Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Permanent URI for this communityhttps://repositorio.ufvjm.edu.br/communities/1efbe8c9-f03c-44d3-8028-d62de805b8fa

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

Browse

Search Results

Now showing 1 - 10 of 11
  • Thumbnail Image
    Item
    Reflexão crítica e dialogada sobre o uso de TICs no sistema educacional moçambicano: estudo de caso com gestores e professores das províncias de Cabo Delgado e Maputo
    (UFVJM, 2022) Fungulane, Paulo João Baptista; Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Sabino, Geruza de Fátima Tomé; Paula, Adna Candido de; Subuhana, Carlos
    Percebendo que na atual era da globalização, o processo de inclusão digital é um imperativo nas relações entre os diversos países e instituições, não apenas para completar uma agenda internacional, o Estado moçambicano considera este processo um desafio incontornável para trazer a seu contexto nacional. Várias reformas foram feitas no campo da política pública de educação na tentativa de harmonizá-la com a nova situação. Nesse contexto, o estudo busca compreender como diferentes atores do sistema educacional nacional, como diretores, técnicos escolares ou funcionários e professores – interpretam as políticas de uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional nacional. Assim sendo, sem perder uma perspectiva internacional, a pesquisa abrange o campo oficial, formado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional; o campo de gestão, formado pelos diretores e funcionários da escola, e o campo das práticas pedagógicas, constituído pelos professores e alunos. A pesquisa é orientada por dois principais aspetos: a classificação que consiste na identificação de o que cada um dos campos e agentes educacionais entende por tecnologias de informação e comunicação (TIC) e os suas utilidades no seu cotidiano, e o enquadramento que se relaciona com o como cada um dos intervenientes, entre os campos e os agentes, julga relevante resguardar na formação e nas práticas pedagógicas cotidianas. Para tanto, esta tese analisa os principais documentos que circulam na rede educacional. O estudo contou com outros tipos de documentos derivados de entrevistas e questionários com os diferentes participantes do processo. O objetivo é compreender como os diferentes atores do sistema educacional nacional interpretam o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no exercício das suas funções e examinar o impacto dessa interpretação na prática docente.
  • Thumbnail Image
    Item
    Ensinando matemática e educando para o trânsito: conceitos matemáticos contextualizados em situações de trânsito utilizando Geogebra
    (UFVJM, 2021) Paula, Lucas Ramos Assis Dias de; Telau, Antônio Carlos; Alexandrino, Carlos Henrique; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    O presente trabalho apresenta uma proposta de sequencia didática para o tema de geometria aliado ao transito a ser executado por meio do software de aprendizagem virtual Geogebra e construído com a ideia de ser aplicado a alunos do nono ano do Ensino fundamental. Para essa proposta foi estudada a relação entre matemática e transito, em especial a sinalização de transito, bem como a importância da utilização do software Geogebra para promover a construção de alguns conceitos. Espera-se também que o presente trabalho possa fornecer ao professor formas de inovar suas aulas com o uso de novas mádias tecnológicas. Aqui, o leitor encontrará alguns conceitos e definições de geometria, conceitos sobre a legislação de trânsito vigente em nosso país, bem como algumas funcionalidades do software Geogebra.
  • Thumbnail Image
    Item
    Identificação e caracterização de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de engenharia do IFMG – Campus Governador Valadares
    (UFVJM, 2022) Souza, Peter Franklin Ribeiro de; Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Andrade, Paulo César de Resende; Horta, Euler Guimarães; Fonseca, Alexandre Ramos; Leonel, Marcelino Serretti; Gomes, Alessandro Damásio Trani
    As Metodologias Ativas de Aprendizagem são recursos pedagógicos que criam ambientes e situações onde os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais das engenharias publicadas em 24 de abril de 2019 estimulam as instituições de ensino superior a incluírem em seus currículos metodologias ativas de aprendizagem. Portanto, este estudo tem como objetivo descrever as principais metodologias ativas de aprendizagem encontradas na literatura e identificar quais são adotadas nos cursos de graduação em engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante aplicação online de questionários semi-estruturados, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Os sujeitos são os docentes dos cursos de engenharia do IFMG campus Governador Valadares. Foi obtido 28 respostas de uma população composta por 58 sujeitos. A análise dos resultados permitiu traçar o perfil demográfico dos entrevistados e identificar que a maioria dos docentes conhecem a temática e aplicam em suas