risco para diversas patologias, entre elas o novo coronavírus, que tem despertado a necessidade de reestruturação e melhorias na formação profissional voltadas a proteção, saúde e bem-estar do idoso. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as necessidades formativas levantadas pelos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, após sua inserção na prática profissional. Os sujeitos do estudo foram constituídos de 20 enfermeiros formados na UFVJM, que trabalham em serviços de saúde no município de Diamantina/MG. Este estudo de abordagem descritiva e qualitativa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFVJM, parecer sob número 3.562.996. No primeiro momento foi realizado um extensivo levantamento bibliográfico, a fim de fornecer melhor compreensão do processo de transição demográfica, do envelhecimento da população e a relação das competências profissionais necessárias para o cuidado ao idoso na área de enfermagem. Para o levantamento das demandas profissionais necessárias na área do idoso, segundo a ótica dos próprios enfermeiros foi realizado uma entrevista semiestruturada aos egressos do curso de enfermagem da UFVJM, formados no período de 2008 a 2018. A metodologia empregada foi uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando a análise de conteúdo para compressão dos dados, onde os discursos foram transcritos na integra e posteriormente categorizados em unidade de registro e unidade de sentido. Na análise dos dados observou que a abordagem sobre o envelhecimento na graduação é de extrema importância, bem como seu reflexo na prática profissional. Os entrevistados apontaram que os conteúdos abordados durante as disciplinas foram generalistas e superficiais, gerando grande insegurança no início da atuação profissional. Desta forma, essa pesquisa pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância da saúde do idoso e do processo de envelhecimento atualmente, especialmente devido aos fatores de risco associados ao idoso e da situação de isolamento social devido à pandemia do COVID-19. Bem como, fomentar a construção dos currículos do curso de enfermagem com abordagens mais aprofundadas nessa temática, tanto na teoria quanto na prática clínica.Item Profissão docente: uma análise do processo de formação dos professores dos anos iniciais da rede municipal de educação de Diamantina – MG(UFVJM, 2017) Pires, Graciana Santos Leal; Ramalho, Maria Nailde Martins; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Maria Nailde Martins; Soares, Leonardo Aparecida; Neves, Leonardo Santos; Moraes, Emília Murta; Couto, Regina Célia doA presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores da rede municipal de educação de Diamantina aprenderam a ensinar. O questionamento surgiu a partir do acompanhamento da prática pedagógica de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, no período de 2011 a 2012, através de um Programa de Intervenção Pedagógica desenvolvido na referida rede de educação. Considerando o objetivo fez-se a opção por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com quatro professores que atuam em escolas urbanas e rurais da Secretaria Municipal de Educação de Diamantina – MG. As fontes utilizadas para coleta de dados foram a revisão bibliográfica, a entrevista e a observação da prática pedagógica dos professores. Os dados foram analisados à luz das contribuições teóricas de Nóvoa (1992), Pimenta (1996), Tardif (2010), dentre outros que discutem formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica. Na perspectiva de compreender o problema proposto, organizamos assim o trabalho: realização de um breve diálogo com a literatura, situando o tema em questão; apresentação do caminho percorrido com base nas opções metodológicas; caracterização dos sujeitos e espaços pesquisados; apresentação e análise dos dados da investigação e, por fim, exposição de uma síntese do resultado das entrevistas e uma tradução das observações. Os resultados apontam que o processo de formação dos professores pesquisados é permeado por diversos elementos constitutivos, como os cursos de formação inicial e continuada, de especialização e aperfeiçoamento, mas sobretudo pela singularidade das práticas desenvolvidas em diferentes contextos e pelos saberes experienciais construídos nesse percurso.Item As representações sociais sobre a profissão de terapia ocupacional dos acadêmicos e egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais(UFVJM, 2015) Dutra, Letícia Rocha; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maxta, Bruno Souza Bechara; Gomes, Wellington Fabiano; Sant’Anna, Paulo AfrânioA terapia ocupacional (T.O.) é uma profissão da área da saúde que existe hámais de um século. Entretanto, seja por leigos ou profissionais da saúde, a T.O. ainda é representada como mera ocupação ou como uma profissão que necessita de outro profissional para prescrever suas condutas, em que é possível destacar a falta de visibilidade da atuação do terapeuta ocupacional e o não aprofundamento nos conteúdos voltados às especificidades da profissão. O curso de T.O. alcançou o nível universitário em 1961; no entanto, ao final da década de 60, a formação do terapeuta ocupacional ainda estava ligada à ideia de um trabalho voltado para a reabilitação física. Apesar do amplo e crescente movimento sanitário brasileiro ocorrido na década de 70, das mudanças curriculares, da redemocratização