Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Caminhos para uma Educação Emancipatória: interseções entre Tecnologias Sociais, Investigação Temática e Educação do Campo
    (UFVJM, 2023) Soria, Pablo Bedmar; Fraile, Ofélia Ortega; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    A Investigação Temática (IT) Freireana enfatiza a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, engajando-os em diálogos críticos e reflexões sobre sua realidade. Essa é uma abordagem muito valiosa para a compreensão de problemas sociais e o papel do educador é fundamental como facilitador, mediador e copesquisador junto aos estudantes para a transformação social. Essa metodologia promove a construção de conhecimento de forma contextualizada na fase de Redução Temática, a partir das experiências e realidades dos participantes da pesquisa. Isso requer que o educador desenvolva ou adapte materiais de ensino que sejam relevantes e significativos para os estudantes e permitam a exploração dos temas geradores identificados, daí a necessidade de os educadores serem curriculistas. Essa demanda de elaboração de materiais didáticos é desafiadora para os educadores, principalmente quando não têm acesso à formação e recursos adequados e considerando que também requer tempo e esforço adicional por parte dos educadores, sendo que já possuem múltiplas responsabilidades no ambiente escolar. Assim, a presente pesquisa tem como foco o estudo da interseção entre Tecnologias Sociais (TS) e IT no contexto da Educação do Campo (EdoC) e assim busca facilitar o desenvolvimento de materiais didáticos a partir dos elementos encontrados em comum. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica que mostra os benefícios do uso das TS no ensino de Ciências e foram analisadas 4 cartilhas sobre TS usadas em escolas do Campo por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias de análise das cartilhas foram escolhidas como elementos transversais entre as TS, a IT e a EdoC, nos permitindo revelar características essenciais em materiais didáticos para serem usados na EdoC e, acredita-se, não só para o ensino de ciências, mas para ensino de qualquer disciplina. Considerando as seis categorias identificadas como elementos fundamentais das cartilhas usando as TS, podemos pensar sua aplicação como produto educacional (PE) não só para seu uso pelos educadores, mas também como oportunidade para a cocriação de materiais didáticos entre educador e estudantes, o que pode fortalecer a participação e o engajamento dos alunos no processo de IT.
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    O desenvolvimento de um projeto com a temática agroecologia em uma escola do campo na perspectiva freiriana: uma análise dos desafios e potencialidades
    (UFVJM, 2022) Teixeira, Ângela Rita; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os desafios e potencialidades da construção e da aplicação de atividades dialógicas, problematizadoras e temáticas, realizadas no projeto de extensão “Projetando a Agroecologia: os conhecimentos do vale para o mundo”. Buscou também, como objetivos específicos: 1) Analisar as atividades do projeto de extensão, sobre agroecologia, a partir do envolvimento de estudantes nas aulas de Biologia, e refletir quais os desafios e potencialidades da sua aplicação e futura integração ao cotidiano escolar; 2) Levantar temas geradores a partir dos diálogos realizados nas atividades dos projetos de extensão; 3) Relacionar os conteúdos do currículo de Biologia com os temas geradores levantados no projeto de extensão. Para o desenvolvimento da pesquisa, se utilizou como referencial teórico pesquisas na área da Educação do Campo e da relação entre a Agroecologia e o ensino de Biologia. Abordamos também a Perspectiva Freireana no ensino de ciências, elementos didático pedagógicos que norteiam a análise dos dados. A pesquisa também deu subsídio para a construção de um relatório técnico sobre o levantamento de temas geradores para construção de sequências didáticas na perspectiva freiriana no ensino de Biologia, como produto educacional. Foi feita uma pesquisa documental, com a análise de conteúdo das falas significativas de agricultores e agricultoras, coletadas durante o projeto de extensão na escola. Isso resultou na identificação de temas geradores, a partir da temática Agroecologia: agrotóxicos, técnicas, gênero, trabalho e identidade. Os desafios para que a temática Agroecologia seja incorporada ao cotidiano da escola vão desde a adequação do currículo até a fragmentação dos horários e a formação dos professores. No entanto, observamos que as potencialidades são muitas e que o tripé Educação do Campo, perspectiva freiriana e Agroecologia são indissociáveis na luta por um modelo de sociedade mais igualitário, sobretudo quando se compreende o potencial da escola nesse processo.
