Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item Unidade de Ensino Potencialmente Significativa no ensino de Eletrodinâmica na Educação Básica(UFVJM, 2022) Máximo, Edivaldo Lima; Pedroso, Luciano Soares; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Pedroso, Luciano Soares; Fernandes, Geraldo Wellington Rocha; Macêdo, Josué Antunes deA presente dissertação e o seu produto oferecem ao professor de Física da Educação Básica uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o intuito de tornar significativa a aprendizagem de conteúdos e conceitos relacionados à Eletrodinâmica. Para tanto, faz-se necessário ousar-se no fazer pedagógico, inserindo recursos didáticos que oportunizem aos estudantes obter criticidade perante os conhecimentos inclusos em sua estrutura cognitiva. Partindo dessa premissa, esta pesquisa, de viés qualitativo, tem como objetivo investigar as percepções e habilidades dos estudantes do Ensino Médio por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com apoio das simulações computacionais (SC), para aprendizagem significativa dos conteúdos de eletrodinâmica, na disciplina de Física. A UEPS ocorreu seguindo os aspectos sequenciais de Moreira e foi aplicada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio dos cursos Técnicos Integrados em Informática do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Salinas, representado por 54 estudantes. A intervenção pedagógica procedeu-se ao desenvolvimento da UEPS compota das suas atividades - Sequências Didáticas (SD) com aporte ferramental de Simulações Computacionais, Kits de Experimentos com componentes eletrônicos e vídeos tutoriais -, que se constituíram nos instrumentos de coleta de dados da pesquisa. O tratamento dos dados foi analisado à luz dos referenciais teóricos e revelaram que a UEPS tem potencialidades e se demonstrou cujo resultados obtidos por intermédio da aplicação da proposta, permitiram concluir que houve indícios de uma aprendizagem significativa. Como fruto desta pesquisa, apresenta-se a UEPS de Eletrodinâmica como produto educacional da pesquisa como Unidade de Ensino Potencialmente Significativa de apoio, oportunizando ao professor o acompanhamento do aprendizado dos estudantes.Item Exploração de simulações computacionais como forma de estimular o aprendizado significativo de conceitos da física(UFVJM, 2022) Freitas, Tárico Barbosa de; Cabral, Stênio Cavalier; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Experimentos virtuais são objetos de aprendizagem que utilizam softwares específicos para simular a realização de experimentos reais, com a vantagem de possuírem baixo custo, se comparados com os laboratórios reais, uma vez que a maioria das escolas possui um laboratório de informática. Estes experimentos têm sido cada vez mais utilizados no ensino de ciências da natureza constituindo se como uma ferramenta que facilita o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos, funcionando como um elemento mediador entre o professor e os alunos. Por acreditar na importância da implementação dos experimentos virtuais como uma estratégia de ensino capaz de auxiliar os alunos na construção de conhecimentos significativos, utilizase neste trabalho o software livre Physics Educacional Technology (PhET) Interactive Simulations da Universidade do Colorado, que produzem e divulgam simuladores educacionais para o ensino de ciências. Neste trabalho propomos um roteiro de atividades dirigidos aos professores do Ensino Médio. Este roteiro sugere o uso de simulações computacionais para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos envolvidos na mecânica newtôniana. Atualmente a maioria dos estudantes tem acesso a computadores ou celulares com acesso à internet, entretanto acabam utilizando este recurso apenas para acessar redes sociais. O principal objetivo deste trabalho é propor um material que motive o professor e estudantes a utilizarem simulações computacionais como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem, além de conhecer e elaborar estratégias didáticas que possibilitem ensinar os conceitos das leis de newton de maneira envolvente promovendo a aprendizagem significativa defendida por David Ausubel que defende que se tenha como foco principal a estrutura cognitiva do estudante e afirma que cada novo conteúdo ensinado deve estar ancorado num subsunçor que é algo que o aluno já traz consigo e torna a aprendizagem mais eficaz. Com a utilização do software livre PhET, elaborou se um produto educacional, que consiste em um Guia de orientações para professores de Física utilizarem as simulações interativas do PhET em sala de aula, propiciando assim uma maior efetividade para que ocorra o processo de ensino aprendizagem.Item Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia(UFVJM, 2017) Rodrigues, Walice Soares; Magalhães, Antônio de Pádua; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Magalhães, Antônio de Pádua; Prata, Emille Rocha Bernardino de Almeida; Santos, Amédis Germano dosO processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado deficiências. As exigências de aprendizagem significativa para a sua concretização são impostas pela sociedade da informação, que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que caracterizam o momento atual, têm transformado a sociedade e o mundo, contribuindo para as discussões sobre a inserção de ferramentas tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com as Engenharias, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliares na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, o estudo em questão adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados e discussões apresentam as conclusões desta investigação quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula.