Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Gamificação como metodologia: desenvolvendo o conceito de função nas aulas de Matemática
    (UFVJM, 2022) Reis, Leyde Izabel Fernandes Lemos; Ferreira, Adriana Assis; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ferreira, Adriana Assis; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Santos, Marli Regina dos
    As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão cada vez mais presentes no dia a dia, refletindo uma sociedade tecnológica que está em constante evolução. Em contrapartida, a Matemática é considerada por muitos como uma disciplina difícil de compreender, muito se discutindo sobre o desinteresse dos alunos pelas aulas de Matemática e inclusive sobre a Matofobia, que consiste no medo dessa disciplina que impede os alunos de aprenderem. Dessa forma, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, tem como objetivo geral investigar quais competências podem ser desenvolvidas pela gamificação, utilizada como metodologia de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática. Apresenta como objetivos específicos: a) verificar se a gamificação, como metodologia, altera a motivação dos alunos nas aulas de Matemática; b) analisar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Funções, utilizando a gamificação como metodologia e c) verificar como os alunos avaliam a experiência de atividades de gamificação vivida por eles, em termos de dificuldades e potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para alcançar os objetivos desta pesquisa foram implementadas, pela pesquisadora, uma sequência didática envolvendo atividades gamificadas, abordando o conceito de Função, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Lauro Machado, da cidade de Turmalina – MG. Foram aplicados também dois questionários: um antes da implementação da sequência didática e outro após, buscando identificar a motivação e o engajamento dos alunos durante as aulas de Matemática antes e após a implementação das atividades, bem como acessar a avaliação que fazem sobre o processo vivido.
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    Estudos sobre jogos empresariais e termos correlatos aplicados à administração
    (UFVJM, 2021) Souza, Artemiza Oliveira; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre jogos de empresas e seus termos correlatos a fim de produzir artigos científicos envolvendo as temáticas. Desta forma, o artigo 1 teve como objetivo mapear e caracterizar as possíveis dimensões encontradas nas publicações científicas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada a análise metodológica bibliométrica, a qual utilizou como base de dados a extração de 100% das publicações contidas na plataforma ‘Google Acadêmico’. Os resultados dessa pesquisa contribuem para identificar que o tema ‘beer game’ representa um dos eixos dos inúmeros jogos empresariais logísticos utilizados no ensino superior. O artigo 2, teve como objetivo mapear as publicações sobre a temática Serious games in education e Gamification in education. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na plataforma Web of Science no período de 2015 a 2020, em que o termo de busca deveria estar localizado nos títulos das referências. As buscas resultaram em 81 registros sobre a temática Serious games in education e 163 registros sobre Gamification in education. Foi possível verificar que no que concerne a área de pesquisa, ambos os termos apresentaram como principal a educação e pesquisa educacional. Por fim, o artigo 3 teve como objetivo caracterizar as publicações sobre a temática jogos de empresas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa na plataforma Spell abrangendo todo o período disponível. O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva e, no que concerne a abordagem é classificado como qualitativo-quantitativo. Após a seleção dos artigos, realizou-se a análise de conteúdo de todos os resumos das publicações sobre a temática utilizando o software IRaMuTeQ. Neste estudo, para o processamento dos dados de análise, utilizou-se: a classificação hierárquica descendente (CHD), análises de similitude e nuvem de palavras. O estudo possibilitou constatar que através do jogo é possível treinar os participantes para tomadas de decisões mais assertivas. O trabalho torna-se relevante uma vez que, relaciona importantes características das publicações que compõem as temáticas pesquisadas, as quais estão inseridas no contexto de jogos aplicados a educação. É sabido que os meios tradicionais de ensino aprendizagem não atendem completamente a demanda dos indivíduos contemporâneos. Desta forma, os jogos e elementos de jogos, constituem estratégias metodológicas para atingir e motivar os alunos. Espera-se que este trabalho possa colaborar na evolução das discussões sobre os métodos de ensino e aprendizagem, envolvendo entre outras contribuições, o conhecimento mais aprofundado sobre os jogos empresariais como uma alternativa de melhoria da aprendizagem prática sobre gestão.
