Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Silagem de Tithonia diversifolia (Hemsl.) A. Gray ou Stylosanthes Sw. spp. em substituição ao Sorghum bicolor (L.)
    (UFVJM, 2020) Barboza, Josiane Aparecida de Souza; Santos, Márcia Vitória; Silva, Leandro Diego da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Márcia Vitória; Silva, Leandro Diego da; Magalhães, Marcela Azevedo; Cunha, Janaína Azevedo Martuscello Viera da; Paschoaloto, Josimari Regina
    Objetivou-se determinar a melhor proporção de substituição com titônia ou estilosantes às silagens de sorgo, com intuito de melhorar a qualidade nutricional e o padrão fermentativo das silagens. Foram conduzidos dois experimentos, sendo um com titônia e outro com estilosantes, ambos em substituições graduais ao sorgo, além da sua completa substituição. Para ambos, o delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram de cinco níveis de substituição, 0, 25, 50, 75 e 100%. Titônia e estilosantes foram colhidos no mesmo dia do sorgo e todas foram picadas separadamente, e ensiladas em tubos de policloreto de vinil, conferindo a densidade de 600 kg m-3 em cada silo. Os silos foram abertos aos 365 dias após a ensilagem. Foram analisados os valores de pH, os teores de ácidos orgânicos, etanol, a população microbiana, a composição químico-bromatológica e as perdas de matéria seca geradas durante o processo fermentativo. Tanto titônia quanto estilosantes foram eficientes na substituição ao sorgo, além de favorecer a qualidade das silagens, melhorando o padrão fermentativo. Houve incremento expressivo de proteína no material ensilado, devido à contribuição da titônia e do estilosantes, associado às baixas perdas de nitrogênio amoniacal, além da redução das perdas, tanto de matéria seca quanto em fermentação etanólica com a inclusão da titônia e estilosantes. Os nutrientes foram bem preservados mesmo após 365 dias de armazenamento. As proporções de inclusão de titônia e estilosantes melhoram a qualidade das silagens de sorgo, com destaque para a inclusão de 75% e para as silagens exclusivas de titônia e estilosantes, sendo opção para melhoria da qualidade da silagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Paramêtros sobre silagem de sorgo
    (UFVJM, 2015) Soares, Natalia de Avila [UFVJM]; Pereira, Kárito Augusto [UFVJM]; Oliveira, Anderson Rodrigues de [UFVJM]; Cunha, Thauanna Eulina Gomes da; Santos, Jorge Fellipe Rodrigues da Costa; Cunha, Maylson Coutinho da [UFVJM]; Bellan, Julio de Sales Lima Neto [UFVJM]; Campos, Arnon Henrique Anésio [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus de São Luís de Montes Belos
    O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial, associado ao clima predominantemente tropical, destaca-se no contexto mundial como uma das grandes potências para a produção animal. Essa característica do clima ainda permite a existência de uma grande diversidade de plantas forrageiras, de elevado potencial de produção por área. No entanto, a estacionalidade na produção de forragem tem sido apontada como um dos fatores que mais contribui para a baixa produtividade dos rebanhos. O processo de ensilagem serve como alternativa para suprir a demanda alimentar no período de estacionalidade. O sorgo, devido a sua boa qualidade qualitativa e quantitativa segue como uma cultura em potencial para a produção de silagem.