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    Magistério do nível médio do Campo e a formação continuada aos educadores dos assentamentos no Norte de Minas Gerais: o episódio da parceria UNIMONTES/PRONERA
    (UFVJM, 2021) Silva, Naura Sthocco; Pinto, Helder de Moraes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pinto, Helder de Moraes; Neves, Leonardo dos Santos; Macêdo, Maria Ângela Lopes Dumont; Castro, Vanessa Gomes de
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir a formação de professores para Educação do Campo no Curso de Magistério Nível Médio do Campo – Magicampo, ofertado pela parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, em convênio com o Incra, com fins de formar Educadores nos Assentamentos Rurais do Norte de Minas Gerais. Dessa forma, como problema de pesquisa, lançou-se o seguinte questionamento: como a proposta de formação de professores no Magicampo Unimontes/Pronera, desenvolvida entre 2006 e 2011, contribuiu para a formação continuada dos educadores do assentamento do Norte de Minas? Nesse sentido, busca-se analisar a proposta de formação de professores do Magicampo à luz do contexto das políticas públicas para a educação do campo. Para alcance desse objetivo, busca-se examinar a proposta curricular de formação do curso; analisar os apontamentos do programa e, por fim, identificar se os objetivos do programa foram atingidos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, que se desenvolve por meio da análise documental tomando como provas materiais de pesquisa o Projeto Pedagógico do Magicampo/ Unimontes, seu relatório final e as legislações pertinentes ao objeto investigado. Como resultados, entendeu-se que o curso Magicampo contribuiu com a formação de 19 professores nos assentamentos. Sob o ponto de vista qualitativo, foi responsável por propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas não vinculadas aos urbanos adaptados, o que causou a valorização do pensar e fazer educação aos moldes das realidades dos alunos formados.
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    Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo e o projeto político pedagógico do curso de licenciatura na Educação do Campo – Unimontes: articulações possíveis?
    (UFVJM, 2020) França, Maria Nunes de; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Ramalho, Mara Lúcia; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo– Educampo, ofertado no período de 2007 a 2012, na Universidade Estadual de Montes Claros, possui consonância com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Para isso, tem-se como objetivos específicos compreender o contexto social e político brasileiro relacionado à Educação do Campo, entre o ano de 1998 e 2012, e a relação sócio-histórica educacional estabelecida entre a Universidade Estadual de Montes Claros e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, nesse período, bem como identificar o perfil dos alunos ingressos no curso superior em Licenciatura em Pedagogia do Campo. E, por fim, apontar os principais fundamentos propostos pelas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, relacionando com as propostas registradas no PPP do Educampo. A metodologia utilizada partiu de uma análise documental, que tomou de apoio o Projeto Político Pedagógico do Educampo articulado com as Diretrizes da Educação do Campo e as legislações que versam sobre o tema. Foram utilizados como aportes teóricos e metodológicos autores como Arroyo (2007), Molina e Jesus (2009), Caldart (2010), Fernandes (2004), Santos (2013), Machado (2009), Cury (2005) Gonh (2011), Moura (2011), Vendramini (2015), Vasconcelos (2011) e Freire (1993) entre outros. Como resultados, observou-se que os objetivos do Educampo atentam para formação continuada, bem como assegura a perspectiva de desenvolvimento autogestionário, conforme a Resolução nº 03/97 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os objetivos do PPP consideram as ações produtoras culturais como lastro da formação docente e propõem a realização de pesquisas para obtenção de conhecimentos diversos, articulando teoria e a capacidade criativa por meio de atividades no estágio curricular supervisionado atrelado à prática pedagógica. Por fim, apregoam a ideia de Desenvolvimento Sustentável como ação das atividades pedagógicas no processo de formação dos professores do campo ao definir nas ações curriculares a ação-reflexão-ação e a perspectiva de transformação da realidade do campo conforme determinado pelas Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (2002). Com resultados foram também encontradas divergências entre os objetivos do PPP e as Diretrizes da Educação do Campo. Não foi encontrado no PPP, de forma explicita, a questão da autonomia como critério da formação docente como requisito para atuar no espaço escolar sob a perspectiva de uma gestão escolar democrática. Não vislumbra também, de forma clara e objetiva, a atenção à preparação do docente para atender as demandas dos movimentos sociais relacionados à comunidade. Concluiu-se, portanto, que os objetivos postos pelo Projeto Político Pedagógico do Educampo atenderam parcialmente os princípios que lastreiam as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