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    Análise crítica do simulado: instrumento de avaliação do processo de ensino e de aprendizagem dos discentes dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Januária
    (UFVJM, 2019) Vieira Júnior, Emanoelito Fernandes; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Bonadiman, Heron Laiber; Silva, Nádia Maria Jorge Medeiros; Frota, Roberto Comini
    O objetivo deste trabalho é analisar em que medida o Simulado, um instrumento avaliativo usado no IFNMG – Campus Januária, contribui para uma análise do processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino médio. Assim como foi adotado no Campus Januária, conforme regulamento interno, o uso desse instrumento avaliativo nas instituições de ensino vem crescendo, pois há uma preocupação da família e da escola em promover uma preparação dos alunos para a realização de exames vestibulares, ENEM, dentre outros. A metodologia da pesquisa é qualititativa numa perspectiva exploratória, configurando-se ainda como um estudo de caso. Foi enfocada numa abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários a docentes e discentes como forma de coleta de informações. Para o desenvolvimento do trabalho, fez-se uma análise geral da história da educação profissional, um estudo sobre a avaliação da aprendizagem e sobre instrumento avaliativo. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é uma área da educação que ainda é muito discutida em razão da visão que docentes, pais/alunos/escola têm dessa ação, da confusão que há entre o que é avaliação (processo avaliativo) e do que se pensa ser avaliação (exame, prova), esta última constituída com o passar dos anos e a mais praticada. Assim, foram usados, como referencial teórico, autores como Ribeiro (2011), Gil (2010), Cunha (2009), Chueiri (2008), Luckesi (2008), Vasconcellos (2008), Veiga (2007), Villas Boas (2004), Haydt (1998), Moreira (1997), Aranha (1996), Romanelli (1986). Hoffmann (1993) entre outros. Durante o estudo, aplicaram-se os questionários aos envolvidos com o simulado que são os membros da comissão organizadora do simulado, os docentes e os discentes. Através dos quais, pôde-se realizar uma análise da percepção dos participantes da pesquisa quanto à concepção de avaliação, das questões apresentadas para a prova, bem como a discussão delas em sala de aula, e as contribuições do simulado para o processo de ensino. Assim, a partir do arcabouço teórico e das informações levantadas com os questionários aplicados, percebeu-se que o estudo proporcionará às instituições uma reflexão sobre essa prática adotada como parte da avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG – Campus Januária, o formato como o simulado vem sendo trabalhado está voltado para um processo de treinamento do aluno para os processos de seleção como ENEM, vestibular e não como parte do processo de avaliação na qual se possa diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e planejar estudos de recuperação.
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    Modelagem matemática em sala de aula: perspectivas para o ensino fundamental
    (UFVJM, 2018) Oliveira, Ana Cristina Magalhães; Canôas, Silvia Swain; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Silvia Swain; Brito, Alexandre Faissal; Silva, Jose Fernandes
    O presente estudo direcionou atenção na busca da expansão do conhecimento relacionado à Modelagem Matemática, por se tratar de uma tendência que busca associar a Matemática formal aos problemas da realidade do estudante, com possibilidades de melhoria no ensino e aprendizagem da Matemática. Nesta direção, procurou responder à seguinte questão: Quais as perspectivas, contribuições e limitações da utilização da Modelagem Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental? Na busca por respostas a esta questão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer as concepções, os processos, os obstáculos e as potencialidades dessa metodologia. Foram encontrados diferentes estilos de pensamentos referentes à Modelagem. A perspectiva teórica adotada nesse trabalho se baseia na proposta de Barbosa e Burak, que a defendem como sendo uma Metodologia ou estratégia de ensino, focada mais no processo de ensino e de aprendizagem do que no modelo matemático. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta de Modelagem Matemática com os estudantes de uma escola estadual localizada em Peçanha - MG, cujo tema investigado foi as Nascentes existentes no município. Através do relato das ações ocorridas nas etapas de Modelagem, objetivou-se contemplar tanto a Matemática abordada no tema quanto as relações, obstáculos e resultados significativos ocorridos. Observa-se que a atuação mediadora do professor, pode ser fator importante para o trabalho com a Modelagem. De modo geral, foi possível concluir que a Modelagem Matemática se mostrou uma ferramenta de grande auxílio para o ensino da disciplina, uma vez que estimulou investigações e despertou o interesse dos estudantes para novas ações.
