Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
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A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - PRPPG/UFVJM - tem a finalidade de apreciar, coordenar, auxiliar, deliberar e homologar as atividades de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da Instituição. A PRPPG possui um orgão de deliberação denominado Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG. A "Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação" é constituída pela Diretoria de Pesquisa e pela Diretoria de Pós-Graduação no campus sede da UFVJM e pelas diretorias de Pesquisa e de Pós-Graduação dos campi fora de sede.
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Item A organização dos conteúdos da Educação Física na escola: o que nos dizem os professores do ensino médio?(UFVJM, 2020) Santos, Gilmara Gonçalves; Niquini, Cláudia Mara; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Niquini, Cláudia Mara; Fátima, Cíntia Regina de; Pimenta, Gregório Hernández; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de LimaO presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como os professores de Educação Física (EF) do Ensino Médio (EM) da cidade de Araçuaí-MG planejam e organizam os conteúdos de suas aulas. A partir do objetivo geral, pretendeu-se: identificar quais as finalidades da EF, enquanto componente curricular, na perspectiva dos professores do EM; analisar as concepções dos professores sobre os documentos norteadores para o ensino de EF e compreender em que medida os documentos norteadores da EF, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), o Conteúdo Básico Comum-MG (CBC-MG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam o planejamento dos professores e suas práticas pedagógicas. Para tanto, a investigação foi realizada com os professores de EF de cinco escolas, da rede pública, localizadas na cidade de Araçuaí-MG. O estudo contou com a participação de seis docentes, uma vez que dois professores, previstos inicialmente, encontravam-se em licença saúde no período em que os dados foram coletados, sendo, então, excluídos da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada e análise do planejamento de ensino anual dos sujeitos pesquisados. Em relação ao tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os professores entrevistados relacionam a finalidade da EF à promoção de saúde e à formação crítica. Observou-se que há uma ênfase no ensino do esporte em detrimento a outros conteúdos da cultura corporal de movimento, sendo que apenas dois docentes mencionam desenvolver esse conteúdo na vertente de transformação pedagógica. A maioria dos professores aponta o CBC-MG como referência para a elaboração do planejamento e organização dos conteúdos das aulas e consideram a proposta importante para a prática pedagógica. Em relação aos PCNS e à BNCC, os professores relatam conhecer superficialmente esses documentos. Entende-se que, devido à escassez de pesquisas que tratam sobre a sistematização dos conteúdos da EF, os documentos norteadores apresentam, para o professor crítico, orientações para o planejamento e organização dos conteúdos. No entanto, é necessário um debate mais amplo nos processos de construção dos documentos norteadores, de forma a promover a participação dos docentes que atuam na realidade da escola. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para reflexões da EF no EM e incentivar outras produções nessa importante etapa de formação básica.Item A construção do estudante ativo, agente de sua história: o ensino médio integral e integrado no município de Sabinópolis(UFVJM, 2019) Pinto, Luís Carlos; Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Costa, Maria do Perpétuo Socorro de Lima; Ramalho, Mara Lúcia; Santos, Dayse Lucide Silva; Paula, Simone Grace deA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) determina que “os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Considerando as discussões acerca do Ensino Médio Integral e Integrado no Estado de Minas Gerais, não seria importante repensar o currículo da educação básica? As questões discutidas aqui partem do princípio de que o currículo escolar contribui para o desenvolvimento integral do estudante se os sujeitos da escola promoverem intenso diálogo sobre as ações pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das instituições de ensino. Desta forma, como o Ensino Médio Integral e Integrado está sendo implementado em escolas públicas de Minas Gerais? O currículo escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando? De que modo ocorre o diálogo entre educadores e educandos na construção deste currículo? A fim de analisar como ocorre tal integração, procede-se com a leitura de pesquisadores da área: Miguel Arroyo, Vera Maria Candau (2007), Antônio Flávio Barbosa Moreira (2007), Elvira Souza Lima (2007), Tomaz Tadeu da Silva (2002, 2003, 2010), Nilma Lino Gomes (2007), Juarez Dayrell (2003, 2014), Paulo Carrano (2014), Weller (2014). A metodologia é de natureza qualitativa e tem como instrumentos de coleta de dados questionários e grupo focal com estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública localizada em Sabinópolis, Minas Gerais. Para analisar os dados da pesquisa utiliza-se da análise de conteúdo de Bardin apud Moraes (1994), a partir das categorias e subcategorias identificadas. Espera-se compreender como os jovens-sujeitos têm vivenciado o processo de implantação do Ensino Médio Integral e Integrado na educação básica, entre os anos de 2018 e 2019.Item Os efeitos do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na realidade das escolas de Teófilo Otoni nas perspectivas dos atores envolvidos(UFVJM, 2016) Rosa, Jose Gaspar; Souza, Marcio Coutinho de; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Barros, Geórgia Fernandes; Almeida, Ivana Carneiro; Souza, Marcio Coutinho deO presente trabalho tem como finalidade analisar os efeitos do ranking do Enem na prática pedagógica e no currículo escolar do ensino médio nas escolas públicas estaduais do município de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais a partir da percepção dos atores envolvidos (docentes e gestores) no ano 2016. Como objetivos específicos foram analisadas as políticas educacionais na contemporaneidade; as diretrizes do ensino médio e o papel do Enem no cumprimento dessas diretrizes. Foram também identificados os efeitos do Enem na realidade do ensino médio das escolas a partir da percepção dos docentes e gestores das escolas públicas de Teófilo Otoni, a partir da criação desse exame. Para atender aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir dos estudos divulgados sobre o tema, análise documental da legislação pertinente e das principais orientações emanadas do Ministério da Educação acerca desse exame e pesquisa de campo nas escolas do município. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores e aplicados vinte e três questionários para os docentes das escolas: Coqueiros, Urucuia, Santana e São Jorge. Os dados revelaram que o ranqueamento das escolas está provocando uma alteração das práticas escolares com vistas a se situarem em posição melhor na divulgação do próximo ranqueamento. Mostraram, também, a existência de competição entre escolas e o estreitamento curricular, uma vez que as ações de sala de aula são planejadas com ênfase em projetos de revisão de conteúdos com o objetivo de preparar o estudante apenas para se sair bem na prova. Revelaram, igualmente, que as escolas vêm criando um currículo informal voltado especialmente para preparar os estudantes para obterem bons resultados no Enem deixando de lado o objetivo principal do currículo que é a formação humana e a qualidade do ensino. Isso porque os resultados desse exame têm provocado alterações na rotina das escolas por meio da adequação do currículo e das práticas pedagógicas atreladas a esses resultados.