Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.

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    Representações sociais de usuários sobre duas Estratégias Saúde da Família em Diamantina/MG
    (UFVJM, 2020) Guedes, Camila de Fátima; Paes, Silvia Regina; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Silvia Regina; Lessa, Angelina do Carmo; Queiroz, Ana Carolina Lanza
    O conceito de representações sociais surge por meio de estudos de Êmile Durkheim no início do século XX. A expressão representação social traz em si diversificados conceitos para diversos autores. A representação social implica entender as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem com o objetivo de influenciar nas políticas públicas. Objetivo: Caracterizar as representações sociais de indivíduos atendidos na Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no município de Diamantina, com vistas a identificação das necessidades de saúde dessa população. Procedimentos Metodológicos: estudo desenvolveu-se de acordo com a abordagem qualitativa. Para a obtenção de dados, a pesquisa foi realizada com uma amostral, 30 entrevistados, em duas estratégias saúde da família. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo. Resultados: O estudo encontrou predominância de pacientes do sexo feminino, casados, com nível de escolaridade ensino médio incompleto e com busca de atendimento frequente às unidades básicas de saúde. Evidenciou-se que os usuários avaliam os serviços ofertados pelo SUS e pela ESF como sendo de qualidade e resolutivos, apesar de existirem demandas não sanadas. Considerações Finais: acredita-se que melhoria no serviço poderá serão ser concretizadas por meio da implementação de estratégias, programas e ações administrativas. Sugerimos que novos estudos sobre a temática sejam realizados, ampliando o escopo das unidades básicas.
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    Perspectiva de gênero: representações sociais sobre o homem no processo da gravidez e do nascimento
    (UFVJM, 2017) Torres, Yasmine Karina Sotomayor; Paes, Sílvia Regina; Morais, Rosane Luzia de Souza; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Paes, Sílvia Regina; Dias, Ana Catarina Perez; Vitorino, Débora Fernandes de Melo
    O processo da gravidez e do nascimento (PGN) é ainda considerado como uma função da mulher. Isso geralmente é influenciado pelo determinismo biológico que permite à mulher engravidar e ter filhos. Embora, é indispensável reconhecer que esse processo, desde o seu inicio, também envolve diretamente ao homem. Mas, além do biológico, aquela assinação feminina que se dá ao PGN, tem uma forte influência social, donde os estereótipos de gênero tradicionais cumprem um papel determinante. Neste sentido valorizando a importância do envolvimento do homem no dito processo, foi realizada a presente pesquisa de abordagem qualitativa. O presente estudo teve por objetivo analisar as representações sociais sobre o homem no processo da gravidez e do nascimento do filho (a), considerando os personagens envolvidos: homem, mulher e profissional de saúde. A pesquisa foi realizada na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde da cidade de Diamantina. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas nos 17 participantes, dos quais foram 5 mulheres/mães, 5 homens/país e 7 profissionais de saúde; sendo esse número definido em cada grupo por o critério de saturação. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo, juntamente com os dados obtidos pela observação participante que foi a segunda técnica de recolecção de dados. O analise de conteúdo permitiu identificar quatro grandes categorias: Estereótipos de gênero, profissionais de saúde e a participação do homem, fatores externos na participação do homem e benefícios da participação do homem, no PGN respectivamente. Em sentido geral o PGN tem ainda a representação de ser de responsabilidade e participação basicamente feminina. Isso é mais evidente em etapas relacionadas ao planejamento familiar e durante a gravidez, pois durante o parto e o nascimento percebe-se certa aproximação na participação do homem, mais enfatizando sua presencia como símbolo de companhia, fortaleza e segurança para a mãe. Evidencia-se que os estereótipos de gênero tradicionais, aqueles que reforçam a ideia de que o processo em questão é de responsabilidade basicamente feminina e que desligam ao homem dos cuidados e da assistência sanitária que envolve esse processo, estão fortemente arraigados não só nos homens, más também nas mulheres e nos mesmos profissionais de saúde participantes, que às vezes reforçam esses estereótipos no seu agir profissional. Um aspecto relevante que surgiu na presente pesquisa é que o trabalho de parto e o parto são cenários de confrontação, ambivalência e dualidade para os homens, pois convergem dois tipos de masculinidade. Assim por um lado é um cenário que replica algumas características da masculinidade hegemónica: o homem como símbolo de fortaleza e segurança. Por outro lado é uma etapa muito sensível, que permite que os homens demostrem alguns sentimentos como medo, dor e insegurança, caraterísticas que vão à contra da masculinidade tradicional, mais que oferece uma janela de mudança da masculinidade hegemónica fortemente mantida na sociedade. Nesse contexto, é importante que os profissionais de saúde, tornem-se agentes de mudança e promovam partos mais humanizados e acolhedores, considerando como ponto chave a perspectiva de gênero nesse processo, mas também na saúde sexual e reprodutiva em geral.