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    Trajetórias de sucesso escolar: capacitando professores por meio de um minicurso para o ensino de funções básicas utilizando o recurso computacional GeoGebra
    (UFVJM, 2018) Silva, Flavio Ribeiro da; Brito, Alexandre Faissal; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Brito, Alexandre Faissal; Alexandrino, Carlos Henrique; Arapiraca, Antonio Francisco Cruz
    O cenário nacional objetiva evolução no processo de ensino e aprendizado de matemática, requisitando então a necessidade de tornar o ensino de matemática mais atrativo e consistente. Neste sentido destacamos pesquisas e estudos de casos têm sido realizados mostrando uma possível opção facilitadora no ensino da matemática: o auxílio dos recursos tecnológicos no processo ensino e aprendizagem de matemática na educação básica, em especial o software de matemática dinâmica GeoGebra, particularmente aplicado ao ensino de funções básicas. Objetivamos nesta produção, oportunizar aos professores de matemática da educação básica uma alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem de funções básicas, utilizando o recurso computacional de matemática dinâmica GeoGebra, bem como discutir e refletir uma alternativa facilitadora ao ensino de matemática, elaborando e disponibilizando um documento que possa ser consultado parcial ou integralmente junto ao ensino de funções básicas com o auxílio do recurso computacional GeoGebra. Como proposta metodológica empregamos a metodologia de pesquisa, a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica baseada na análise de conteúdo é compreendida como a etapa essencial em todo trabalho científico que foi decisiva em todas as etapas e proporcionou o embasamento teórico. Definimos e apresentamos um plano de aula versando sobre funções básicas e mostramos a aplicação do GeoGebra como ferramenta propulsora ao ensino deste conteúdo, especialmente por meio de animações, da relação que há com os coeficientes reais apresentado em cada função e da resolução de situações-problemas relacionadas a funções básicas com o auxílio do GeoGebra. Consideramos finalmente a pertinência do software de matemática dinâmica associado ao ensino de funções básicas, frente a atual configuração nacional que cada vez mais faz o uso da tecnologia por parte dos discentes, que requer proporcionalmente a necessidade de seu emprego, por parte do docente. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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    Uma aplicação da tecnologia de impressão 3D no ensino da matemática: construindo instrumentos didáticos para a sala de aula
    (UFVJM, 2018) Rocha, Leonaldo Viegas da; Canôas, Sílvia Swain; Souza, Nolmar Melo de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Canôas, Sílvia Swain; Franco, Mauro Lúcio; Silva, José Fernandes da
    O presente trabalho dedicou atenção ao estudo da tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o Ensino da Matemática. Com a difusão dessa tecnologia, inclusive na área acadêmica, é importante que sejam investigadas suas potencialidades no ensino. Diante da necessidade de metodologias que contribuam no processo de Ensino e Aprendizagem, objetivou apresentar um processo de uso da tecnologia emergente de impressão 3D na construção de materiais didáticos para a sala de aula, no ensino de conceitos de Cálculo e Geometria plana e espacial. Adotou-se uma metodologia com abordagem de natureza qualitativa, recorrendo-se à pesquisa exploratória e à pesquisa bibliográfica, com o empreendimento da construção de um material didático. A princípio, apresenta-se a fundamentação teórica matemática que motivou a proposta da criação do material em 3D visando contribuir com o ensino das Somas de Riemann e sua aplicação na determinação aproximada da área do círculo e do volume da esfera. Apresentou os softwares utilizados na criação virtual do modelo, bem como aquele que o prepara para a impressora e descreveu o processo desde a construção à exportação e impressão dos instrumentos. Por fim, apresentou uma estimativa dos custos e as perspectivas de utilização da tecnologia de impressão 3D em sala de aula. Acredita-se que o processo de construção apresentado, pode proporcionar direcionamento aos principiantes interessados na investigação sobre o uso dessa ferramenta na confecção de instrumentos didáticos. Considera-se que este trabalho contribui para a reflexão do educador sobre sua prática, bem como proporciona novo conhecimento e desperta para novos estudos sobre o tema.