Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Dilemas e contradições para a promoção da alimentação saudável na percepção de mães de escolares com excesso de peso
    (UFVJM, 2020) Souza, Patrícia de; Ferreira, Vanessa Alves; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Vanessa Alves; Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Guimarães, Fábio Tadeu Lourenço
    A alimentação do homem se transformou radicalmente a partir do século XVIII com o processo de industrialização mundial. E mais recentemente, nas sociedades contemporâneas, esse processo se intensificou, conduzindo a um estilo de vida “moderno” caracterizado pelo sedentarismo e por uma dieta incrementada em produtos processados e ultraprocessados. Tal perfil tem contribuído consideravelmente para uma maior prevalência de doenças crônicas em grupos etários cada vez mais jovens, incluindo o público infanto-juvenil. A esse respeito, pesquisas têm evidenciado que o comportamento alimentar de crianças e adolescentes é influenciado por diferentes fatores, incluindo as escolhas alimentares parentais. Deste modo, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções e os saberes dos pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes com excesso de peso sobre a categoria alimentação. Para isso, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa com a realização de 12 entrevistas semiestruturadas com mães em seus domicílios. A amostra foi constituída na sua totalidade por mulheres que apresentaram média de idade de 43 anos, eram em sua maioria pretas ou pardas (50%), com nível de escolaridade superior (33,33%) com renda monetária de ½ a 1 salário mínimo (41,66%) e que apresentavam excesso de peso (58,33%). Na etapa de análise dos resultados optou-se pela técnica da análise do conteúdo proposta por Bardin (2004). Os resultados evidenciaram os dilemas enfrentados pelo grupo em seu contexto de vida, entre eles: fatores de ordem socioeconômica, psicossocial e cultural. A dupla jornada de trabalho; os papéis de gênero; a falta de uma rede de apoio social; o contexto local; os recursos financeiros, o sistema agroindustrial e o marketing persuasivo, são elementos dificultadores. Nesta direção, a imposição de normas e comportamentos pautados em um modelo biomédico hegemônico não parece surtir efeitos positivos nesse grupo, em particular. Por outro lado, a educação fundamentada nos princípios freirianos por meio da reflexão e consciência crítica para a tomada de decisão aliada a construção de estratégias factíveis a partir da escuta afinada, nos parecem caminhos mais eficazes no enfrentamento desse problema. Deste modo, há de se refletir sobre a natureza das pesquisas atuais na área, assim como, a formação/conduta dos profissionais de saúde para que valorizem o contexto sociocultural nas ações de promoção da alimentação saudável.
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    Identidades e memórias da escola e do município de Jequitibá/MG no documento Nossa Cidade
    (UFVJM, 2019) Silva, Virgínia Lages; Santos, Rosana Baptista dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Rosana Baptista dos; Carmo, Tereza Pereira do; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Vieira, Noemi Campos Freitas
    Esta pesquisa tem como tema as relações de pertencimento afirmadas pelo poder público municipal de Jequitibá (MG), relacionadas às práticas comunitárias e principalmente à escola. A principal fonte de estudos é o documento Nossa Cidade, distribuído aos alunos nas escolas da rede municipal como complementação do material escolar. Tal documento advém da tradição oral e é uma compilação de dados, que descreve a memória e algumas lendas dos povoados que compõem o Município de Jequitibá. A partir da análise documental, busca-se alcançar o objetivo geral, qual seja, compreender como tal documento é utilizado na construção e na difusão de uma identidade cultural local que se quer preservar. Importa nesta investigação observar a estrutura textual e conceitual de Nossa Cidade e refletir sobre sua utilização pela rede de ensino municipal da cidade de Jequitibá (MG), sua inserção no currículo escolar, bem como avaliar a construção de uma identidade cultural coletiva almejada. O documento aqui será considerado como um monumento na perspectiva do historiador Jacques Le Goff (2013), pois esse documento é considerado um legado à memória coletiva do Município de Jequitibá. Para Le Goff, a monumentalização acontece pela utilização e apropriação que o poder faz do documento em nome da perpetuação da memória. No que tange aos estudos relativos ao currículo escolar, serão utilizados os pressupostos de Lopes e Macedo (2011) e Oliveira (2017) para avaliar dois aspectos: o currículo enquanto produtor de identidade e diferença e o caráter político do currículo escolar. Além dos supracitados, serão utilizados como base teórica os seguintes trabalhos: Anderson (2005), Candau (2013), Foucault (2003), Hall (2006), Manfio (2007), Nora (2017), Pollack (1989, 1992), Ricoeur (2007), Veiga (2000, 2003). Se, para os educadores, é imprescindível refletir sobre o modo como o sujeito histórico se compreende, torna-se fundamental pensar nas políticas educacionais e de currículo estabelecidas no cotidiano escolar, visto que todo homem é fruto de seu tempo, mas também é um ser singular que atua, interage e transforma a realidade em que vive.