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    Análise do livro didático para educação do campo da coleção girassol: letramento e alfabetização
    (UFVJM, 2015) Sousa, Paulina Barbosa de; Oliveira, Wellington de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Wellington de; Valiengo, Amanda; Costa, Patrícia de Fátima Souza
    O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública, que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico do professor, por meio da distribuição de livros didáticos que atendam toda a educação básica (ensino fundamental e médio). O foco da investigação aqui proposta está no livro didático (LD) do 1º ano da Coleção Girassol: saberes e fazeres do campo, denominado Letramento e Alfabetização. Essa dissertação visa investigar como o LD de Letramento e Alfabetização faz parte das interações no processo de alfabetização e letramento do sujeito campesino. Para tanto, como categoria da análise escolho a Análise de Conteúdo na proposta de Laurence Bardin (2011), e esta se refere à análise de conteúdo como um conjunto de instrumentos metodológicos sutis que estão em constante aperfeiçoamento. Dentro desta categoria de análise utilizo também duas outras categorias: Alfabetização e Letramento. A presente dissertação é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo utilizo de algumas ferramentas teóricas: LD como produto cultural e comercial, ideologia e LD, conceituo Alfabetização e Letramento na perspectiva de Soares (1990, 2003, 2004), Mortatti (2004), Pérez (2008), Ferreiro & Teberosky (1986). No segundo capítulo proponho discussões acerca do PNLD, PNLD Campo, funções do LD na perspectiva de Choppin (2004), apresento o Guia Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo. O terceiro e último capítulo proponho as discussões sobre como a Alfabetização e Letramento são propostos no LD da Coleção Girassol. Para tanto, analiso as atividades propostas e as orientações destinadas ao professor.
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    Educação do Campo no Vale do Jequitinhonha: um olhar sobre o PROCAMPO
    (UFVJM, 2016) Ansani, Carolina Vanetti; Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Paiva, Adriana Gomes de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Albuquerque Filho, Wellington Brilhante de; Lovo, Ivana Cristina; Ramos, Davidson Afonso
    O presente trabalho teve por objetivo realizar uma análise exploratória a respeito do processo de construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, o PROCAMPO/LEC, relacionado ao contexto de construção das lutas e políticas públicas em torno da Educação do Campo no Brasil, em Minas Gerais e mais especificamente no Vale do Jequitinhonha. Para tanto foi utilizado o estudo de caso, com pesquisa qualitativa através de revisão bibliográfica, centrada nas mobilizações sociais em torno de uma perspectiva de educação camponesa e a resposta do Estado a essas demandas, bem como análise documental dos registros do PROCAMPO, e ainda em entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos em diferentes etapas de construção do PROCAMPO na UFVJM, a saber: representantes da administração da UFVJM e do curso, professor voluntário, egressos do curso, e representante da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. O que se observou neste estudo foi a desconexão entre as propostas elaboradas pelos movimentos sociais em relação à educação do campo quando estas se tornam políticas públicas. A rigidez das normas estatais, o pouco entendimento dos gestores sobre as demandas e propostas dos movimentos, além de divergências políticas provocaram descontinuidades entre as experiências educacionais construídas pelos movimentos e as políticas públicas implementadas a partir de uma orientação pela Educação do Campo. Tais descontinuidades foram observadas não só no âmbito geral, mas também no PROCAMPO da UFVJM e indicam pontos nodais que demandam maior abertura para o diálogo entre estado e sociedade. Também ficou explícita a fragilidade das políticas públicas de educação do campo, muitas vezes secundarizadas até mesmo pelas instituições que as acolhem. E por consequência, trouxe à tona a grande energia dispendida pelas organizações camponesas na manutenção dessas políticas, mesmo com críticas a seu formato e forma de implantação.