aulas. Aprendizagem Baseada em Problemas foi a metodologia ativa que apresentou maior número de indicações, seguida por Aprendizagem Baseada em Projetos, duas metodologias que apresentam destaque no cenário educacional nacional. Foram identificadas também situações que limitam a plena aplicação de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de graduação em engenharia do IFMG campus Governador Valadares, sendo a falta de capacitação e a falta de tempo para planejar as atividades escolares as adversidades mais citadas. Por fim, comprovou-se o interesse dos docentes pela temática e a pré-disposição em participar de capacitações que abordem metodologias ativas de aprendizagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    O uso de chatbot aplicado à técnica de leitura protocolada
    (UFVJM, 2020) Bulhões, Daniel Brito; Assis, Luciana Pereira de; Bodolay, Adriana Nascimento; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Assis, Luciana Pereira de; Bodolay, Adriana Nascimento; Silva, Joaquina Aparecida Nobre da
    Chatbot é uma ferramenta computacional que possui a capacidade de simular um diálogo com uma pessoa em linguagem natural. Essa capacidade o torna ideal para a aplicação da técnica de leitura protocolada, que consiste na realização de perguntas sobre um texto para avaliar a compreensão do que foi lido e estimular o leitor a produzir inferências e a fazer previsões sobre o que poderá vir em seguida. Essa prática é uma atividade cognitiva, que estimula o indivíduo a se tornar mais qualificado a construir de forma autônoma, independente e contínua o seu próprio conhecimento. Como essa técnica é conduzida de forma presencial por um professor, o objetivo geral desta pesquisa é aplicar a técnica de leitura protocolada em um texto através de um chatbot. Pretende-se investigar a possibilidade de uso dessa ferramenta na prática da leitura protocolada, identificando as principais vantagens e desvantagens e de que forma poderá contribuir para o processo de construção do conhecimento do texto. O chatbot proposto neste trabalho, intitulado Professora Vitória, foi programado para aplicar a técnica de Leitura Protocolada no texto “A Armadilha”, de Murilo Rubião. Professora Vitória foi desenvolvida utilizando AIML (Artificial Intelligence Markup Language), que é uma linguagem de marcação própria para construção de diálogos em chatbot. O texto supracitado foi dividido em 9 trechos menores e em cada um deles estão atribuídas algumas perguntas estratégicas para provocar a curiosidade do leitor. As perguntas foram divididas e alocadas conforme a necessidade de cada trecho do texto. A pesquisa demonstrou que o agente conversacional cumpriu seu papel em relação ao diálogo sobre o texto proposto e contribuiu de fato para o entendimento. No entanto, são necessárias algumas melhorias no intuito de otimizar a capacidade de diálogo e consequentemente a eficácia da técnica. Assim sendo, busca-se com este trabalho instigar discussões e pesquisas sobre o uso de chatbots aplicados à educação e no ensino das estratégias de leitura.
  • Thumbnail Image
    Item
    Graduação em enfermagem e em medicina: formação na perspectiva da integralidade da assistência
    (UFVJM, 2016) Silva, Maria Cristina Venâncio da; Alves, Thamar Kalil de Campos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Alves, Thamar Kalil de Campos; Pena, Érica Dumont; Miranda, João Luiz de
    O objetivo deste estudo foi analisar, de acordo com as propostas norteadoras do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, a maneira como o princípio da integralidade, estabelecido pelo SUS, está contemplado nos Projetos Político-Pedagógico dos cursos de graduação em Enfermagem e em Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri–UFVJM, campus Diamantina-MG. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de enfoque qualitativo, em que se adotou o delineamento de pesquisa bibliográfica e documental, com a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), das Matrizes Curriculares e dos Planos de Ensino das disciplinas dos referidos cursos. Foram analisados os PPP’s dos cursos de Enfermagem e de Medicina. As categorias analisadas foram objetivo do curso, perfil do egresso e organização curricular. Os resultados apontam que os currículos seguem as orientações das políticas públicas quanto à importância do ensino em saúde pautado no cuidado integral, especialmente no que se referem às categorias objetivo do curso e perfil do egresso. Quanto à organização curricular, tem se verificado, através da análise das ementas e dos planos de ensino, que o ensino em saúde tem possibilitado a abordagem da integralidade da assistência durante o transcorrer do curso. Conclui-se assim, que tal princípio se faz presente nos currículos, apesar de, em alguns momentos, apresentar-se de maneira implícita. Compreende-se que as disposições das disciplinas, quanto aos aspectos biológicos, éticos, humanos e sociais têm possibilitado uma articulação interdisciplinar, o que remete a um ensino mais comprometido com a assistência integral.