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    Educação física escolar e a promocão da saúde: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas?
    (UFVJM, 2019) Silva, Lidiane Gonzaga e; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Cardoso, Fernanda de Souza; Marques, Danieli Alves Pereira
    O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/edital 2018, tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como professores de educação física compreendem o conceito de saúde; descreve intervenções na escola, no campo da cultura corporal, sobre o tema saúde; identifica contribuições do PIBID ao professor da disciplina sobre o específico tema; e constrói uma proposta de jogo pedagógico para utilização em aulas de educação física. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino, sendo 04 mulheres e 02 homens com idade média aproximada de 34 anos (sendo a mínima 29 e a máxima 39 anos). Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para a partilha de práticas pedagógicas sobre o tema saúde na escola e reflexões sobre as possibilidades do componente curricular educação física no conjunto da educação básica.
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    Sobrepeso e obesidade infantil: utilização de diferentes metodologias de treinamentos em escolares do município de Diamantina – MG
    (UFVJM, 2017) Moreira, Lázaro Lopes; Ferreira, Vanessa Alves; Miranda, Lucilene Soares; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Vanessa Alves; Pires, Ivy Scorzi Cazelli; Neumann, Dora; Miranda, Lucilene Soares
    Atualmente a obesidade infantil tem se apresentado como um desafio em vários países do mundo, inclusive nos países latino-americanos como o Brasil. A proposição de iniciativas de intervenção no problema são urgentes e necessárias. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção com exercícios físicos (acumulado e contínuo) em escolares do ensino fundamental no excesso de peso do grupo. Para tal, foram selecionados 40 escolares de ambos os sexos que apresentaram valores de IMC para idade ≥ percentil 85. Trata-se de um ensaio clínico controlado com crianças de 6 a 11 anos de idade divididas em três grupos: 1) Controle (n=12), 2) treinamento aeróbico acumulado (N=14) e 3) treinamento aeróbico contínuo (N=14), em um período de 10 semanas. O grupo controle não participou do programa e manteve suas atividades cotidianas. Foram realizadas avaliações antropométricas e bioquímica antes e após as 10 semanas. As análises estatísticas foram realizadas usando o programa livre R versão 3.3.2, sendo utilizado teste de Anova para avaliar diferenças entre valor médio de cada variável Pré e Pós intervenção, caso identificada essa diferença utilizou o Teste Tukey para identificar quais essas diferenças sendo adotado o nível de significância (p<0,05). Os resultados revelaram que no grupo de atividade física acumulada houve diminuição da média e do desvio padrão nos valores do IMC Pós do Grupo acumulado (20,6 ± 2,85) em relação ao IMC Pós do Grupo controle (21,4 ± 2,22) com o valor de p= 0,039. Dessa forma, conclui-se que o programa de atividade física de forma acumulada por um período de 10 semanas foi efetivo na redução do IMC em escolares e, consequentemente na redução de crianças com sobrepeso e obesidade. Tais resultados evidenciam que as intervenções no espaço escolar se apresentam como estratégias factíveis de intervenção ao excesso de peso em crianças.
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    A implementação da Lei 10.639/03 em uma escola estadual de Montes Claros/MG
    (UFVJM, 2016) Silva, Laio Marques; Ribeiro, Vândiner; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ribeiro, Vândiner; Laje, Ana Cristina Pereira; Neves, Leonardo dos Santos; Viera, Flávio César Freitas
    Trata-sede uma pesquisa que analisa a Lei 10.639/03 a qual torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas brasileiras. A pesquisa teve como objetivo principal buscar identificar o conhecimento e as ações que foram executadas para a implementação da Lei federal 10.639/03 em uma escola estadual no Município de Montes Claros. Foi feita uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, com entrevista semiestruturada. Além disso, analisaram-se documentos da escola, tais como: o Projeto Político Pedagógico, o Programa de Intervenção Pedagógica e o termo de visita do inspetor da Superintendência de Ensino de Montes Claros. Conclui-se, entre outras coisas, que, apesar dos documentos da escola sinalizarem para uma preocupação com a implementação da Lei 10.639/03, sua efetiva implementação ainda não é uma realidade na unidade de ensino pesquisada.Contudo, apesar da importância dessa legislação, especialmente em função do papel da escola na construção de uma sociedade mais justa e humana. Por fim, os dados dessa pesquisa indicam que a formação para as questões étnico-raciais na escola, ainda não surtiu o resultado esperado que atendesse aos propósitos de implementação da Lei na escola pesquisada de ensino fundamental e médio.