Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Thumbnail Image
    Item
    Fertilizantes organominerais no crescimento e valor nutritivo de Urochloa brizantha, em diferentes umidades do solo
    (UFVJM, 2017) Oliveira, Rodrigo Gomes; França, André Cabral; Gomes, Virgilio Mesquita; Silva, Leandro Diego da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); França, André Cabral; Silva, Leandro Diego da; Gomes, Virgilio Mesquita
    A pecuária exerce uma grande importância nas exportações brasileiras. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de gado, caracterizada pela dependência no uso de pastagens devido ao menor custo de produção. Com isso é necessário uma grande área de pastagens bem estruturada e com folhas e perfilhos de boa qualidade para suprir as exigências do rebanho, tendo com isso uma boa lucratividade. Atualmente, uma das espécies forrageira que se encontra amplamente difundida no país, é a Urochloa brizantha (Syn. Brachiaria brizantha). Tal ocorrência é devida essa gramínea, ter boa adaptação a solos menos férteis, de textura arenosa e tolerar altas saturações de alumínio. Porém, nas áreas utilizadas para cultivo destas pastagens muitas se encontram com algum grau de degradação devido à falta de manutenção, em especial a falta de adubação e irrigação. Propor tecnologias que auxiliem no desempenho dessas pastagens e proporcionem sua recuperação torne-se essencial. Entre alternativas para diminuir a severidade desses problemas, o uso da irrigação nos períodos de veranicos pode ser uma técnica a ser usada, porém existem regiões no país que a água é escassa e com isso essa técnica é inválida. Outra opção é o uso de fertilizantes, porém é uma atividade de alto custo, com isso produtores procuram fertilizantes cada vez mais eficazes. O uso de fertilizantes organominerais vem se destacando, devido conter uma parte orgânica na sua formulação e esta por sua vez, faz com que a liberação dos nutrientes seja de forma mais lenta, promovendo menores perdas, além de auxiliar na retenção de água no solo.
  • Thumbnail Image
    Item
    Avaliação de silagens de ramas de batata-doce
    (Associação Brasileira de Horticultura, 2012-12-01) Figueiredo, José Altair [UFVJM]; Andrade Júnior, Valter C. de [UFVJM]; Pereira, Rosana Cristina [UFVJM]; Ribeiro, Karina G. [UFVJM]; Viana, Daniel José S [UFVJM]; Neiva, Irã P. [UFVJM]; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho teve como objetivo selecionar clones de batata-doce com potencial para uso na alimentação animal. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com 11 clones e quatro repetições. Os clones avaliados fazem parte do banco de germoplasma da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo: BD-06, BD-25, BD-15, BD-38, Cambraia, BD-31-TO, BD-67, BD-45, BD-42, BD-54 e a cultivar Brazlândia Rosada. Nas ramas coletadas do experimento foram avaliados o teor de matéria seca e as produtividades de massa verde e massa seca. Nas silagens de ramas foram avaliados o pH e os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), nutrientes digestíveis totais (NDT), fósforo, cálcio e sódio. Não houve diferença significativa para a produtividade de massa verde e de massa seca das ramas entre os clones de batata-doce. As silagens produzidas caracterizam-se como volumosos de boa qualidade, apresentando teores satisfatórios de proteína bruta (11,59%), FDN (31,98 a 39,68%), FDA (29,65 a 35,45%) e NDT (62,90 a 66,91%), comprovando o potencial de utilização das ramas da batata-doce na forma de silagem.