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise da construção de objetos de aprendizagem para ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    (UFVJM, 2016) Fróes, Karine Alencar; Vieira, Flávio César Freitas; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vieira, Flávio César Freitas; Almeida, Rosiney Rocha; Salvador, Lucimar Daniel Simões
    A contínua e acelerada evolução dos conhecimentos na atualidade tem gerado a necessidade de atualização e aprendizado contínuo do homem, além da exigência do mercado por profissionais com mais qualificação, novas competências e habilidades. Diante desse cenário, na educação, tem se construído novas concepções pedagógicas a partir do uso dos novos recursos tecnológicos. A Enfermagem acompanha o contexto apresentado. Percebeu-se o aumento na produção de tecnologias pela Enfermagem, nas áreas educacionais, assistenciais e gerenciais. Recursos tecnológicos, como os objetos de aprendizagem (OA), tornam-se importantes estratégias à medida que possibilitam superar as barreiras para a realização das experiências práticas, permitindo ao estudante uma aproximação com a realidade. A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresenta experiência na elaboração de OA para o ensino de enfermagem. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo compreender o processo de elaboração de objetos de aprendizagem no ensino de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante o período de 2010 a 2014. Para a realização do estudo optou-se pela pesquisa básica, exploratória, descritiva, cujos procedimentos técnicos incluem a pesquisa bibliográfica, documental, a abordagem qualitativa e o estudo de caso. A amostra foi constituída por um total de cinco docentes de enfermagem da UFRGS. Para a realização da coleta dos dados optou-se, como instrumento, a entrevista estruturada. A análise documental da pesquisa foi constituída por projetos de desenvolvimento de OA, além de documentos referentes à implantação do núcleo de informática na referida escola. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Ficou evidente que o desenvolvimento de um OA é complexo e está relacionado com diversos fatores, como paradigmas educacionais, ferramentas tecnológicas, equipe multidisciplinar, metodologias de elaboração e teorias e métodos de ensino/aprendizagem. Evidenciou-se, também, que fatores como orçamento, infraestrutura, a falta de conhecimento técnico e teórico sobre OA e o acúmulo de atividades por parte dos docentes de enfermagem interferem na implementação de projetos de desenvolvimento de OA. No estudo, ficou perceptível a necessidade de uma opção consciente e reflexiva por parte dos docentes de enfermagem em relação aos aspectos que envolvem o desenvolvimento de um OA, como a concepção e características dos objetos, enfoques pedagógicos e metodologia de desenvolvimento. Foi possível observar concordância e discordâncias relacionadas a enfoques pedagógicos, além da determinação de “etapas” de metodologia de produção, mesmo que de forma intuitiva. A partir da análise dos discursos dos entrevistados e das diferentes metodologias abordadas, o presente estudo propõe um novo “Processo de Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem”, com o intuito de reunir em um único método os principais elementos destacados pelos diferentes autores citados na pesquisa que propõem metodologias de construção de objetos.
  • Thumbnail Image
    Item
    Uso de diferentes estratégias de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde
    (UFVJM, 2016) Ferreira, Raína Pleis Neves; Miranda, .João Luiz de; Guedes, Helisamara Mota; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Miranda, João Luiz de; Souza, Cristiane chaves de; Lucas, Thabata Coaglio; Guedes, Helisamara Mota
    Os cursos de graduação da área da saúde vivem uma nova realidade com a inclusão de novas estratégias no seu processo de ensino/aprendizagem. Hoje, o conhecimento exigido para a prática segura de cuidados aos doentes demanda uma estratégia de ensino que vai além do ensino didático tradicional. O processo tecnológico tem possibilitado novas formas de trabalhar o conhecimento no ensino superior, a simulação é um exemplo. Esse trabalho objetivou avaliar o conhecimento, satisfação e autoconfiança adquiridos com o uso de diferentes estratégias de ensino, em estudantes de Medicina e Enfermagem de uma Universidade Pública. Trata-se de um estudo quase-experimental, exploratório e analítico, sobre a utilização da metodologia tradicional com aula expositiva e da intervenção simulada, avaliando a autoconfiança do estudante no atendimento ao paciente crítico. Na coleta de dados utilizou-se de formulário para obter a caracterização do sujeito, provas teóricas antes e depois, Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem para avaliação da simulação. Os dados coletados foram tabulados e analisados com software Statistical Package for Social Sciences(SPSS), versão 23.0. Para verificar se houve diferença entre as pontuações obtidas nas provas, os resultados foram submetidos ao teste de Friedman, com pós-teste de Wilcoxon. A associação de dados categóricos foi verificada pelo teste Qui-quadrado. Foi adotado o nível de significância de 95% (p<0,05). Comparando as duas metodologias de ensino utilizadas nesse estudo, os testes demonstraram que os estudantes obtiveram maior índice de acerto nas questões da prova, após a simulação realística (p<0,001). Em relação à escala de satisfação e autoconfiança, os dados demonstraram satisfação e autoconfiança dos estudantes após a simulação realística (p<0.001). A integração da metodologia tradicional com a da simulação, teoria e prática, mostrou-se eficaz para a obtenção e consequentemente melhora do conhecimento. Conclui-se que a simulação é uma metodologia inovadora e ativa que permite melhorar o conhecimento do estudante, proporcionando maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem. Pode-se dizer que a simulação melhorou o aprendizado ao proporcionar através da vivência, experiências que simulam a prática clínica.
