Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Estratégias pedagógicas para alunos surdos em aulas de Educação Física: uma revisão integrativa(UFVJM, 2023) Cruz, Taynara Xavier; Niquini, Cláudia Mara; Soares, Raquel Schwenck de Mello Vianna; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Na esteira da história, a Educação Física (EF) ficou correlacionada à equívoca ideia de corpo perfeito, de perfomance em aulas, o que acarretava a exclusão de princípios educacionais, no qual, alunos considerados “incapazes”, não acessavam os saberes tratados por este componente curricular. Em especial, a partir da década de 1990, a EF busca, permanentemente, a distância desse padrão excludente e começa a oferecer estudos que dedicam-se a construção de aulas inclusivas e que se aproximem da realidade dos escolares, para uma transformação pedagógica de aulas de EF. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo, através de uma revisão integrativa, foi analisar a produção científica sobre as estratégias pedagógicas para alunos surdos nas aulas de EF, além de buscar entender quais as opiniões, percepções e sugestões dos escolares surdos sobre as aulas. Nesta linha de pensamento, também identificar a comunicação direta do professor com o surdo e o processo de formação inicial e continuada dos professores sobre essa temática. Deste modo, os dados foram coletados nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, entre os anos 2012 a 2022, utilizando-se os descritores controlados: Aluno Surdo ou Surdez and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Experiência Pedagógica and “Educação Física”; Aluno Surdo ou Surdez and Escola and “Educação Física”. A amostra final foi constituída por 09 (nove) artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Nesse sentido, após uma leitura minuciosa dos contéudos manifestos, emergiram 05 (cinco) categorias de análise: formação inicial e continuada dos docentes; comunicação direta entre professor e aluno; opiniões e percepções dos alunos surdos nas aulas de EF; sugestões dos escolares surdos para melhoria das aulas de EDF; estratégias pedagógicas sugeridas e/ou utilizadas pelos docentes. Os resultados apontam para estratégias de curto, médio e longo prazo aos professores de EF, entre eles: planejamentos de aulas inclusivas, utilização de recursos visuais, troca de experiências com profissionais especializados, formação continuada de professores e a necessidade deconhecimentos em Libras e cultura surda. Somado a isso, é notório a importância do aluno Surdo se apropriar dos conhecimentos que estão sendo passados e não apenas imitar o que os demais alunos da turma estão fazendo, inserido-o na cultura corporal de movimento.Item Atuação do profissional de Educação Física na saúde do trabalhador, no contexto da pandemia do COVID-19 em ambiente hospitalar: relato de experiência(UFVJM, 2021) Costa, Natália Andrade; Silva, Flávia Gonçalves da; Queiroz, Ana Carolina Lanza; Oliveira, Sandra Regina Garijo de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Silva, Flávia Gonçalves da; Queiroz, Ana Carolina Lanza; Oliveira, Sandra Regina Garijo deEste estudo trata-se de um relato de experiência com o objetivo de mostrar o trabalho do Profissional de Educação Física em ambiente hospitalar, tendo como pano de fundo a humanização e acolhimento ao longo do monitoramento de trabalhadores da saúde em tempos de pandemia do COVID-19. Entende-se que as ações do Profissional de Educação Física podem ir além de apenas movimentos e exercícios; deve também contemplar a promoção do atendimento integral do indivíduo, considerando a necessidade do acolhimento e humanização. Justifica-se mostrar que a atuação do profissional de Educação Física vem sendo ampliada, possibilitando novas perspectivas no modo de promover saúde, na busca da integralidade e da atuação interprofissional, que foi tratado ao longo desse estudo. Minimizar o sofrimento psíquico através do acolhimento e humanização permitiu o melhor desempenho de suas funções profissionais, bem como promover a saúde mental. Fornecer apoio, monitorar a saúde e reforçar procedimentos de segurança fizeram com que os trabalhadores se sentissem cuidados em momentos difíceis. Concluiu-se que por se tratar de um relato de experiência em meio a uma pandemia, o trabalho em equipe, o acolhimento, a humanização e a atuação na prevenção são ações cruciais em um momento de crise. Assim, o afeto e a empatia vieram em grandes doses ao longo do monitoramento dos trabalhadores, auxiliando a lidar com o medo e as incertezas.Item A organização dos conteúdos da Educação Física na escola: o que nos dizem os professores do ensino médio?(UFVJM, 2020) Santos, Gilmara Gonçalves; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Fátima, Cíntia Regina de; Pimenta, Gregório Hernández; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaO presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como os professores de Educação Física (EF) do Ensino Médio (EM) da cidade de Araçuaí-MG planejam e organizam os conteúdos de suas aulas. A partir do objetivo geral, pretendeu-se: identificar quais as finalidades da EF, enquanto componente curricular, na perspectiva dos professores do EM; analisar as concepções dos professores sobre os documentos norteadores para o ensino de EF e compreender em que medida os documentos norteadores da EF, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), o Conteúdo Básico Comum-MG (CBC-MG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam o planejamento dos professores e suas práticas pedagógicas. Para tanto, a investigação foi realizada com os professores de EF de cinco escolas, da rede pública, localizadas na cidade de Araçuaí-MG. O estudo contou com a participação de seis docentes, uma vez que dois professores, previstos inicialmente, encontravam-se em licença saúde no período em que os dados foram coletados, sendo, então, excluídos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e análise do planejamento de ensino anual dos sujeitos pesquisados. Em relação ao tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os professores entrevistados relacionam a finalidade da EF à promoção de saúde e à formação crítica. Observou-se que há uma ênfase no ensino do esporte em detrimento a outros conteúdos da cultura corporal de movimento, sendo que apenas dois docentes mencionam desenvolver esse conteúdo na vertente de transformação pedagógica. A maioria dos professores aponta o CBC-MG como referência para a elaboração do planejamento e organização dos conteúdos das aulas e consideram a proposta importante para a prática pedagógica. Em relação aos PCNS e à BNCC, os professores relatam conhecer superficialmente esses documentos. Entende-se que, devido à escassez de pesquisas que tratam sobre a sistematização dos conteúdos da EF, os documentos norteadores apresentam, para o professor crítico, orientações para o planejamento e organização dos conteúdos. No entanto, é necessário um debate mais amplo nos processos de construção dos documentos norteadores, de forma a promover a participação dos docentes que atuam na realidade da escola. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões da EF no EM e incentivar outras produções nessa importante etapa de formação básica.