e das mobilizações sociais e políticas ocorridas na década de 80, que tiveram forte impacto sobre os modelos de comunicação e serviços em saúde, a T.O. permaneceu limitada a um campo de objetivações que, ainda hoje, estigmatizam a profissão em sua área de atuação.Diante desse contexto, torna-se relevante compreender como os graduandosdeT.O., e seus egressos, constituem subjetividades que são emblemáticas para a compreensão do campo formativo, uma vez que refletem a conformação do corpo discente ao saber reificado, próprio do domínio acadêmico, que amolda para além dos espaços do saber- conhecer a própria estrutura representacional do saber-fazer, aquilo que constituirá a base identitária vinculada às práticas desse profissional. Esse estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos e egressos do curso de T.O. acerca da sua profissão.Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa com delineamento de estudo de caso com recorte transversal e amostragem não aleatória, com dados coletados no mês de novembro e dezembro de 2014. Participaram do estudo, acadêmicos e egressos do curso de T.O. da UFMG (n=100). Para a coleta de dados foi aplicada a técnica de evocação livre de palavras, frente ao termo indutor ‘pensar na profissão de T.O.’ Os dados foram processados pelo software EVOC2005. As evocações presentes no quadro de quatro casas de Vergès foram processadas pelo programa EVOC-Complex para a identificação e comparação das evocações dos subgrupos presentes – acadêmicos dos períodos iniciais, finais e egressos. Foi possível encontrar duas evocações,independência e autonomia, com alta frequência nos três subgrupos analisados. Ainda, como possível presença no núcleo central, foram encontradas as evocações reabilitação, ocupação, funcionalidade e cuidado. Averificação das palavras presentes na zona de contraste possibilitou identificar a evocação inclusão presente no subgrupo dos acadêmicos dos períodos iniciais, como uma importante representação emergente para eles, referida como a mais importante palavra evocada, no total das vezes em que foi citada.Para ampliação e mapeamento das evocações do quadro de quatro casas de Vergés, utilizou-se a análise hierárquica por similaridade e a análise de implicação (0.50 ≤ 1) processadas pelo software CHIC®. O cluster gerado pela análise de similaridade apresenta associações da atividade profissional de T.O. com a promoção da maior autonomia e independência dopaciente (0,98), bem como a adaptação nas suas atividades diárias (0,56). O grafo apresentou uma associação entre os termos saúde e reabilitação (0,71) e, a associação dos termos ‘qualidade de vida’ (0,61), ‘funcionalidade’ (0,61) e ‘atividades de vida diária’ (0,71), aos termos que estão mais fortemente implicados, autonomia e independência (0,98). Conclui-se, que tanto discentes como egressos, seja pelos elementos funcionais ou normativos encontrados na centralidade e nas periferias das representações, caracterizam o profissional de T.O como aquele que tem por atribuição promover maior adaptação, autonomia e independência aos pacientes atendidos. Este posicionamento emblemático salienta como os grupos estudados ancoram um caráter bastante ideológico voltado para as práticas do cuidado ao paciente, mas pouco crítico para a desconstrução de estigmas sociais (objetivações) que dificultam a transformação da própria realidade profissional em que a T.O. vê-se identificada. Seja pela estruturação curricular das disciplinas ofertadas, seja pela maior aproximação de discentes e egressos, faz-se de suma importância que os cursos incentivem debates entre serviços, demais profissionais de saúde e atores diretamente envolvidos no processo formativo, de maneira a refletir os vários aspectos que orientam e/ou desafiam a inovar à profissão de T.O.Item Concepções dos estagiários do curso de fisioterapia sobre o princípio da integralidade na saúde(UFVJM, 2013) Barbosa, Michele Cristina Sales Almeida; Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa; Fonseca, Marina Assis; Ribeiro, Milton Cosme; Vieira, Flávio César FreitasEsta pesquisa apresenta um estudo qualitativo a respeito da compreensão e aplicação do conceito de integralidade pelos discentes do último ano do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior federal. O objetivo principal desse estudo foi conhecer a visão dos acadêmicos sobre o conceito de integralidade. Utilizamos a aplicação de questionário semi-estruturado, antes e depois dos discentes cursarem o estágio curricular em saúde pública. Os dados obtidos foram analisados pelo método de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram cinco diferentes concepções a respeito da integralidade: Humanizados, visão da humanização do atendimento em saúde; Profissionalizados, visão da ampliação da formação profissional do fisioterapeuta; Teorizados, visão dos princípios que orientam e organizam as ações do SUS; Limitantes, visão da limitação da atuação do fisioterapeuta na atenção básica a saúde e Hesitantes, visão da incerteza de estar preparado para atuar nos serviços públicos de saúde. O trabalho realizado revelou que as concepções dos sujeitos não são constituídas por uma única tendência, mas por um conjunto de tendências que nos levam a inferir que o conceito de integralidade mostra-se confuso, porém com uma forte tendência para uma concepção mais humanista na formação do fisioterapeuta, nesta instituição.