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    As representações sociais sobre a profissão de terapia ocupacional dos acadêmicos e egressos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais
    (UFVJM, 2015) Dutra, Letícia Rocha; Sant’Anna, Paulo Afrânio; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Maxta, Bruno Souza Bechara; Gomes, Wellington Fabiano; Sant’Anna, Paulo Afrânio
    A terapia ocupacional (T.O.) é uma profissão da área da saúde que existe hámais de um século. Entretanto, seja por leigos ou profissionais da saúde, a T.O. ainda é representada como mera ocupação ou como uma profissão que necessita de outro profissional para prescrever suas condutas, em que é possível destacar a falta de visibilidade da atuação do terapeuta ocupacional e o não aprofundamento nos conteúdos voltados às especificidades da profissão. O curso de T.O. alcançou o nível universitário em 1961; no entanto, ao final da década de 60, a formação do terapeuta ocupacional ainda estava ligada à ideia de um trabalho voltado para a reabilitação física. Apesar do amplo e crescente movimento sanitário brasileiro ocorrido na década de 70, das mudanças curriculares, da redemocratização e das mobilizações sociais e políticas ocorridas na década de 80, que tiveram forte impacto sobre os modelos de comunicação e serviços em saúde, a T.O. permaneceu limitada a um campo de objetivações que, ainda hoje, estigmatizam a profissão em sua área de atuação.Diante desse contexto, torna-se relevante compreender como os graduandosdeT.O., e seus egressos, constituem subjetividades que são emblemáticas para a compreensão do campo formativo, uma vez que refletem a conformação do corpo discente ao saber reificado, próprio do domínio acadêmico, que amolda para além dos espaços do saber- conhecer a própria estrutura representacional do saber-fazer, aquilo que constituirá a base identitária vinculada às práticas desse profissional. Esse estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos acadêmicos e egressos do curso de T.O. acerca da sua profissão.Trata-se de um estudo de natureza quanti-qualitativa com delineamento de estudo de caso com recorte transversal e amostragem não aleatória, com dados coletados no mês de novembro e dezembro de 2014. Participaram do estudo, acadêmicos e egressos do curso de T.O. da UFMG (n=100). Para a coleta de dados foi aplicada a técnica de evocação livre de palavras, frente ao termo indutor ‘pensar na profissão de T.O.’ Os dados foram processados pelo software EVOC2005. As evocações presentes no quadro de quatro casas de Vergès foram processadas pelo programa EVOC-Complex para a identificação e comparação das evocações dos subgrupos presentes – acadêmicos dos períodos iniciais, finais e egressos. Foi possível encontrar duas evocações,independência e autonomia, com alta frequência nos três subgrupos analisados. Ainda, como possível presença no núcleo central, foram encontradas as evocações reabilitação, ocupação, funcionalidade e cuidado. Averificação das palavras presentes na zona de contraste possibilitou identificar a evocação inclusão presente no subgrupo dos acadêmicos dos períodos iniciais, como uma importante representação emergente para eles, referida como a mais importante palavra evocada, no total das vezes em que foi citada.Para ampliação e mapeamento das evocações do quadro de quatro casas de Vergés, utilizou-se a análise hierárquica por similaridade e a análise de implicação (0.50 ≤ 1) processadas pelo software CHIC®. O cluster gerado pela análise de similaridade apresenta associações da atividade profissional de T.O. com a promoção da maior autonomia e independência dopaciente (0,98), bem como a adaptação nas suas atividades diárias (0,56). O grafo apresentou uma associação entre os termos saúde e reabilitação (0,71) e, a associação dos termos ‘qualidade de vida’ (0,61), ‘funcionalidade’ (0,61) e ‘atividades de vida diária’ (0,71), aos termos que estão mais fortemente implicados, autonomia e independência (0,98). Conclui-se, que tanto discentes como egressos, seja pelos elementos funcionais ou normativos encontrados na centralidade e nas periferias das representações, caracterizam o profissional de T.O como aquele que tem por atribuição promover maior adaptação, autonomia e independência aos pacientes atendidos. Este posicionamento emblemático salienta como os grupos estudados ancoram um caráter bastante ideológico voltado para as práticas do cuidado ao paciente, mas pouco crítico para a desconstrução de estigmas sociais (objetivações) que dificultam a transformação da própria realidade profissional em que a T.O. vê-se identificada. Seja pela estruturação curricular das disciplinas ofertadas, seja pela maior aproximação de discentes e egressos, faz-se de suma importância que os cursos incentivem debates entre serviços, demais profissionais de saúde e atores diretamente envolvidos no processo formativo, de maneira a refletir os vários aspectos que orientam e/ou desafiam a inovar à profissão de T.O.