Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica – Estudo de Caso de uma experiência nacional(UFVJM, 2023) Paiva, Lizânia Vieira de; Oliveira, Leida Calegário de; Silva, Evanildo José da; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Oliveira, Leida Calegário de; Silva, Evanildo José da; Reis, Angélica Pataro; Gomes, Marcela LopesA docência é um trabalho complexo que exige atualização constante, o que demanda grande envolvimento pessoal ao longo de toda a vida do professor, o que nem sempre é feito, dada a sobrecarga de trabalho docente. Entretanto, no contexto da pandemia da covid-19, o cenário de ensino sofreu uma mudança abrupta e as salas de aula foram substituídas por salas virtuais. Com isso, a exigência do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, assim como a criação e/ou melhoria de dispositivos e aplicativos foram imprescindíveis na comunicação entre professor-aluno para que fosse estabelecida a manutenção do processo de ensino-aprendizagem, trazendo também a discussão da aplicabilidade das metodologias ativas. Diante desse cenário, o curso “Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica” surgiu com objetivo de capacitar professores da educação básica. Este estudo tem por finalidade compreender o processo de construção e execução do referido curso, ofertado entre o segundo semestre de 2021 e os dois semestres de 2022. A pesquisa tem caráter descritivo e com uma abordagem quanti-qualitativa, por estudo de caso. A partir dos resultados obtidos observamos que o curso alcançou todas as regiões do país e, quanto à categoria profissional e acerca do nível de atuação, o perfil do participante mostra compatibilidade com a proposta do curso. Foi possível perceber também que os concluintes do curso já estavam fazendo uso de diversas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias aprendidas no curso ou que tinham intenção de fazê-lo em suas salas de aula.Item Números complexos: uma proposta para a abordagem exploratória dos números imaginários(UFVJM, 2022) Amorim, Alexandre Nascimento; Souza, Fábio Silva de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)O presente estudo se trata de uma pesquisa de caráter exploratório, que visa a analise do estudo dos números complexos na Educação Básica. Apesar de sua relevância e riqueza de estruturação, parte dos alunos recém formados no Ensino Médio não possuem conhecimento técnico do conteúdo e o tema e visto com ar de complexidade ao ser ensinado. Diante da experiencia docente do autor, como professor regente de Matemática e durante o cumprimento deste curso de mestrado surgiu a seguinte questão norteadora sobre o tema: dentro do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, no que diz respeito ao ensino e abordagem dos números complexos, como abordar o tema de modo a promover o aprendizado do conjunto relacionando-a com a Matemática estudada em sala de aula? A procura da resposta para esta questão tem como principal objetivo: elaborar material didático que forneça aos professores de Matemática e alunos um plano para o estudo referentes a descoberta, estruturação e exploração do conjunto dos números complexos. Assim, com o apoio da SRE – Guanhães/MG, foi possível conhecer um pouco da realidade das aulas de Matemática da região de Peçanha/MG, possibilitando a criação de uma sequencia logica, vista como um material de apoio para o estudo dos números complexos. Considera-se por fim a relevância do estudo mesmo a frente da realidade educacional, evidenciando a necessidade de promover uma comunicação livre entre aluno e professor, onde termos matemáticos vão além da simbologia, uma linguagem clara e incentivadora para as aulas.Item Os desafios da prática docente do professor de matemática da educação básica com o emprego da plataforma Microsoft Teams(UFVJM, 2021) Silva, Kassandra Camargo; Franco, Mauro Lúcio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)As plataformas digitais com seus recursos audiovisuais e um ambiente colaborativo, disponibilizam informações e recursos em um mesmo lugar, o que corrobora com a educação a distancia. Nesse sentido encontra-se nessas ferramentas uma possibilidade de oferecer o conteúdo sem desvincular o contato entre os alunos e seus professores. No cenário da pandemia da Covid-19, o fechamento das escolas provocou a suspensão das aulas presencias condicionando a tomada de medidas inéditas na educação, uma vez que, a legislação vigente, não havia previsão de educação remota para o ensino fundamental, componente da educação básica. Com a autorização da retomada das aulas remotamente, as escolas e seus atores precisaram se reinventar e procurar meios para que pudessem oferecer o ensino de forma a reduzir as possíveis perdas educacionais. O objetivo desse trabalho e evidenciar as experiencias sobre o processo de ensino-aprendizagem de matemática em meio aos novos sistemas de ensino, procurando identificar como a forma de utilização de uma Plataforma digital como a Microsoft Teams pode contribuir ou oportunizar melhor compreensão dos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental, anos finais. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa interpretativa, com a forma de investigação da pesquisa aplicada, baseada em autorreflexão da pesquisadora que, neste momento ocupa o cargo de gestora da escola com acesso a todo material envolvendo a analise de arquivos audiovisuais e aulas gravadas, uma vez que possui permissão irrestrita ao ambiente de aprendizagem virtual. Dessa forma procurou-se investigar, agrupar e analisar os recursos mais utilizados, buscando evidenciar os mecanismos e estrategias empregados com maior frequência, para uma posterior proposta de intervenção. Considerando o exposto, foi possível concluir que as plataformas digitais, assim como outros recursos tecnológicos, que por só, não são suficientes para garantir uma aprendizagem significativa, contudo, as condições em que elas são utilizadas podem influenciar diretamente nos resultados. Como resultado, a presente pesquisa aponta para o entendimento de que, apenas conhecer o recurso tecnológico não é suficiente. O professor precisa também saber a melhor forma de explora-lo, de acordo com o conte ´ udo e o objetivo que deseja alcançar.Item Um estudo sobre a influência dos fatores estruturantes na educação básica municipal e estadual de Minas Gerais(UFVJM, 2021) Silva, Rafael Cabral Heringer; Barros, Geórgia Fernandes; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Chaves, Jorge Fulgêncio Silva; Gomes Pereira, João Antônio; Gomes, Luiz de Souza; Souza, Marcio Coutinho deEste estudo teve por objetivo conhecer, entender e propor uma reflexão sobre os fatores estruturantes que influem na educação básica (anos iniciais do ensino fundamental) municipal e estadual no Estado de Minas Gerais. A qualidade educacional é peça fundamental para a movimentação da engrenagem do processo de ensino-aprendizagem. Para a elaboração dessa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura relacionada aos fatores que apresentam influência sobre a qualidade da educação, tomando como base trabalhos de autores relevantes para essa temática, no Brasil e no exterior. A pesquisa também se apresenta como uma contribuição para nortear os esforços dos gestores públicos e educacionais, a fim de fomentar subsídios para a melhoria da qualidade do ensino público do país através de políticas públicas eficientes e eficazes, por meio da identificação e direcionamento correto dos recursos públicos, visto que os mesmos são escassos e finitos, em contrapartida, a demanda e a necessidade dos indivíduos são deliberadamente grandes. A pesquisa compreendeu os 853 municípios do Estado de Minas Gerais no período de 2013, 2015, 1017 e 2019, com a finalidade de identificar uma correlação positiva ou negativa de variáveis estruturantes internas e/ou externas às unidades escolares sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para elucidação dessa análise foi rodado o modelo econométrico longitudinal baseado em Dados em Painel. A pesquisa permitiu concluir que escolas urbanas e rurais apresentaram resultados diferentes no índice que mensura a qualidade educacional, no que tange a estrutura física das escolas, qualidade do corpo docente, bem como as disparidades econômicas e sociais identificas em regiões distintas de um mesmo município, ou seja, estatisticamente o modelo de efeitos fixos utilizado nesse estudo, apontou que aproximadamente 16,17% das variações observadas no IDEB de escolas municipais e estaduais que estão localizadas na zona urbana e cerca de 22,80% dessa diferença são explicadas pelo conjunto de variáveis utilizadas nessa pesquisa. Dessa forma discentes que são atendidos por escolas localizadas na zona rural apresentam um desempenho muito inferior ao dos estudantes de escolas urbanas no IDEB em todo o Estado de Minas Gerais.Item A formação continuada do professor no contexto das políticas públicas de educação básica: uma análise das atividades extraclasse no Alto Jequitinhonha/MG(UFVJM, 2019) Neves, Ednéia dos Santos Cunha; Ramalho, Mara Lúcia; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Ramalho, Mara