  • Thumbnail Image
    Item
    A educação popular na formação dos graduandos em saúde
    (UFVJM, 2016) Dias, Marta Luíza; Oliveira, Wellington de; Wong Un, Júlio Alberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Soares, Ademilson de Sousa; Valiengo, Amanda
    O objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação popular é abordada e tratada no campo da formação de graduandos na área da saúde. O estudo foi orientado pela seguinte questão: como a educação popular tem sido abordada nas publicações e pesquisas científicas no campo da formação de graduandos da área da saúde? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica que buscou refletir sobre: o campo da formação em saúde; a história da educação popular no Brasil após 1950; o processo da Reforma Sanitária Brasileira e de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); a interface entre educação popular e pedagogia critica com o campo da saúde. O método de análise e interpretação dos dados coletados foi realizadacom base nos aportes teóricos da própria educação popular e educação crítica. Os dados que compuseram as categorias de análise foram coletados no sistema informatizado de busca Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e também no livro ―Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência‖, (2011). A partir do tratamento dos dados coletados foram tecidas reflexões, críticas e considerações finais. Os resultados sinalizam que as produções científicas em educação popular e saúde na formação de graduandos da área da saúde são ainda incipientes e estão, em sua maioria, concentradas em experiências de extensão universitária. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores reflexões sobre o tema, especialmente sobre seus aspectos pedagógicos, visto que permanece quase intocável essa abordagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    A educação popular na formação dos graduandos em saúde
    (UFVJM, 2016) Dias, Marta Luíza; Oliveira, Wellington de; Wong Un, Júlio Alberto; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Soares, Ademilson de Sousa; Valiengo, Amanda
    O objetivo desta pesquisa foi compreender como a educação popular é abordada e tratada no campo da formação de graduandos na área da saúde. O estudo foi orientado pela seguinte questão: como a educação popular tem sido abordada nas publicações e pesquisas científicas no campo da formação de graduandos da área da saúde? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida mediante revisão bibliográfica que buscou refletir sobre: o campo da formação em saúde; a história da educação popular no Brasil após 1950; o processo da Reforma Sanitária Brasileira e de construção do Sistema Único de Saúde (SUS); a interface entre educação popular e pedagogia critica com o campo da saúde. O método de análise e interpretação dos dados coletados foi realizadacom base nos aportes teóricos da própria educação popular e educação crítica. Os dados que compuseram as categorias de análise foram coletados no sistema informatizado de busca Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e também no livro ―Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência‖, (2011). A partir do tratamento dos dados coletados foram tecidas reflexões, críticas e considerações finais. Os resultados sinalizam que as produções científicas em educação popular e saúde na formação de graduandos da área da saúde são ainda incipientes e estão, em sua maioria, concentradas em experiências de extensão universitária. A pesquisa aponta para a necessidade de maiores reflexões sobre o tema, especialmente sobre seus aspectos pedagógicos, visto que permanece quase intocável essa abordagem.
  • Thumbnail Image
    Item
    Análise dos motivos que levaram á evasão discente dos cursos Profuncionário do polo sede de Teófilo Otoni/MG, da rede E-Tec Brasil, do IFNMG.
    (UFVJM, 2015) Jardim, Ana Cláudia Gonçalves de Sá; Santos, Amédis Germano dos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Santos, Amédis Germano dos; Silva, Leandro Ribeiro da; Magalhães, Antônio de Pádua
    O trabalho apresentado teve como objetivo analisar a evasão dos cursos a distância do Profuncionário, ministrados no Polo Sede de Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, no âmbito da Rede e-Tec Brasil. A investigação e a avaliação dos fatores que levam à decisão do aluno em desistir de um curso a distancia é questão relevante para as instituições de ensino, para que, mediante o seu conhecimento, se possam traçar medidas eficazes na redução dos índices. Foi utilizado para tais finalidades, o método de estudo de caso, com uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevistas com os tutores e coordenadores dos cursos EaD do Polo sede da Instituição, bem como com os alunos evadidos, além de pesquisa documental e levantamento bibliográfico para compor o referencial teórico. Os dados coletados através do levantamento (survey) foram analisados com o suporte da estatística descritiva, e servirão de base para ações futuras da instituição. A partir da análise dos percentuais e motivos, a pesquisa revelou que foram os aspectos exógenos os maiores causadores da evasão nos cursos, com predominância da falta de tempo dos alunos para estudar, fazer as atividades e participar do curso, a sobrecarga e acúmulo de atividades no trabalho, carga horária de trabalho intensa, dificuldade em conciliar encontros presenciais com os sábados letivos do calendário escolar e dificuldades em acompanhar o desenvolvimento do curso.