Lúcia; Neves, Leonardo Santos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Silva, Anna Helena de Almeida Pires AltenfelderA pesquisa em questão tem como objeto de análise as Atividades Extraclasse (AEC) uma estratégia de formação continuada de professores da educação básica. Destacam-se como ferramenta da política pública educacional, tendo como finalidade a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. As AEC, também, denominadas na rede de ensino mineira como “Módulo II”, são de caráter obrigatório e compete aos gestores institucionais seu acompanhamento e monitoramento. Tem como objetivo analisar a prática das AEC no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores no Alto Jequitinhonha/MG, focando nos elementos referenciais como ações de seu desenvolvimento, no período 2013-2018. Neste estudo, tomam-se como fundamentação teórica autores que dialogam com o universo da educação, sobretudo, concepções da formação de professores com Pimenta (2005), Gatti (2008), Libâneo (2002) entre outros. Como pressuposto metodológico utiliza-se dos princípios da pesquisa documental como método para materialização dos dados, a abordagem é de caráter qualitativo e a técnica é de análise de conteúdo. Optou-se para o desenvolvimento do estudo a delimitação do marco temporal (2013-2018) e do universo da pesquisa (três escolas estaduais em três municípios integrantes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) Diamantina). Esta pesquisa desenvolve-se em três etapas, sendo: seleção e definição das fontes documentais; descrição e levantamento do conteúdo, e análise e interpretação dos dados. Como resultado a pesquisa desvelou que há cumprimento da frequência dos professores nas atividades previstas pelo processo de formação, objeto do estudo em questão, o que não pode ser entendido como garantia de reflexão sobre a ação, que se constitui a essência das AEC. Aponta fragilidade na prática de um dos elementos implícitos ao processo de formação, o estudo-formação. Acredita-se que este estudo poderá contribuir institucionalmente para fortalecer a efetividade das AEC, visando melhorias no processo da formação continuada em serviço, dos professores da SRE Diamantina, quiçá da SEEMG.Item Projeto Escola de Tempo Integral como política pública em escolas de educação básica de Diamantina: mais tempo de uma outra educação?(UFVJM, 2017) Figueiredo, Wanderléia Lopes Libório; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Vasconcelos, Kyrleys Pereira; Oliveira, Wellington de; Vieira, Flávio César FreitasEsta pesquisa tem como objetivo principal investigar a implantação do Projeto Escola de Tempo Integral (PROETI) como política pública em escolas de educação básica em Diamantina-MG, a sua trajetória, bem como analisar se o “mais tempo” nestas escolas ressignifica mais tempo de uma outra educação, na percepção dos profissionais envolvidos no Projeto. Este estudo teve como recorte temporal o período de 2008 a 2016. Para conduzir esta investigação, a metodologia utilizada envolveu a pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e a documental, além do instrumento metodológico da entrevista semiestruturada com os envolvidos no Projeto. O aporte teórico desta pesquisa foi norteado por autores que abordam a temática da educação integral/tempo integral como política pública, dentre eles: ARROYO (1998, 2000, 2006, 2012), CAVALIERE (2002, 2007), GUARÁ (2006), MOLL (2004, 2009, 2012), MORAES (2013) e TEIXEIRA (1969, 1976, 1999). A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas mediante a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Como resultado, este estudo concluiu que os projetos e programas relacionados à educação integral nas escolas pesquisadas estão em processo de implementação, mas ainda não estão consolidados conforme as diretrizes estabelecidas pela SEE/MG. O tempo a mais nestas escolas, do PROETI ao PEI, ainda não significa mais tempo de uma outra educação, mas uma importante experiência da ampliação da jornada de permanência diária dos alunos, tendo em vista o caráter assistencialista desempenhado por estes projetos. Estima-se que o resultado desta pesquisa possa contribuir para reflexões acerca da implantação e funcionamento dos projetos e programas educacionais com ampliação de jornada escolar diária, servindo de subsídios para implantação em outras escolas, e principalmente, direcionando um olhar mais atento para as dificuldades apontadas, bem como para as possibilidades de desenvolvimento de atividades que realmente sejam traduzidas em mais educação, entendida como educação integral.